Jesus no maravilhoso mundo dos castos e das virgens ofendidas

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Como em quase tudo o que diz respeito ao universo do Benfica, a contratação de Jorge Jesus suscita divergências de opinião. Uns a favor e outros contra. Até aqui tudo bem. Aliás, muito mal estaria este clube se os benfiquistas não fossem mais do que um lindo rebanho que se movimentava ao sabor do áspero bordão de um qualquer pastor. Isso são práticas de outras agremiações que, felizmente, não queremos imitar.
Resumindo, as divergências são quase sempre saudáveis e profícuas para qualquer debate que almeje ter um mínimo de seriedade.

E é assim que, tendo como ponto de partida esse mínimo de seriedade, me interrogo como é que alguém pode dizer, seriamente, que é contra a contratação de Jorge Jesus porque este, na época passada, humilhou o Benfica após o jogo no Estádio da Luz contra o Sporting de Braga.

Vamos então relembrar essa famosas declarações, das quais destaco o seguinte:

"O Benfica, na minha opinião, fez um bom jogo... Tentou ganhar e ser melhor do que o Braga. Não o foi, mas não tem culpa nenhuma de ter uma equipa de arbitragem que o beneficiou nitidamente em determinados lances e que fez com que o Braga não saísse daqui pelo menos com o empate."

Estas são as únicas frases em que ele se refere directamente ao Benfica, o resto do discurso é sobre a arbitragem em geral no futebol português. Portanto, alguém me explique, por favor, em que aspecto é que estas declarações são ofensivas para o Sport Lisboa e Benfica.

E para aqueles que gostam de utilizar o argumento de que Jesus, na semana seguinte, no jogo entre o Braga e o foculporto se acanhou nas críticas à arbitragem, eu continuo a perguntar em que medida é que isso humilha o Benfica. As únicas pessoas que podem, e devem, sentir-se humilhadas são os adeptos do Braga, que não viram o seu clube ser defendido como deveria. Mas cada um trata da sua casa...
Esse acobardamento de Jesus serviu apenas para colocar ainda mais a nu toda a influência que o padrinho tem junto da direcção do Braga. Jesus mostrou que é um homem inteligente e que teve que defender os seus próprios interesses (na altura falava-se bastante da sua ida para os corruptos) e os do seu presidente, que não dá um passo sem auscultar a opinião do padrinho.

Só quem vive num limbo idílico e completamente desfasado da lúgubre realidade do futebol português é que podia esperar que Jesus fosse duríssimo nas críticas à arbitragem após esse jogo contra o foculporto. Tinha mantido a coerência em relação à semana anterior, é um facto, mas o que aconteceria à sua carreira (assim de repente, vêm-me à memória dois nomes: Manuel José e João Carlos Pereira)? O homem pode ser Jesus mas não é nenhum anjinho, caramba!

Espero que quem se serve deste tipo de argumentação bacoca para afirmar com toda a pompa e circunstância que Jesus humilhou o Benfica, nunca tenho tido que engolir nenhum sapo, tanto a nível pessoal como profissional, e que nunca tenho tido que fazer ou dizer coisas com as quais não concorda para preservar os seus próprios interesses ou os de quem lhe paga. Caso isto seja verdade, dou-lhes desde já os mais sinceros parabéns. A sério.

2 comentários:

Anónimo disse...

ora agora é que disseste tudo, nem mais

Anónimo disse...

clap clap clap


pedro

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.