Para muitos é um frangueiro, para mim é um herói

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Estive no Porto um dia e meio, conversei com os dirigentes e o acordo estava praticamente feito. Fiquei num hotel mas não consegui dormir, passei a noite em claro, porque tinha chegado a acordo mas não era aquilo que eu queria. Financeiramente era muito bom, melhor que a primeira abordagem feita pelo Benfica, na altura pelo José Veiga, mas a minha vontade, desde a altura em que cheguei a Portugal, sempre foi jogar no Benfica, um clube que admirava muito. Um dos objectivos que então tracei foi esse: jogar um dia no Benfica.

Até no aquecimento para os jogos era assobiado! Sentir isto, na própria casa, deixava-me muito triste. Foram casos a mais que condicionaram os três anos e meio que lá estive e que me levaram a falar com o presidente e a pedir a rescisão.

Não eram todos, mas aí uns setenta por cento, os que nunca me apoiavam. Ao invés, era assobiado. E agora, representando um clube adversário, sei lá! Devo ouvir apupos mas também acredito que possa ser bem recebido por parte de alguns. O Benfica tem bons adeptos, dos melhores do país, e eu não esqueço um certo carinho que me dispensavam na rua.

Saí a uma bola, o adversário fez um carrinho e fui atingido no joelho. O choque provocou imensas dores. Eu no chão, lesionado e com dores, e o estádio a chamar pelo Moreira… Foi o pior momento. Naquela noite falei com o presidente e disse que não podia continuar no Benfica. Fiquei mais um ano, depois ainda fui para a Grécia, voltei, mas não havia hipóteses.

...o apoio que hoje ainda tem o Moreira, que na altura tinha também o Quim. Eu nunca senti esse apoio. E isso, para mim, era muito doloroso.

Se tenho currículo e nome é graças ao Benfica, não me arrependo de nada. Estarei sempre grato ao clube pela oportunidade que me deu de poder vestir aquela camisola.


Palavras de um dos jogadores mais humilhados pelos próprios adeptos dos últimos anos, que deveriam envergonhar todos os benfiquistas, mesmo aqueles que, como eu, nunca o apuparam. O sósia holandês do Tintin tem culpas no cartório, porque não soube ter sensibilidade para gerir a entrada do Moretto no Benfica, mas 90% da culpa é dos muitos benfiquistas que, durante o aquecimento e os jogos, nunca se cansaram de enxovalhar o jogador, retirando-lhe qualquer hipótese de sucesso e minando-lhe a confiança até esta ser zero.

É perfeitamente compreensível que cada adepto tenha o seu herói e o seu odiozinho de estimação no plantel (eu, por exemplo, abomino o Jorge Ribeiro, digo cobras e lagartos do rapaz mas nunca o assobiei no estádio), mas essa diferenciação deve cingir-se a conversas com amigos, no café, em casa, em blogs, etc. No estádio, onde as coisas doem a sério e onde se decidem títulos, todos os jogadores têm que ser tratados como heróis. Porque enquanto vestirem aquela camisola, é isso que eles são.

E mesmo com outra camisola vestida, o Moretto demonstra grande classe e prova que foi mesmo um herói ao suportar o que suportou. Nas suas palavras na entrevista ao Nojo, não há rancor, não há ódio nem sentimento de vingança. Há apenas tristeza e um orgulho imenso em ter representado o Benfica. Não é para todos.

27 comentários:

Anónimo disse...

E o mesmo quiseram fazer ao Roberto

Lampião do Norte disse...

Exactamente o que pensei quando li a entrevista!

Abraço!

Carlos Alberto disse...

ás vezes os Benfiquistas parecem uma coisa que nem vou dizer... Se ele tivesse ido para o Porto era um herói, como veio para o Benfica foi trucidado.

Anónimo disse...

Bravo pelo Post. Gostava que este tivesse sido o ultimo jogador a ser queimado pelos adeptos que o deviam acarinhar. Mas infelizmente sei que assim nao sera. Ainda estamos a muita distancia dos adeptos que cantam "You will never walk alone" quando a equipa perde.

nonnux disse...

...e ainda bem que fizeste esse comentário antes do jogo!

quando os jogadores são assim tão mediocres, nem sequer deveriam vestir o manto sagrado!

hoje viu-se, num jogo onde ele não tinha nada a perder, que nem sequer tem classe para uma equipa do meio da tabela como o olha-me-este

fartaram-se de criticar o Roberto. apenas eu e aquele gajo que apareceu num estádio com um cartaz a dizer "roberto, estou contigo!" é que realmente estiveram com ele.

adorei o cartão vermelho ao júlio césar, que originou um penalty defendido pelo roberto!

Seismilhoesum disse...

Quem vai assobiar deveria de ficar em casa! Só no fim é que se deveria de dar o forte veredicto! Apupar ou assobiar antes do jogo acabar, por pior que seja, é dar trunfos ao adversário! FIQUEM EM CASA!

GuachosVermelhos disse...

Grande poste carregado de Benfiquismo...
Já tinha pensado fazer um post no meu blog no mesmo sentido, coisa que farei brevemente!
Cumptos

iBenfiquista disse...

Muito bom post. Eu costumo dizer que, antigamente, os benfiquistas batiam na mulher quando algo corria mal no Benfica. A versão moderna é virem para blogues dizer mal de alguns jogadores do Benfica. Ou irem para o estádio assobiá-los. Eu acho isso ignóbil, do mais baixo que existe. Se não gostam, ao menos calem-se!

É inadmissível assobiarem o César Peixoto. Ou o que há pouco tampo fizeram ao Roberto, que actualmente até é o jogador mais consistente que o Benfica tem na equipa.

O que fizeram ao Moretto é igualmente inadmissível, independentemente da sua valia. Tenho a certeza que ele fez sempre o melhor que soube e pôde. Provavelmente isso é mais do que grande parte desses benfiquistas que o criticam fazem no seu lugar de trabalho: fazer o melhor que pode e sabe.

E digo mais, com esta entrevista ele está a dar uma chapada de luva branca, e uma lição de benfiquismo, a esses pseudo-benfiquistas que o criticaram.

nonnux disse...

"O que fizeram ao Moretto é igualmente inadmissível, independentemente da sua valia. Tenho a certeza que ele fez sempre o melhor que soube e pôde"

não entendo a lógica desta frase. então a minha irmã, independentemente da sua valia se fizer o melhor que pode é jogadora para o benfica?

vamos lá, o gajo faz um grande frango hoje, só fez frangos no benfica, e lá por ter feito o melhor que pode não deve ser assobiado?

claro que deve ser assobiado, e todos aqueles que não têm categoria devem ser assobiados.

ser benfiquista é comer e calar? não! ser glorioso é querer sempre mais e melhor. não basta só fazerem o que se pode, todos os jogadores têm obrigação de se superar a si mesmo. tal como o grande Roberto fez. foi assobiado, e ele sabia porquê! só precisou de se concentrar mais, e aplicar-se mais do que apenas "o melhor que pode"...

viva o benfica! viva o maior clube do mundo! e vivam os seus fãs!!!

Éter disse...

nonnux, por essa ordem de ideias quem deveria ser assobiado era quem o contratou e quem o pôs em campo, não?

O jogador não pode ser sempre o elo mais fraco nesta história. Tem que ser protegido.

Abraço

nonnux disse...

"nonnux, por essa ordem de ideias quem deveria ser assobiado era quem o contratou e quem o pôs em campo, não?"

ao assobiarem o Roberto estão a assobiar quem o escolheu (Jesus)

eu não protejo jogadores que não valem um chavo. especialmente se esses jogadores tiram o lugar a outros com muito mais categoria. lembro-me de ver cartazes a dizer "as luvas são do moreira"...

...e quando um jogador é assobiado só tem que se esforçar mais, e arranjar força interior para contrariar os adeptos.

lembro-me de ver o Cardoso a ser assobiado ainda há bem pouco tempo. o gajo enervou-se e pimba! marcou golo e calou a multidão. se calhar não era preciso o gesto de mandar calar os adeptos, mas a mesma força que o fez erguer-se por detrás dos assobios deu-lhe o impulso necessário para a mensagem que transmitiu.

não se assobia um jogador? claro que se assobia! de que outra forma se pode transmitir o descontentamento? com palmas? com vivas?

no campo, já todos sabemos, há vários factores que influênciam os jogadores. um deles é o povo nas bancadas. se algum jogador sai mais cedo para a receber aplausos, quando um jogador sai e é assobiado a mensagem é transmitida.

os pobres e fracos de espírito, como o Moreto desistem. não vão à luta. têm de ser grandiosos e mostrar à massa associativa que são dignos de trazer a águia ao peito

Obrigado pelo grande frango desta noite Moreto! obrigado por teres respondido ao meu desejo.

a bola não ressaltou, nem foi um pontapé aos zig-zags. foi apenas e só uma amostra do quanto mediocre ele é!

JNF disse...

Hoje voltou a ser herói. :)

Unknown disse...

Nonnux, então um dos muitos que também assobiará o Peixoto, portanto... Não tens pejo em assobiar um jogador do Benfica porquê? Esqueces-te que são pessoas como nós, a quem o assobio pode melindrar e desconcentrar. Se o Cardozo ouve assobios e mete um charuto na baliza, é porque é forte psicologicamente. Mas nem todos são assim. E no final não te esqueças que eles estão a representar o Benfica. Se fizerem ainda mais asneira por força dos assobios, é o Benfica que é prejudicado. Curiosamente, a maioria das pessoas que aqui comentam costumam criticar os assobios... Estaremos todos errados?

nonnux disse...

eu sei que costumam critiar os assobios. tenho seguido este e outros blogues semelhantes. também sei que nunca aqui respondi, mas não consegui resistir depois de ler esta entrada...

eu entendo-vos perfeitamente. compreendo, respeito e até admiro o vosso amor ao benfica. ao ponto de ficarem cegos!

repara que disseste tudo: "Se o Cardozo ouve assobios e mete um charuto na baliza, é porque é forte psicologicamente."

nós não queremos fracos de espírito. eu não assobio o Peixoto. nem nenhum jogador actual. Temos equipa, temos jogado, desde o início do campeonato.

enquanto benfiquista tenho gostado dos jogos todos que fizemos, mesmo quando perdemos. não gostei muito da prestação na champions, parece que estão com medo, e azar ao mesmo tempo

não se zanguem comigo, e obrigado por publicar os meus comentários. nós só queremos o benfica campeão! :)

iBenfiquista disse...

Para o nonnux, e todos os nonnux deste mundo, eu não queria ser seu filho. Nem sequer parente.

Este tipo de pessoas, em geral, é muito exigente com os outros, já consigo próprio... É dos livros.

Éter disse...

nonnux, certamente ninguém se zangará contigo. A diversidade de opiniões e troca de ideias são importantes.

Acima de tudo, e ainda que isto custe a alguns pseudo-iluminados que se julgam senhores da verdade suprema, o Benfica é um clube profundamente democrático.

Abraço

Pedro Veloso disse...

"Nas suas palavras na entrevista ao Nojo, não há rancor, não há ódio nem sentimento de vingança"

Muito bem sublinhado Éter. Acrescentaria eu, ao contrário de muitos que foram endeusados na Luz e depois passam a vida a cuspir no prato que lhes deu de comer.

A questão dos assobios é, de qualquer forma, uma questão sensível. Eu abomino, nunca assobio nenhum jogador do meu clube, até porque também já joguei futebol muitos anos (a outro nível, claro) e sei a diferença que é fazê-lo pressionado ou não. Parece que desaprendemos às vezes e tudo nos sai mal. Além de que, hoje em dia e ao contrário do que acontecia há alguns anos, não há maus jogadores no Benfica. Alguns são craques e outros apenas bons ou razoáveis mas não há maus, nem o Peixoto, que aliás qualquer pessoa que perceba de futebol (não o adepto estúpido que se vem com o Mantorras e o Nuno Gomes e o Moreira - e eu gosto de todos, atenção - só porque sim) sabe que é bom jogador. E já foi campeão europeu com o Mourinho, por acaso.

Também percebo, na sua essência, o ponto de vista do Nonnux e de outros, de que o assobio é sinal de exigência e que no Benfica só os fortes podem triunfar. Mas a questão, como aqui foi dito, é que nem todos os jogadores são iguais -e sobretudo, nos guarda-redes, é tremendamente instável ser assobiado. Para o Tacuara é muito mais fácil, debaixo de uma chuva de assobios, disparar uma batata à baliza, do que para o Roberto ou Moretto fazerem-se à bola por mais simples que seja, somente porque o impacto de um erro é muito diferente nos guardiões!

Abraço a todos

nonnux disse...

iBenfiquista: é uma boa análise à minha pessoa. sim sou exigente e tenho uma filha com 4 anos que fala correctamente fruto da minha insistência a corrigir as palavras.

é mau? não, não é! sou assim exigente também comigo...

e já agora, nonnux só há um: eu e mais nenhum :)

---

mas continuo a achar que vocês são pouco exigentes. não querendo que façam como os lagartos que todos os dias assobiam o seu zbording, sejam eles bons ou maus.

digam-me lá honestamente: o moreto presta para alguma coisa?!?! o roberto mereceu as críticas feitas (em jogos de preparação)?!?!

há que saber assobiar. não basta só vaiar por vaiar. os benfiquistas que conheço: o meu pai, o meu irmão, os meus amigos próximos, outros mais distantes, vocês pelos blogues, e até os jornalistas, todos criticaram de forma dura o Roberto. TODOS. e aposto que vocês também o fizeram. eu sempre o defendi, porque o conhecia do atlético, e das defesas que demonstravam grandes reflexos e elasticidade.

agora vê-se, quem é o jogador mais constante, mais concentrado, e que nos tem salvado...

alguma vez disse para pararem de criticar o roberto? não! ao invés disse: ainda vão engolir em seco, e ter de me dar razão. pois assim foi!

ainda fico com mais vontade de assobiar o Moreto, e voltar a dizer OBRIGADO PELO FRANGO!

dezazucr disse...

nunux, por essa ordem de ideias, haverái alguns jogos como o de ontem, em que apenas iamos para o estádio para assobiar durante 90m. O curioso é que só se assobiam determinados jogadores. Por exemplo nunca vi assobiarem moreira, isto apesar de também ele ter dado alguns frangos e fífias comprometedoras e ser um guarda-redes perfeitamente banal.

Assobiar um guarda-redes vai motivá-lo... bom, se acreditas nisso e se nunca tiveste um mau momento ou uma má fase na vida, só te desejo que nunca venhas a ter, pois seguramente deverás gostar dos assobios que ouvirás na altura, tão motivantes.

GuachosVermelhos disse...

«os pobres e fracos de espírito, como o Moreto desistem. não vão à luta»
«Obrigado pelo grande frango desta noite Moreto! obrigado por teres respondido ao meu desejo.»

Cá estão duas citações bem elucidativas do tipo de pessoa que as publica!
Quanto ao resto são opiniões (tristes) mas respeitaveis...

nonnux disse...

ahahah! sabem que já fui guarda-redes? sabem que os assobios têm esse efeito negativo que apontam, tal como disse, apenas para os fracos.

a mim, ao cardoso, ao cristiano, e a muitos e bons jogadores, quanto mais assobiam, mais vontade têm de contrariar a plateia!

eu ontem não assobiei! apesar de ter assistido a muitos benfiquistas que discutiram durante o primeiro golo, e tremeram que nem varas tortas o resto do jogo! e estava numa casa do benfica, lá eramos todos irmãos

deixem-se de lamechices. até o preud'home fazia asneiras.

asneiras todos fazem, reconhecer os erros, e trabalhar para os corrigir é só para os bons!

e com esta me fico, foi um prazer partilhar a minha opinião convosco

nonnux disse...

lembrei-me hoje de vocês! ao intervalo do jogo com o schalke pensei para os meus botões:
- o quanto eu não assobiaria o peixoto hoje!

e como eu gostei de ouvir cantar nas bancadas: "joguem à bola!"

GuachosVermelhos disse...

vê lá se te lembras de assoar o ranho do nariz...

nonnux disse...

que comentário tão anti-benfiquista! não sabes que as águias não têm nariz! se quiseres posso arranacar-te a azia da barriga com as minhas garras!

GuachosVermelhos disse...

tá bem vais fazer isso tudo, mas primeiro vai lá assoar o ranho...

nonnux disse...

...e é assim que te achas benfiquista? digníssima esse comentário. típico de moderadores dos blogues corruptos ou dos lagartos.

talvez esta chuva toda te tenha demasiado diluido a tinta...

Éter disse...

Não vou aceitar mais comentários a este post.

Decerto compreenderão porquê.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.