Fascizante?

sexta-feira, 13 de março de 2009

Começo este post pedindo-vos que leiam esta notícia.

Perdão? Fascizante? Tem a coragem de utilizar essa palavra? Fascizante? Um indivíduo que foi, durante anos, juiz nos famosos Tribunais Plenários no Porto?

Fascizante?

Para quem não sabe, um Tribunal Plenário era isto, do qual destaco este excerto:

"Esses «novos tribunais de excepção», «cujos juízes e acusador público eram nomeados segundo critérios de estrita confiança política», continuaram a funcionar como «um apêndice judicial da polícia política: cobriam as ilegalidades e violências cometidas pela PIDE, na instrução dos processos, aceitavam como prova os autos de declarações por ela preparados, com recurso à tortura e intimidação, e julgavam segundo os critérios aconselhados nos relatórios da polícia que acompanhavam os processos». Lembre-se, além disso, que, nas cadeias da PIDE/DGS, os advogados de defesa só podiam falar com os seus clientes na presença de um agente dessa polícia ou de um guarda prisional e, no Plenário, muitos deles também foram alvo de processos e alguns mesmo de agressão e prisão, por terem pretensamente desrespeitado o tribunal. Por exemplo, o advogado de defesa Manuel João da Palma Carlos foi condenado, por desrespeito ao tribunal, a sete meses de prisão, um ano de privação de direitos políticos e um ano de suspensão de exercício de advocacia."

Fascizante?

Atentemos a estas breves linhas, retiradas daqui, sobre o que aconteceu aos ex-juízes desses tribunais:

"Estes togados, que anos a fio tinham agido com baixeza moral e sido um exemplo de ignomínia para com a Justiça humana, conseguiram emergir do pântano da vileza e servilismo para, revestindo-se do manto do exercício irresponsável da lei, voltar a distribuir a Justiça dos códigos jurídicos. A maioria reformou-se por limite de idade, mas houve quem chegasse ao Supremo Tribunal, numa atitude de supremo desplante, que infelizmente nenhum colega de mister teve a justeza de denunciar publicamente. "

Fascizante?

Continuando a pesquisa pela internet descobrem-se verdadeiras pérolas, como esta, de onde destaco o seguinte:

"Desunida pela ditadura Salazarista, tive o pai preso até ao 25 de Abril. O Juiz da 1º Vara Criminal que o julgou e condenou no processo 90/1970 foi o Gil Moreira dos Santos em 2 de Julho de 1970 no Tribunal Plenário de S. João Novo no Porto. O único crime que cometeu foi o de distribuir panfletos na lota de Matosinhos em protesto dos baixos salários. A PSP conduziu-o para a PIDE onde ficou preso."

Leiam também os comentários desse link, os quais eu fui aconselhado a não publicar aqui, para descobrirem mais coisas interessantes.

Fascizante?


"Ex Juiz do Tribunal Plenário do Porto espanca advogado

Correio da Manhã de 24 de Julho de 2007-07-24

Gil Moreira dos Santos, o conhecido advogado do Porto que defende, entre outros, Pinto da Costa e Nuno Cardoso, respectivamente presidente do FC Porto e ex-presidente da autarquia portuense, foi acusado pelo Ministério Público da mesma cidade de ofensas corporais simples a um advogado.

Segundo a acusação, a que o CM teve acesso, o causídico terá agredido um “ex-amigo”, com quem há muitos anos se desentendera, quando ambos desempenhavam funções no Conselho Distrital da Ordem dos Advogados.

Os incidentes aconteceram a 30 de Setembro de 2006, na Rua de João de Barros, na Foz do Porto, quando ambos se travaram de razões. “O arguido, mantendo sempre o ofendido agarrado pelo braço direito, empurrou-o contra a viatura e deitou-lhe as mãos às orelhas, puxando-lhas, ao mesmo tempo que lhe virava a cabeça, com um movimento rápido, o que fez com que o ofendido perdesse os sentidos e caísse inanimado no chão”, pode ler-se na acusação agora deduzida, onde o Ministério Público afirma que a vítima sofreu traumatismos nos ouvidos e na coluna, que o obrigaram a receber assistência hospitalar."

Fascizante? Membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados?


Podem ainda espreitar este link, e dar especial atenção à caixa de comentários, onde encontrarão várias delícias. A não perder, mesmo...

Fascizante?


Só mesmo neste país da treta é que a um indivíduo que condenou dezenas ou centenas de inocentes à prisão é permitido estar dentro de uma sala de audiências sem ser no banco dos réus.

Só mesmo neste putrefacto cantinho da Europa é que um indivíduo deste calibre é sustentado com uma principesca reforma paga com dinheiro dos contribuintes.

HAJA VERGONHA NA CARA!!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Excelente post.
A única forma de comentar é expressar indignação.
HAJA VERGONHA

Saudações
..

Anónimo disse...

Isto está num dos links q referes

"De: Daniel
Assunto: Já agora...
2008-02-17 20:21:18

Mensagem:
Para sua informação Gil Moreira dos Santos é Professor na Universidade Portucsalense no Porto. Aí dá aulas de preparação a candidatos a magistrados para o CEJ e depois também é ele que os examina como Juri. Também dá aulas para concursos de promoção a Inspector da Policia Judiciária conjuntamente com um antigo Director da PJ o Conselheiro Matos Fernades que foi Secretário de Estado da Justiça . Se lhe fôr útil esta informação sobre a pessoa que lhe marcou a vida familiar é o meu contributo. Felicidades"

NOJO!!! CORRUPTO NOJENTO!!! dá aulas aos gajos que examina mais tarde como juri!!! como é possivel????

Anónimo disse...

fds, fui ver o site do escritorio desse crapula e descobri q o adelino caldeira do fc.porco é um dos socios.

ta bonio, ta...

www.gmscc.pt

1234567vv disse...

Pois é meus caros... há cerca de dois anos já eu tinha publicado isso.

http://vermelhovzky.blogspot.com/2007/06/o-advogado-do-diabo-ou-ser-do-ditador.html

Acho que é bom voltar a falar nisso...

Abraço

V.

Anónimo disse...

Excelente post!
Seria bom divulgar isto o mais possivel...

Anónimo disse...

TODA A GENTE A DIVULGAR ISTO NOS JORNAIS BLOGUES ETC...
POR FAVOR NÃO DEIXEM PASSAR ISTO IMPUNEMENTE, EU FUI UMA DAS VITIMAS DO FASCISMO, E ESSE PORCO DO PINTO DA COSTA QUE PASSA A VIDA A TENTAR FAZER CRER QUE O NOSSO BENFICA ERA O CLUBE DO FASCISMO, QUANDO ELE É QUE ANDA METIDO COM FASCISTAS...!!! DIVULGUEM ESTA VERGONHA POR FAVOR

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.