São tantos bons jogadores que é natural trocar os nomes

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Nolito tem mérito, mas ele joga muito sozinho e ainda não se adaptou à nossa forma de jogar, que é mais colectiva. Ele aposta no um contra um e às vezes é preciso mais posse de bola.

Está é, sem sombra de dúvida, uma das maiores aberrações que já ouvi da boca de Jorge Jesus. Convido o mister a rever o jogo de ontem desde a entrada de Nolito e a olhar com atenção para as suas movimentações, com e sem bola. As imagens que ficam na retina são a maneira como soltou a bola para Aimar no lance da bola no ferro e os dois passes em profundidade a solicitar a corrida de Cardozo nas costas da defesa. Mas uma observação mais cuidada mostra mais do que esses três lances. Mostra um jogador que joga de cabeça levantada e que procura quase sempre o entendimento com o colega mais próximo, para uma tabela ao primeiro ou segundo toque. Ao contrário de tantos outros, Nolito tem a inteligência de procurar o lance individual quando não lhe restam mais alternativas. E não foi só neste jogo que isto aconteceu, em todos os jogos da pré-época Nolito deu sempre um cheirinho do que é a escola de futebol e os princípios de jogo do Barça, que de individualismo não têm rigorosamente nada.

Se a ideia de Jesus foi refrear o entusiasmo de Nolito pelo golo marcado e fazer-lhe ver que tem que continuar a trabalhar para entrar no onze inicial, espalhou-se ao comprido. A ideia é boa, de facto, mas a mensagem é horrível.

Se não foi isto que passou pela cabeça de Jesus e ele limitou-se a apreciar simplesmente o desempenho de Nolito, fico algo apreensivo.

Mas se calhar a frase era para o Gaitán e o mister trocou os nomes. Gaitán tem mérito, mas ele joga muito sozinho e ainda não se adaptou à nossa forma de jogar, que é mais colectiva. Ele aposta no um contra um e às vezes é preciso mais posse de bola.

É, deve ser isso.

14 comentários:

Benfica-Orgulho,Honra,Glória!! disse...

Engraçado...

Quando trocaste Nolito por Gaitan,a frase passou a fazer sentido,tudo a ver...
Até ai andei um bocado baralhado,até fui ao CM ver se haveria mais algum Nolito na mundo da bola mas não,este é mesmo único e é nosso...
Lá terão de ser os Benfiquistas a acarinhar o jogador...ah...já me esquecia da turma do assobio...

Ricardo disse...

Tudo dito.

Mas há outras possibilidades para essas palavras. Não quero acreditar nelas mas...

António Duarte disse...

Em minha opinião a frase ainda faz mais sentido, se o nome do jogador for Enzo Perez, pois o Nolito é um jogador de equipa e o Gaitan desde à muito que se adaptou ao Benfica. E não fosse o cab*ão da árbitro já tínhamos tudo resolvido

Ivangennaro disse...

Declarações completamente ridículas... a paciência já a perdi à muito, agora estou na fase da irritação. Opções técnicas muito limitadas e declarações sem qualquer nexo. Jesus Fucking Christ

Éter disse...

Benfica-OHG, acho que o Nolito já conquistou o apoio dos benfiquistas.

António, por acaso parece-me que o Enzo ainda está de tal forma algo tímido que tenta pouco a jogada individual. Vamos dar-lhe tempo. O Gaitán já está adaptado ao Benfica, claro, mas tem que soltar a bola muitas mais vezes.

Ricardo, estás a pensar concretamente em quê? O Jesus embirrou com o rapaz? Ou a contratação não teve o seu aval?

Anónimo disse...

Porque é que escrevem têm quando querem dizer tem?
É à alentejano?

Ricardo disse...

Sim, um misto das duas. Há ainda a terceira (ele estar a mando de alheios) mas, sinceramente, se algum dia acreditasse nisso deixava de ver jogos do Benfica.

Já se percebeu que o Jesus é de embirrações e que tem favoritos. O que não se percebe é que ponha as questões pessoais à frente dos interesses do clube. Não questiono a opção por colocar Nolito no banco - até achei que fez sentido numa perspectiva de entrar com o máximo possível de jogadores vindos da época passada. Agora... estas declarações não são normais. Quer dizer, se ele acha mesmo isso, é preocupante, porque é mentira - e acho que o Jesus sabe muito da poda para analisar tão mal um jogador; se é como forma de refrear os ânimos, tudo certo, mas não daquela maneira. Principalmente porque ao Gaitán nunca disse nada e ele continua, ainda ontem se viu, a ser muito inconsequente e perigoso para a própria equipa.

Há algo de errado no Jesus. Só mais tarde perceberemos. Além da basófia, da arrogância, da falta de humildade. Há ali qualquer coisa que não bate certo. E não é só por não saber expressar-se convenientemente.

Éter disse...

Anónimo, se se está a referir a esta frase "Ao contrário de tantos outros, Nolito têm a inteligência", foi obviamente um lapso que já está corrigido.

O outro "têm" do texto está correcto.

Éter disse...

Ricardo, eu quero acreditar (com muita força) que ele quis refrear a excitação à volta do Nolito e justificar o porquê de não ser titular. Saiu-se mal.

Quanto ao resto, se queres que te diga prefiro nem pensar muito sobre isso para não me chatear.

Anselmo Damásio disse...

Subscrevo.
Cuidado que o catedrático não gosta de ter lições de ninguém.

Benfica-Orgulho,Honra,Glória!! disse...

Eter

Por mim,já tem mais um apreciador das suas qualidades(na votação que fizeste depositei o meu voto nele).
Aquilo é escola-Barça,não há duvida nenhuma.Mas fiquei entre ele e o Matic(o Witsel já é um craque,reconhecidamente),o matulão sérbio ainda vai ser muito util,acredita no que te digo,em duplo pivot,a ver vamos...
Mas temos aqui boa matéria,só falta a onda vermelha pra embalar a nossa rapaziada.

Abraço

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=MCgystfr800&feature=share

Espero muito do Nolito :)

Anónimo disse...

O Jesus não sabe falar e quando fala só diz asneiras.
Para estimular um jogador não há pai!

Será que o Nolito não foi contratado por "ordem" dele, daí não haver...?
Nem quero acreditar!

De qualquer forma só sabe jogar com o losango, sempre com os mesmos "queridos" jogadores.

O Jesus é uma BESTA QUADRADA a lidar com os jogadores!

Duarte

Changeling disse...

Deve-se sentir muito motivado o Nolito deve.
Estas declarações não são normais.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.