Um caso nada sereno

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

No meio de todo este sururu dos últimos dias provocado por túneis, castigos e sumaríssimos, a mudança de Sereno dos vitós para o Valladolid passou despercebida a muita gente. No entanto, e apesar de este assunto nada ter a ver com o Benfica, houve várias coisas estranhas neste processo que despertaram a minha atenção.

Desde a época passada que muito se fala em Guimarães do assédio do foculporto ao jogador, que fez com que este recusasse sempre todas as tentativas que o cube fez para lhe renovar o contrato e que conduziu posteriormente a uma ruptura entre as duas partes.

Segundo consta, no final da última época, Benfica e foculporto tentaram comprar Sereno, mas os vitós pediam 2 milhões de euros. No final de Agosto, já com a presente época a decorrer, o Valladolid ofereceu 750 mil euros por 50% do passe. Os vitós recusaram.

Um mês mais tarde, em Setembro, o Diário de Notícias anunciou que Sereno seria reforço do foculporto, a custo zero, para 2010/2011 e o presidente do Valladolid chegou mesmo a dizer que não havia nada a fazer, porque o empresário do Sereno lhe disse que ele ia para o foculporto.
Entretanto, os vitós aperceberam-se da valente porcaria que tinham feito e voltaram a tentar renovar com o jogador, para impedir que este saísse a custo zero. Sereno recusou.

Por fim, ontem os jornais noticiaram que Sereno deixou os vitós para rumar a Valladolid. A Bola escreve que foi por 150 mil euros mas o presidente vitó diz que foi por 300 mil, como podem ver aqui, do qual destaco este excerto:

A revelação foi feita por Emílio Macedo à margem da apresentação informal de Bruno Teles como reforço do Vitória. Sereno vai render aos cofres do Vitória 300 mil euros.
Recorde-se que Sereno assinou contrato com o Valladolid de Espanha até ao final da presente temporada, ficando depois novamente livre.

Emílio Macedo revelou ainda que, recentemente, o Vitória teve em mãos uma proposta muito boa para o jogador e para o clube mas Sereno recusou, recusando-se a divulgar para já qual seria o clube, mas prometendo mais pormenores nos próximos dias.

Curiosamente, o Valladolid anuncia no seu site: El central portugués llega con la carta de libertad.

Ou seja, temos o presidente vitó a dizer que Sereno rendeu 300 mil euros e o clube espanhol a dizer que o jogador chegou com a "carta de libertad"(situación de libertad contractual de un jugador respecto a un equipo. El hecho de que un jugador tenga la carta de libertad significa que puede fichar por otro equipo sin que éste tenga que pagar ninguna cantidad al club del que proviene).
Face a isto, parece-me que o comunicado do Valladolid é taxativo: o jogador chegou com o passe na mão e a custo zero.

Há algo nesta história que cheira muito mal, não é? Pois bem, agora vai cheirar ainda pior. Reparem no que diz também o comunicado do Valladolid: El central llegó a un acuerdo para rescindir su contrato con el Vitoria de Guimaraes y se comprometió con el Real Valladolid hasta final de esta misma temporada.
Ou seja, contrariando toda a lógica do mundo do futebol, Sereno assinou contrato por apenas quatro meses.

Querem portanto convencer-me que o Valladolid, que há apenas cinco meses estava disposto a pagar 750 mil euros por metade do passe, de repente chega à conclusão que para já só quer o jogador por quatro meses, correndo o risco de no final da época o ver sair a custo zero? Mas isto faz algum sentido?

Claro que não. O que faz sentido é que Sereno já tenha o seu futuro assegurado por uma entidade até agora desconhecida e todo este imbróglio não passe de uma espécie de empréstimo até final da época ao Valladolid.
E para concluir, gostava de relembrar duas coisas: a tal notícia do DN que anunciava Sereno no foculporto em 2010/2011 e o facto de o foculporto ter o Pelé a rodar no Valladolid.

Será tudo isto uma enorme coincidência, ou haverá dedo dos suspeitos do costume em mais um caso sórdido do futebol português? Daqui a quatro meses saberemos a resposta.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.