E se...?

sábado, 31 de julho de 2010

E se fosse o Roberto a sofrer o golo que o Hélton sofreu hoje? Isso é que ia ser escrever e escarnecer... Amanhã certamente que nenhum jornalista tocará no assunto.

É o preço da visibilidade e da grandiosidade de um clube, em relação a outros notoriamente mais pequenos.

A bola rodou pouco

"O relvado estava muito seco, a bola não rodava muito e isso prejudicou-nos na circulação da bola"... Espectacular explicação do treinador do foculporto para a derrota frente ao PSG de hoje à tarde...

Isto promete.

Paragem cerebral

Se isto se passasse na grande área do foculporto seria pontapé de baliza.

O rolo compressor arranca

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O Benfica venceu esta noite, em Vila Real de Santo António, a equipa do Feyenoord, por 4-1.

Apesar de ter começado a perder, com um erro de Amorim (desta vez, os Anti-Roberto não podem falar), o Benfica soube dar a volta na segunda parte.

Cardozo entrou ao intervalo, tocou uma vez na bola, a passe de Coentrão (quem mais...?), e marcou o primeiro.

Minutos depois, segundo toque na bola de Cardozo, bola na barra.

Mais tarde, após assistência de Ramires, Cardozo faz o terceiro remate e marca o segundo. Para aqueles que o criticam por não se mexer, pensem que se o homem se mexer mais, pode deixar de estar no sítio certo. Ele tem faro de golo. Deixem-no jogar ao seu estilo, visto que isso tem valido dezenas de golos desde que está no Benfica.

Os outros dois golos foram da autoria de Menezes e Amorim.

Destaque especial, porque merecido, para o Roberto. Parece, pelo jogo que fez hoje, que valeu a pena o apoio de Jesus, Rui Costa e de muitos benfiquistas. Muito seguro, sem um erro que se lhe possa apontar. Algumas defesas complicadas e uma de fazer levantar um estádio. Sem entrar em exageros, foi uma defesa do catano, que vale a pena rever.

Continuemos a apoiá-lo!

Força BENFICA!

Queiroz fica?

Vai uma aposta como o Madaíl e sus muchachos vão encolher-se e manter Queiroz no lugar?

Ainda para mais quando este senhor já anda a choramingar, dizendo que isto é um linchamento público.

Abismado

É como me sinto ao verificar que, a ser verdade que estes rabiscos são mesmo da sua autoria, o Oliveirinha sabe escrever.

Não é finalizador mas marca golos

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Hoje recebi um sms com o seguinte comentário do imbecil do post anterior sobre Cardozo, durante o jogo contra o Sunderland:

Cardozo não é um avançado móvel e não é um finalizador mas no entanto marca golos.

Como não vi o jogo, enviei um sms a perguntar se era uma piada. Parece que foi mesmo verdade...


Agora a sério, isto não é muito mais grave em on do que aquelas piadecas secas em off? Na minha opinião, o grande mal da OliveirinhaTv é que os indivíduos que por lá andam são mal preparados, pouco éticos, facciosos, não dominam a língua portuguesa e 80% são antibenfiquistas.

On

Interrompo as minhas férias para dizer que o Pedro Henriques enquanto jogou no Benfica era um jogador miserável, quando passou para o foculporto (manobra típica dessa agremiação mas nem uma época completa lá durou) continuou miserável e depois andou a rodar por equipas de fundo da tabela continuando igualmente miserável.

Como comentador... Bom, como comentador, e digo isto com os microfones on, é um verdadeiro filho da puta, com uma filha da putice devidamente inflada de antibenfiquismo, como é prática naquele canal.

Eu também lamento

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A Sporttv já emitiu um comunicado em que lamenta as expressões proferidas pelos engraçadinhos.

Estou surpreendido, visto que estava à espera de qualquer coisa do tipo "eles não sabiam que a emissão estava a ser vista por alguém", "cada pessoa pode ter a sua opinião e aquilo era uma conversa privada", etc... Não o fizeram.

Mas gostaria de destacar um parágrafo, que deve servir-nos a todos para dar a gargalhada do dia ou, quiçà, da semana:

"Desde a sua fundação, a Sport TV Portugal, S.A. sempre se pautou por critérios de rigor, isenção, imparcialidade e independência, assegurando um tratamento não discriminatório entre todos os agentes desportivos."

Rigor??? Os jornalistas ontem nem sabiam quem eram alguns jogadores... Com rigor, deviam ter preparado o trabalho que iam desenvolver à noite. E ninguém se esquece dos replays que só aparecem quando interessa...

Imparcialidade??? Ninguém se esquece da diferença de comentários e relatos de uns clubes para os outros, com o Benfica a ser constantemente alvo de chacota. E já para não falar novamente nos replays.

Independência??? Porra, não me lixem... Já me dói a barriga de tanto rir...

Não discriminatório??? Hmmm... O Hélton dá perús, mas ninguém fala disso... Ai de quem falar... Mas agora o Roberto... Hmm... Desse já se pode falar, não é?

Se queriam ser levados a sério, não escreviam este parágrafo.

De todo o modo, isto não muda a minha posição: em minha casa, não entra sporttv.

Quanto ao contrato entre o Benfica e este canal, que se use esta situação para lhes fazer a vida difícil.

Comentários em Off

Subscrevemos integralmente o post do Eterno Benfica sobre esta matéria.

Todavia, o comportamento em "On" mantém-se vergonhoso, tendencioso e sem melhorias visíveis.

A re-negociação de contrato dos direitos televisivos com esta entidade deverá incluir uma cláusula de alguns milhões adicionais por danos à imagem do clube.

Adicionalmente, o contrato deve especificar que comportamento em "On" futuro deverá garantir isenção, sob pena de renúncia ou indemnização ao Sport Lisboa e Benfica.

Posto isto, em "Off" digam o que quiserem, como diria o nosso anterior presidente, "Tou-me Cagando".

Em "On" que cumpram o código deontológico que supostamente deveriam seguir, embora seja um facto que a maioria deles não se pode qualificar de "jornalistas"

Nunca pensei dizer isto, mas...

terça-feira, 27 de julho de 2010

--- não quero o nosso Benfica igual ao Barcelona.

Quando conseguirmos o tricampeonato...com 300 mil sócios, receitas tv revistas, 50000 red pass vendidos/ano, o re-equilíbrio das contas é absolutamente fulcral.

Espero que a orientação da administração da SAD para os próximos trienios, seja a do saneamento financeiro, não descurando obviamente a vertente desportiva, que estará facilitada com a saída do poder de Pinto da Costa em 2013 (provavel) ou 2016 (de certeza) e a belenização do Sporting.

Solução para o "problema" Ramires - 2º Acto

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ponto prévio, mais uma vez refiro que é indiscutível e que não deve nem pode sair... Mas se saír...

Ir buscar o Elano por 5/6 Milhões e deixar lá o Makukula não seria uma boa solução?

É que pelos vistos os turcos podem abrir mão dele.

Até o ia buscar já com esta solução, mesmo sem saber se conseguiria manter o Ramires por mais um ano.

A força do SLB são os números. Onde estão eles?


Uma das principais valias do nosso clube é a sua grandeza. Em sócios, em audiência, em número de espectadores no estádio, em número de adeptos que acompanham a equipa fora, em títulos, etc.

Existem todavia poucos objectivos comunicados para o exterior. Que me recorde apenas a meta dos 300.000 sócios está comunicada.

O nosso povo sempre foi motivado por bater “recordes”. Fazer parte de algo maior. 
  • “Eu comi a maior feijoada do mundo”
  • “Eu estive no maior desfile de Pais Natal do mundo”
  • “Eu sou sócio do maior clube do mundo" 
Com o SLB, o fenómeno não só existe, como pode ser intensificado pelo lado emocional de ligação ao clube (visível aliás quando estávamos prestes a chegar aos 200.000 sócios ou com a angariação de fundos para a construção do Estádio da Luz nos anos 50).

Para o clube beneficiar de superior adesão, será muito relevante comunicar objectivos: 
  • Quantos Redpass se pretendem vender?  
  • Quantos espectadores espera alcançar? 
  • Que objectivos de Quota de Modalidades? 
  • Quantos bilhetes se querem vender para o Jogo Y?
Mas a questão fundamental é que estes objectivos, que estão certamente definidos internamente, devem ser comunicados, por exemplo no site, numa espécie de “Dashboard” de desempenho, com a divulgação do que já foi atingido.

Se se tiver vendido 30.000 Redpass o ano passado e se o objectivo for 40.000 este ano (é pouco, mas pronto...), passar aos adeptos estes números é fundamental sobretudo para:

  • Comunicar aos adeptos que o clube tem objectivos
  • Mostrar ao exterior a nossa força (parceiros, concorrentes, etc), ajudando a reforçar posição negocial
  • Entusiasmar adeptos, apelando para se chegar às milestones definidas (tal e qual a lógica de angariação de número de fãs na página do facebook – perguntem ao Pedro Ribeiro, como se faz)
A definição de objectivos atingíveis, sua comunicação e posterior acompanhamento dos resultados vai enquadrar os adeptos e sócios, que poderão ser motivados e mais focalizados para agir, dado que sabem para onde se caminha e sobretudo vai gerar mais acção quando se estiver muito perto dos objectivos pretendidos.

Não tenho dúvidas se já tivermos agora 25000 Redpass e se comunicar que o ano passado tivemos 30000, os benfiquistas vão rapidamente passar o número do ano transacto.

Isto acontecerá porque também nós, à semelhança do nosso clube, queremos ser cada vez maiores. Nunca passaremos pela vergonha de termos vendido menos Redpass esta época, se soubermos que isso está a acontecer. Se não soubermos…

Até já!

domingo, 25 de julho de 2010


Diz-se que os jogadores chegam ao fim de um campeonato muito desgastados. Eu sinceramente acho que os adeptos ficam em muito pior estado, o stress acumulado não perdoa. E, ainda por cima, nós, adeptos, ainda temos que levar com o angustiante período de transferências, suficiente para torrar a paciência até das mentes mais calmas.

Portanto, descansem bastante nas férias para regressarem em grande forma para apoiar o Benfica rumo ao trigésimo terceiro da nossa História.

Fui!

O falso problema dos extremos

Explicado aqui. Concordo em absoluto.

A vagina deu a estocada final


A parte mais sórdida desta novela é que o professor Pinos não vai levar um chuto na peidola porque a selecção não jogou puto, mas sim porque representou na perfeição o papel que quem o quis lá lhe deu, e agora já não faz falta nenhuma.
Sim, porque esta história dos insultos esteve escondida tanto tempo e, de repente, é capa de jornal... Isto deu um bocadinho nas vistas, não?

Pois é, Pinos, tu de certeza que tinhas noção que depois de o Noddy estar onde está e o Meireles e a Besta estarem de malas aviadas por muitos milhões, ninguém te iria agradecer.

Mas também nunca esperaste que te mandassem à merda desta forma, pois não? Quem te mandou falar sobre a vagina da mãe do Doutor Luís Horta?

Espécie ameaçada

sábado, 24 de julho de 2010

Respeito quem aprecie aquela espécie de avançados que driblam imenso, correm muito, fazem túneis, rabonas, elásticos, vírgulas e mais umas quantas fintas das quais desconheço o nome.

Eu prefiro avançados de outra espécie. Uma espécie ameaçada, quase em risco de extinção, devia ser mais protegida. Aquela espécie que toca uma vez na bola e a mete lá dentro. Felizmente temos um no plantel.

Carreeeeega, Cardozão!

Mudar a atitude

Confesso que a novela do Roberto me anda a entristecer enquanto benfiquista. É incrível como, apesar de o Benfica ser o actual campeão e de se ir jogar uma partida que serve de apresentação aos sócios, há pessoas que não hesitaram em assobiar o guarda-redes ainda antes do jogo começar. Isto faz-me lembrar o Zbordin no ano passado, em que em quase todos os jogos os adeptos passavam mais tempo a assobiar do que a apoiar. A comparação pode ser parva; mas mais parvo ainda é ir para o estádio mandar abaixo um jogador que veste de encarnado.

Alguém me explica qual é o objectivo dos assobios? Não entendem que com isso retiram ainda mais confiança ao Roberto? Não entendem que ao mesmo tempo estão também a assobiar para Jesus, Rui Costa e Vieira, já que a contratação foi aposta deles? O objectivo é o rapaz estar tão pressionado que de cada vez que a bola vai à baliza é golo?

Eu gostaria que as pessoas que vão para o estádio assobiar imaginassem o seguinte: são transferidas para um novo local de trabalho, que por acaso fica noutro país. Na primeira semana, fazem borrada e cai-vos tudo em cima. No dia seguinte, sentam-se à secretária para começar a trabalhar e ouvem logo assobios e bocas, sem sentirem o mínimo de apoio. Será que a porra do dia vos vai correr bem? Eu duvido...

Ninguém é obrigado a gostar do Roberto. Eu próprio estou preocupado. Daí até ir para o estádio assobiar e minar-lhe a confiança que ele tenta adquirir... Enquanto ele vestir o manto sagrado, não contem com um assobio meu. Nem para ele, nem para qualquer outro jogador que vista aquela camisola.

E se os assobios já melindram, o que dizer depois das ovações desproporcionadas ao Júlio César, qual salvador da pátria. Nem Júlio César, nem Moreira serão soluções para o Benfica, pelas razões que todos sabem e já tivemos provas disso.

Não imagino como estará a confiança de Roberto neste momento. Nem tão-pouco o que pensarão Jesus e Rui Costa, que apostaram num jogador que sabem que de cada vez que pisar o relvado vai levar uma afinada assobiadela.

No início, com Dí Maria a paciência também foi curta... No ano passado foi um herói de todos nós. Guardem os assobios para os adversários...

Força BENFICA!

A prenda é só daqui a uns meses


Em pequeno ensinaram-me que Jesus fazia anos a 25 de Dezembro, mas pelos visto é hoje...

O nosso mister que me desculpe, mas desejo que o seu grande presente de aniversário só seja desembrulhado daqui a uns meses: o 33º título de campeão nacional do Benfica.

O Mundial já acabou, ok?

Gritem, pulem, aplaudam, dispam-se, façam o que vos apetecer hoje na Luz.

Mas, por favor, deixem a vuvuzela em casa. Até porque não vos deixam entrar com esse pérfido objecto no estádio.

Lodo humano


O que faz alguém que trabalha (e aqui cada um dará o uso que entender a esta palavra) no zbordin, mas profissionalmente é um zero à esquerda, e quer manter os adeptos sossegados e distraídos de contratações tipo Torsinhinhi e afins? É simples, diz que é antibenfiquista.

O zbordin é isto, lodo putrefacto em forma de gente. Não passa disto. Nem nunca vai passar.


P.S. Gosto particularmente da foto. Nem os aspersores conseguem limpar a bosta (bostinha, neste caso) que está naquele relvado.

Solução para o "problema" Ramires

Uma olhadela pelos blogues do Benfica hoje e Ramires foi o tema do dia. Também vou opinar e apresento uma solução que, se houvesse condições financeiras para tal, colocaria em prática.

O sentimento é comum em relação à potencial saída:

  • É uma significativa perda desportiva, muito difícil de compensar
  • Ramires é jovem, apresenta ainda potencial de valorização
  • Existe afinidade com o modelo de jogador e sobretudo com o homem
  • A retenção de Ramires será provavelmente o melhor reforço da temporada
 A solução seria a meu ver simples:

Se não for possível reter Ramires mais um ano, compre-se de volta os 50% do passe vendidos recentemente, pelo dobro, os tais 12 Milhões de Euros. Vale todos os cêntimos.

Mesmo assim Ramires será barato, poderá ser vendido daqui a um ou dois anos por mais de 30 milhões e o Benfica, em conjunto com o jogador, serão os únicos com uma palavra a dizer sobre o futuro do Queniano Vermelho.

Se me puderem esclarecer isto, agradeço

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Algum leitor deste blog já viu jogar o Pedro Rosário? Como eu não sei rigorosamente nada sobre este assunto, gostava de compreender se isto é um caso isolado em que a imprensa se lembrou de pegar, ou se alguém dentro do Benfica fez asneira e se perdeu um miúdo com valor.


P.S. Não, o rapaz não é familiar do Luís Rosário aqui do blog. Isto não é nenhuma vingança familiar por ele ter sido dispensado do Benfica...

Zelo

Eu gostava de saber o que é que a CMVM já teria feito ao Benfica se o clube andasse há um mês a negociar um jogador, se isso fosse motivo de notícias diárias na comunicação social e se o próprio jogador já estivesse há uns dias em Lisboa à espera de assinar e ser apresentado.

Só em multas já dava para comprar quase um jogador. E se calhar até tinham banido as acções da bolsa.

E depois espantam-se por os benfiquistas terem a mania da perseguição. Se isto não é mesmo perseguição, não sei o que é. Excesso de zelo, é capaz de ser isso. Pena é que seja sempre para o mesmo lado.

Parece que não há bomba

Confesso que andava esperançado que amanhã houvesse uma apresentação bombástica na Luz, mas já me convenci que posso esquecer essa ideia.

Não pedia nenhum Rooney, já me contentava com alguém mais modesto para animar a malta, que bem precisa. Esta pré-época está a ser de tal forma stressante que amanhã ainda acaba tudo à estalada no estádio se o Jiménez der mais um frango...

Enfim, que seja uma grande festa, que matemos saudades de ver o Benfica ao vivo e a cores e que toda a gente vá para casa contente.

Tenho uma camisola deste gajo



Se não tivéssemos o Aimar, aproveitava esta aparente confusão e ia buscá-lo para nº 10... Mesmo com 32 anos, joga (e faz jogar) que até mete impressão.

Chicos experts

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Só quem nunca vendeu nada na vida, nem mesmo a merda dum saco de caramelos comprados em Espanha, é que não percebe a conversa das cláusulas de rescisão e insiste em bater nessa tecla. Já começa a ser deprimente, caramba! Mas força, se dá prazer, continuem a martelar nisso até à exaustão.

Mas alguma vez na vida alguém vai dar 60 milhões pelo Cardozo? Ou 40 milhões pelo Makukula? Ou 50 milhões pelo David Luiz? Ou 20 milhões pelo Luisão? Mas esta malta anda a injectar-se com lixívia estragada?

Ou até mesmo os 40 milhões pelo Di María? Alguma vez na vida o Di María, que teve uma época decente, repito, uma época decente, em Portugal, sem nunca ter feito nada de jeito na Champions, vale 40 milhões? Só se for num joguinho de computador...

É claro que podemos sempre dizer ah, mas para mim ele vale os 40 milhões! Sim, mas isso para o mercado conta... hmm... zero, é isso. Conta zero. Ou julgam que o mercado se rege pelas opiniões de um grupo de adeptos de um clube?

Oh pá, esperem lá porque em Portugal há uns gajos que dizem que o Di María vale efectivamente 40 milhões!

Mas quem são?

Parece que é malta de blogs, fóruns e comentários em sites de jornais desportivos.

Hmm, então se calhar ele vale mesmo os 40 milhões.

Isto de facto é muito divertido mas infelizmente não funciona assim. Os jogadores valem o que o mercado dita. E se o mercado dita que o David Villa (que anda há cinco anos a marcar mais de 20 golos por época no Valência) vale 40 milhões, só um tontinho é que pode achar que o Di María, que joga num campeonato miserável (sim, por mais que custe ouvir isto, o nosso campeonato é miserável) pode valer o mesmo.

Custa assim tanto perceber que quem está na posição de vendedor tem que avançar com um valor exorbitante mas que depois o negócio se faz quase sempre por valores inferiores? Só por curiosidade, experimentem saber como é que decorreram as negociações da compra do YouTube, do Facebook e do Twitter pelo Google.

Custa assim tanto perceber que o foculporto tem feito negócios excelentes por causa das campanhas na Champions, que contribuem para a valorização do passe dos jogadores em mais 30 ou 40% do preço real?

Custa assim tanto perceber que tudo o que se tem passado com o Ramires já estava programado há um ano atrás, e que se o Benfica na altura tivesse torcido o nariz aos moldes do negócio o rapaz nunca teria posto cá os pés?

Custa assim tanto perceber que o Benfica tem a banca atrás das costas a pressionar para vender jogadores? Ou pensam que isso só acontece ao zbordin? Em que mundo é que vocês vivem?

Só consigo compreender determinadas posições em relação a este tema por manifesta ignorância sobre o mesmo ou por vontade de dizer mal de quem gere o Benfica.

Às vezes parece que estamos a lidar com crianças de cinco anos, dass... Eu quase pagava para saber a idade, a profissão e os feitos relevantes de muita boa gente que anda para aí a arrotar postas de pescada como se fossem experts em alta finança e/ou gestão de clubes. E, se de facto são experts, o que é que andam a fazer na internet? Ninguém emprega essas mentes brilhantes? Ninguém lhes reconhece valor? Ninguém lhes confia milhões para gerirem?
Ou então vamos pelo lado inverso... Andará o Domingos Soares de Oliveira na net? Terá ele um blog? Qual será o nick dele nos fóruns? DSO? Dominguini_45?

Enfim...

Eu juro que se pudesse voltar atrás no tempo e alterar as coisas, colocava o Moniz, o médico, o juiz e o Veiga à frente dos destinos do clube, só para vermos o que é que se estava hoje, 22 de Julho de 2010, a discutir.
Mas palpita-me que não seria a venda do Di María abaixo da cláusula nem os 8,5 milhões dados pelo Roberto (este sim, um negócio estranho e aparentemente ridículo).


P.S. Por falar no Domingos Soares de Oliveira, um abraço para ele, que faz hoje 65 anos. Espero que não peça a reforma e que continue o excelente trabalho que tem feito até aqui.

Quero um desconto!

Mal vi alguns jogadores do Benfica com este polo vestido no dia da apresentação do equipamento alternativo, fiquei logo com aquilo debaixo de olho. Outro dia vi-o ao vivo e a cores e é ainda mais espectacular. Querem ver que vou perder amor a 44 euros...

Não há aí um descontinho para quem tem Red Pass?

'Tás a ouvir, ó especial?

Mourinho, pá, olha que o David ainda está muito verde para essas andanças. O Vidic é mais experiente, está habituado à Champions, anda há dois anos a querer sair de Manchester... E até é muito mais barato! Vai lá buscar o sérvio e desampara-nos a loja, ok?

Calma! Está tudo estudado

Se o Ramires sair, além de eu nesse dia não conseguir jantar, é provável que o próximo comunicado do zbordin seja este:

Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, (Sporting SAD) vem informar ter chegado a acordo com a Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD (Benfica SAD) para a cedência definitiva dos direitos desportivos do jogador Marat Izmailov pelo montante de € 4.000.000,00, ficando esta Sociedade com o direito a receber 25% da mais-valia que se venha a verificar numa futura cedência do jogador da Benfica, SAD para um terceiro clube, por valor superior a € 4.000.000,00.

Como contrapartida adicional, a Benfica, SAD cedeu a favor da Sporting, SAD, a título definitivo os direitos desportivos do jogador Jorge Ribeiro, mantendo na sua titularidade 50% dos respectivos direitos económicos.

A Sporting, SAD e o jogador Jorge Ribeiro celebraram contrato de trabalho desportivo válido até 30 de Junho de 2014, tendo sido fixada cláusula de rescisão de quatro bifanas no pão e um tacho de arroz de lulas.


Passadas algumas horas, o Benfica emitirá a seguinte rectificação:

Como contrapartida adicional, a Benfica, SAD cedeu a favor da Sporting, SAD, a título definitivo os direitos desportivos do jogador Jorge Ribeiro,
pelo montante de € 1.000.000,00, mantendo na sua titularidade 50% dos respectivos direitos económicos.

Pensavam que levavam o Jorge Ribeiro de borla, era? O Benfica ajuda os desfavorecidos mas também não é a Santa Casa da Misericórdia, caramba!

Tecla

Parece que o Farías vai sair do foculporto e ainda bem que assim é, o homem sempre que entrava molhava o bico. Cá está um jogador que eu não me importava nada de ver no Benfica. Temível dentro da área, nunca percebi muito bem por que é que o Jesualdo só apostava nele em último recurso.

Além disso, deve ter sido um dos poucos jogadores do foculporto que não me lembro de mandar as habituais bocas foleiras ao Benfica. Deve ser imune à lavagem cerebral que aquela organização criminosa faz a quem entra. Se calhar até foi por causa disso que mal jogava e todos os anos se falava na sua saída... Aquela gente tem um ódio de tal forma cego ao Benfica que não me admirava mesmo nada.

Querem ganhar o Treinador de Bancada?

O Benfica lançou uma excelente iniciativa para divulgar os RedPass e motivar os benfiquistas a serem criativos de forma a conseguir um dos 10 lugares de época oferecidos.

Como aqui no blog já temos o nosso lugar reservado, deixamos uma sugestão para alguns dos adeptos que anseiam por um lugar no estádio mas não estão a ver como o podem conseguir.

Então aqui está como podem ganhar:

1: Convoquem os vossos amigos para o Benfica-Mónaco (uns 15 a 20 seria o ideal) e cheguem ao estádio pelo menos 1 hora antes do jogo, obviamente equipados à Benfica.

Se não conseguirem todos ir ver a bola, tentem levá-los pelo menos às imediações do estádio da Luz, para estarem no ambiente certo aquando do video que vão fazer.

2:  Preparem uma música do Benfica, que a grande maioria saiba. Provavelmente devem acabar por escolher o hino do clube, mas mais impactante era uma das músicas lançadas pelos DV aqui à uns anos...

Enfim, escolhe uma boa música de apoio ao Benfica, que não seja um cântico, ou escolhe por uma das sugestões que o blog já deu para passar no intervalo dos nossos jogos, como por exemplo o "Uprising" dos Muse.

3: Se pensares que eles não vão saber a letra, prepara cartazes para alguém ir mostrando à medida que a música avança, de modo a que todos possam cantar.

4: Façam um primeiro treino, e implementando variações / arranjos diferentes do original - Ponham um toque personalizado na música.

5: Quando estiver tudo afinado, façam uma coisa alinhada com esta ou esta ou esta ou esta.

6: Quando tiverem acabado, podem enviar.

Deixem-me desde já dar-vos os parabéns por serem treinadores de bancada do SLB em 2010/2011.

(Pelo sim pelo não, mostra os videos aos teus amigos primeiro e treina em casa antes de irem para o estádio - vai ser mais fácil...)

Marreco

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Não sei como é que o zbordin não contratou este rapaz. Encaixava que nem uma luva no plantel.

Esqueçam o Rodrigo


Quanto é que o Liverpool quer pelo Dani Pacheco?

Sempre na vanguarda


(foto gamada d'A Bola)

Este é, muito provavelmente, o primeiro caso de um jogador de futebol que recupera por ter dado um lambadão num colega.

Nós, portugueses, estamos sempre a inovar, caraças. Ah, povo mai' lindo!

Tipologias de Sócios, algo a mudar no SLB

O Benfica tem neste momento 5 tipologias de sócio (aproveito para as apresentar aqui):

Infantil – até 14 anos – 36€ / ano para os que não têm um progenitor sócio (se tal acontecer, essa criança fica Sócio Isento)
Menor – entre 14 e 18 anos – 72€ / ano
Efectivo – 156€ / ano
Efectivo Efectivo Reformado – 78€ / ano
Correspondente – 100€ / ano

Penso que o clube está a perder com os nomes que atribui aos sócios, sobretudo na questão do “Efectivo”, quando objectivamente não existe razão para diferenciar o “Efectivo” do “Correspondente”, com excepção da possibilidade de pertencer aos órgãos sociais do clube (que é uma questão não relevante para a esmagadora maioria dos adeptos e que nem percebo actualmente porque é que ainda se coloca... Todavia deve ser uma questão que para ser alterada terá de mexer com os estatutos, pelo que a modificação não deve ser simples).

Nesse sentido, seria relevante, na nossa perspectiva, melhorar os nomes atribuídos, um pouco na sequência do que foi feito com o “lugar cativo”, que foi "marketinguizado" para RedPass.

Esta questão faria por ventura cair por terra um dos argumentos mais ouvidos por esse país fora: Muitos adeptos de fora de Lisboa pensam que, no caso de se associarem, serão “sócios de 2ª” - Como não admitem isto (e bem, porque todos os sócios do Benfica são iguais), acabam por não se associar.

Não é que os exemplos de fora sejam sempre benchmark, mas neste caso olhando para Man Utd, Barcelona e Real Madrid, em todos os sócios são categorizados por “Escalão Etário” e não por um termo como “Efectivo”.

Como este é um blog com sugestões:

Infantil – até 14 anos – Manter Sócio Infantil
Menor – entre 15 e 18 anos – Sócio Jovem
Efectivo – Sócio Local
Efectivo Efectivo Reformado – Sócio Sénior
Correspondente – Sócio Nacional
Criar uma tipologia adicional – Sócio Internacional

Existem duas alternativas adicionais potenciais:

Uma alternativa que também poderia ser equacionada que seria dar um nome ao estatuto de sócio (O Real Madrid usa Madridista) e depois fazer os diversos níveis de acordo com esse nome (ex.: Benfiquista Internacional, Benfiquista Jovem, etc).

Encontrar nomes mais de “Marketing”, que identifiquem o segmento que se quer caracterizar (exemplo: Os sócios Infantis podiam ser “Geração do Benfica”; os Seniores “Históricos do Benfica”, etc.

São ideias para melhorar esta questão.

Razia central

Comparando diversas notícias de hoje da variada e especializada imprensa portuguesa, chego à conclusão de que a dupla de centrais do Benfica nesta época que em breve se inicia deverá ser constituída por Fábio Faria e Roderick Miranda (qualquer um deles bem melhor que o Torsinhinhi do zbordin).

Ainda assim, continuo confiante.

Na Máfia pelo menos há honra

Quanto tempo mais terá a família Loureiro de tempo de antena na comunicação social? Será que vamos ter que levar com a conversa do "fez-se justiça", "quem é que me paga os advogados?" e outras balelas deste género até ao fim da vidinha? Mas esta gente não ouviu as escutas em que eles próprios têm o papel principal?

Porra, que saudade do tempo em que os criminosos tinham vergonha na cara e depois de serem absolvidos nunca mais ninguém ouvia falar deles! Este país está de rastos, até no mundo do crime se perdeu a honra...

Um Homem

terça-feira, 20 de julho de 2010

E eis que Marc Zoro se prepara para cumprir o último ano de contrato que o liga ao Benfica. Nestes três anos nunca lhe ouvi uma palavra de desagrado para com o clube, uma entrevista polémica, uma birra, um desaparecimento súbito... Nada.

Mandaram-no para Setúbal e ele foi sem levantar ondas. No ano seguinte tentaram vendê-lo para Inglaterra mas à última hora correu mal e lá voltou ele para Setúbal, novamente sem ninguém lhe ouvir um ui (se isto acontecesse com outros jogadores o filme que não seria). Enquanto esteve em Setúbal abdicou de representar a sua selecção para ajudar a equipa e chegou a sustentar do seu bolso alguns colegas que não recebiam salário há vários meses (bem sei que ele ganha quase 100 mil euros por mês, mas não são muitos os jogadores que fazem isto).
Hoje já veio dizer que acredita que o Benfica está a fazer todos os possíveis para resolver o seu futuro profissional e deposita confiança nos dirigentes.

O Zoro pode não ser grande coisa como jogador, mas enquanto homem é mesmo um Homem. Não é como muitos putos mimados que se pavoneiam por aí.

Desejo-lhe a maior das sortes para o seu futuro, onde quer que isso seja.

Música na Luz nº 5

Hoje, para variar um bocadinho, e em homenagem à armada argentina do Benfica, temos um tango, que é o estilo de música perfeito para acompanhar as coreografias de Aimar, Saviola e Gaitán.

E naquela parte, a meio da música, em que os Gotan Project colocam um relato de um jogo de futebol imaginário, era só substituir pelo relato de uma jogada do ataque do Benfica...


Regresso à Europa


Vem aí um dos melhores bases que já vi jogar em Portugal. Com a contratação de Cordell Henry, o Benfica mostra que aposta forte em fazer uma boa campanha na Europa. E que saudades tenho eu daquele míticos jogos europeus dos anos 90!

E os kits continuam a voar... já vamos em 6 novos sócios!

Esta iniciativa foi mais um "abrir de olhos" e comprova que o nosso marketing e direcção comercial faz coisas bem feitas.

Para mim gerou alguma surpresa no início o pessoal andar de volta dos blogs e fazer perguntas a quem escreve e “empurra para a adesão”, e não se informar em primeira instância junto do clube…

Mas efectivamente é claro. O racional dos adeptos é: “Se calhar está na hora de ser sócio…O que é que é preciso? Quais são os benefícios? Vou ver na net o que sugerem/dizem acerca disto para decidir se vale mesmo a pena!”

Isto significa que neste aspecto é maior a importância do poder das redes sociais e da recomendação entre iguais, do que a comunicação da própria instituição.

Daí a jogada da oferta do kit para os sócios encaminharem ter sido acertada – nós podemos fazer mais pelo clube do que o próprio clube, nesta parte da angariação de sócios.

Evidências

Ele não tem culpa do que o Benfica pagou por ele, mas vai ter problemas e sentir muita pressão, devido a isso.
Isso está a pressioná-lo. Ele tem de conseguir sobrepor-se ao preço exorbitante que pagaram por ele, diz Abel Resino, um ex-treinador do Jiménez.



É evidente que o Jiménez não tem estado nada bem em vários lances, que ainda por cima têm dado golo. É evidente que, e basta olhar para a cara do rapaz, ele está a jogar sobre brasas. É evidente que, como diz Abel Resino, o valor da transferência foi exorbitante.
Mas também é evidente que é uma cobardia atacar o jogador por causa do preço que custou ao clube. O Jiménez pode ser acusado de muitas coisas, mas dessa não.

É evidente que sábado lá estarei para, na medida do que me for possível, lhe dar alento.

Força, Jiménez!

As estrelas da Benfica Tv

Outro dia estava a fazer zapping e deparei-me com um programa chamado Red Cafe no canal do Manchester United. Aquilo basicamente era o Rio Ferdinand sentado em frente a uma plateia de adeptos do United, que lhe iam colocando questões sobre os seus feitos no clube e sobre a sua vida em geral. Estava lá uma apresentadora, mas nem sequer tinha necessidade de intervir.
Cá está um bom exemplo daquilo que deve ser um dos objectivos principais de uma televisão de um clube: aproximar as estrelas do simples adepto.

Ora na Benfica Tv o que eu vejo constantemente é o Pedro Guerra, o Pragal Colaço, o Quimbé e outros que tal a debitarem opiniões. E eu sinceramente não tenho o mínimo de interesse que a televisão do meu clube me aproxime desses senhores. Se a desculpa é que eles são grandes benfiquistas, eu também sou, o senhor Manuel da padaria também é e o senhor Joaquim da mercearia idem. E acreditem que me dá muito mais prazer ouvir as opiniões do senhor Manuel e do senhor Joaquim do que as dos senhores supramencionados. Digamos que, qualquer que seja o assunto, prefiro sempre opiniões independentes...

Eu quero é saber mais coisas do Luisão, do David, do Aimar, do Saviola, do Sérgio Ramos, do Carlos Carneiro, do Dornelas, do Arnaldo, etc. Mas não é em programas fechados do género do Estrelas SLB. Era num programa aberto em que os atletas estivessem mesmo cara a cara com os adeptos, como o da Manchester United Tv.

De uma vez por todas, era bom que as estrelas da Benfica Tv fossem os atletas do clube e não os funcionários do canal.

Os meus 3 kits de sócio já estão entregues

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Como sabem, demos inicio no início do mês a um processo de comunicação da importância de ser sócio do SLB.

Expôs-se uma série de argumentos, mais ou menos relevantes, e lançou-se uma ideia: quem quiser aproveitar o Céu Encarnado disponibiliza kits gratuitos para tornar adeptos benfiquistas em sócios.

Pois bem, os meus 3 kits já foram entregues, os 2 do Éter já estão reservados, donde a iniciativa foi um sucesso (tivessem metade dos sócios a capacidade de conversão do nosso blogue e teríamos limpinho os tais 300.000).

Mas o que me surpreendeu não foi o sucesso da iniciativa, foi o desconhecimento que os novos aderentes têm da proposta de valor que o clube lhe tem para oferecer.

Este desconhecimento tem como base 2 convicções, enraizadas na mente de quem sabe uns quantos adeptos, que gostaríamos de desmistificar:

1: O sócio correspondente é um sócio de “2º nível" / Categoria inferior?

Esta convicção não tem razão de ser. O sócio correspondente tem todos os direitos, deveres e benefícios dos sócios efectivos, sendo beneficiado no custo das quotas (menos 56 euros ano), dado residir a mais de 50 Kms do Estádio.

Existe uma diferença adicional que tem a ver com o facto de o sócio correspondente não poder pertencer aos órgãos sociais do clube, mas penso que a esmagadora maioria dos adeptos espalhados pelo país não tem esta questão em mente.

2: O sócio não tem benefícios visíveis/não sei quais são os benefícios

Vamos pôr de parte a questão de contribuir para fazer o nosso clube maior (que já devia ser driver motivacional suficiente...). São 12€ por mês x 13 meses (Efectivo) ou 25€ por Trimestre (Correspondente).
  • 100 Litros por mês na Repsol, os sócios poupam 6 €  
  • 2 Menus grandes no McDonalds por mês, mais 2 €
  • Descontos significativos com o Meo 
  • Um sem número adicional de parcerias que permite compensar o valor da quota… Tudo aqui.
Para vos dar vários exemplos, fui fazer análises no outro dia, tive desconto. Fui andar de karts em Évora, desconto. Lavar o carro no Elefante Azul, desconto. Fiquei com o pára-brisas ligeiramente rachado e mandei reparar à Glass Drive e, como adivinharam, tive desconto.

Como é que faço? Não sei o guia de cor, por isso, pergunto em todo o lado se tenho desconto.

Não se esqueçam portanto que nunca serão sócios de 2ª Categoria, mesmo que nos separem 200.000 números e que poderão conseguir (ou quase) “pagar as quotas” com os benefícios.

Se são adeptos, mas não são sócios, juntem-se a nós no apoio ao clube, tornando real o lema do SLB – E Pluribus Unum. Todos os pormenores estão no site do clube. Rumo aos 300.000!

Demência

Este fim-de-semana estive num jantar onde estava presente uma pessoa que tem um familiar que trabalha na SAD do foculporto. Segundo consta, desde a época passada que o Macaco e a sua manada têm uma nova obsessão: apanhar a águia Vitória. O esquema passa por tentarem entrar na Luz com carne crua escondida e no momento do voo da águia prenderem inúmeros pedaços de carne no topo dos paus das bandeiras, para assim tentarem atrair a Vitória para lá. O mais curioso é que, ao que parece, esta ideia não surgiu de nenhum membro da claque mas sim de alguém dentro da própria SAD e chega mesmo a ser motivo de animadas conversas de corredor.

Isto é só para se perceber a forma de pensar e de estar na vida daquela gente.

Preparação

Dizem que a pré-época serve para as equipas se prepararem. Eu digo que também serve para os adeptos se prepararem.

No sábado o Benfica empatou com um golo mal anulado e um penálti não assinalado. Ontem o foculporto venceu com um golo em que a bola foi cruzada fora do campo.

Assim, pelo menos, quando começar o campeonato não se estranha tanto.

S'il vous plaît

Queria pedir ao senhor Etienne Franzi (nome abichanado, como todos os nomes franceses) para no próximo Sábado mandar vir a equipa toda para Portugal. Caso contrário prefiro ver um jogo entre os titulares e os suplentes do Benfica.

Sim, porque nós no Benfica não temos orgasmos quando vencemos uma equipa desfalcada de metade dos titulares.

Cérebro, um orgão estranhamente menosprezado

O Gaitán pode não ter a velocidade, a aceleração e a profundidade (não sei ao certo o que é isto mas o Freitas Lobo anda sempre com a "profundidade" na boca e achei que ficava bem aqui) do Di María, mas tem algo que eu valorizo imenso em jogadores de futebol e seres humanos em geral: utiliza o cérebro. E assim prova que um jogador pode mostrar toda a sua exuberância técnica mas sem nunca perder de vista o mais importante: o colectivo.


P.S. Não consigo chamar Nico ao Gaitán. "Nico" faz-me lembrar todos os programas supostamente humorísticos do Nicolau Breyner que eu tive que gramar quando era miúdo, apenas e só porque os meus avós adoravam o homem. Foi o Eu Show Nico, o Euronico e o Nico d'Obra. Estou em crer que grande parte da minha imbecilidade a isso se deve.

Ponham-se a pau!



Estes dois jogadores, que eu admiro imenso e considero fundamentais na conquista do último campeonato, que não se ponham a dormir...

Os dois miúdos brasileiros estão a jogar que até mete impressão!

Em ponto de ebulição

domingo, 18 de julho de 2010

É bom que se comece a pensar numa música do género "Tenham cuidado, ele é perigoso" para o Kardec. Esta época o miúdo vai rebentar.

Isto que fique bem claro

Este blog não aceita comentários racistas. Pode discutir-se a valia dos jogadores, mas nunca a cor da sua pele.

Peço-vos que não se dêem ao trabalho de entrar por aí, porque me obrigam a rejeitar o comentário, a mandar um escarro no ecrã do computador e posteriormente a limpá-lo. E isso dá trabalho.

Obrigado.

Nem Midas

Em relação ao jogo de ontem, só tenho uma coisa a dizer:

Nem o Brian Clough, que transformava autênticos cepos em jogadores de futebol cobertos de títulos, faria alguma coisa de Balboa.

E mesmo o Rei Midas, tenho sérias dúvidas...

O processo de integração no SLB

Não estava a contar com uma pré-época diferente da que estamos a ter. Manutenção da intensidade nos treinos e nos jogos, dificuldades de controlo da Jabulani, jogadores na fase inicial de integração no clube, fragilidades na defesa por falta de rotinas entre quem joga.

Se no ano passado todavia o ciclo de treinos e jogos se iniciou com a defesa titular praticamente composta e rotinada (com excepção da lateral esquerda), este ano a componente fulcral do jogo tem tido em permanência 4, às vezes 5, jogadores habitualmente não titulares, pelo que não estou particularmente receoso em relação a isto.

Todavia, esta questão gera 3 problemas:

  • Perda de confiança na actuação da equipa, fruto dos erros que surgem no processo defensivo
  • Menor capacidade para “defender” um novo guarda-redes
  • Superior dificuldade de integração dos novos reforços 
Em relação à integração, o tema deste post, os exemplos recentes têm dado indicações claras da existência de 3 fases neste processo, normalmente alinhadas com 3 épocas desportivas consecutivas.

Pensemos por exemplo em Di Maria, David Luiz, Luisão, Fábio Coentrão, Kardec, Cardozo e até Carlos Martins pela positiva, Balboa, Zoro, Shaffer, Moretto, etc… pela negativa.

Fase 1: Entrada no clube – Adaptação e ajuste das expectativas de ambas as partes
Entra no clube, fica diminuído pela sua grandeza, procura ajustar-se a tudo o que é novidade, está sozinho ou com a família mais directa, inicia um novo ciclo de vida pessoal e desportiva, tem pouca experiência.

Resultados: Não é titular, se é titular comete muitos erros ou revela imaturidade competitiva. Traz normalmente pouco valor acrescentado à equipa. Se não demonstra talento nem capacidade, é de imediato excluído ou emprestado.

Fase 2: Segundo ano – Afirmação (pela positiva ou negativa)

A vida pessoal está ajustada. O jogador conhece melhor o clube, o que ele representa e cresce em maturidade. Tem apoio familiar, criou amigos no plantel e na cidade.

Resultados: É regularmente utilizado. Assume estatuto de titular ou de primeira opção de aposta. Traz valor à equipa. Não é indiscutível, mas revela potencial para aumentar o rendimento desportivo. Se tiver sido excluído na fase 1 e não provou fora que merece ser opção, é potencialmente considerado perda desportiva e financeira.

Fase 3: Terceiro ano – Confirmação (pela negativa ou negativa)

Totalmente integrado. Há 3 anos em Lisboa, conhece o clube a fundo, relaciona-se com os adeptos de quem recebe elogios e agradece apoio. Está integrado na estrutura.

Resultados: É indiscutível e provavelmente referência da equipa. É cobiçado por outros clubes Europeus. Apresenta rendimento desportivo mais regular, com poucos erros. Se teve Afirmação negativa (fase 2), será provavelmente liberto a custo 0 (Moretto)

Esta evolução tem-se verificado válida para a grande maioria dos jogadores, dado virem sempre de clubes de menor dimensão, serem mais novos e normalmente de outro país.

Como se acelera então o processo de integração?

Sobretudo na escolha de reforços com mais de 22 anos, preferencialmente com experiência de jogo em clubes de topo no passado, onde jogaram regularmente e atingiram sucesso (Aimar, Saviola, Ramires, Katsouranis, Simão e Airton – este com menos idade mas no Flamengo a cobrança é enorme).

Custam mais, mas geram resultados desportivos quase imediatos, porque a adaptação é muito célere.
Uma política de reforços focalizada no resultado desportivo imediato terá de procurar mais este perfil (Huntelaar, Simão…) e menos o perfil actual de reforço do Benfica (Jara, Gaitan, Faria, Alípio, Roberto, Rodrigo…)

Integrar o perfil actual de reforços mais rapidamente implica mesclar recursos da fase de confirmação com estes novos jogadores, o que não está a acontecer na nossa defesa este ano, resultando em menor confiança e menor desempenho desportivo. O problema será atenuado aquando da chegada dos mundialistas (sobretudo o do guarda-redes, que efectivamente é o mais estrutural nesta fase).

Só uma nota final: Para ir longe na Liga dos Campeões, são necessários reforços do primeiro perfil – Este ano não fizemos nenhuma aquisição deste tipo, pelo que se percebe que a aposta será efectivamente no bi-campeonato e nas restantes competições nacionais.

Coro de mensagens

Não pude ver o jogo, deixei a gravar para ver amanhã. Mas quatro pessoas que me iam enviando mensagens destacaram:

- a banalidade do guarda-redes

- a passividade da defesa

- uma anedota chamada Balboa

- a arbitragem a carburar

É possível estar a ler um post sobre o Benfica e dar de caras com o nome "Bret Easton Ellis"? É

sábado, 17 de julho de 2010

Estes zunzuns sobre o Ramires já me andam a deixar de tal forma nervoso que nem ando a dormir em condições. Porra, o queniano é o meu jogador favorito do plantel! O homem não pode sair!

Espera lá, que eu já estou aqui a aldrabar... Eu acho que já tinha dito uma vez que o meu preferido é o Saviola. E sobre o Aimar também disse algo do género. E sobre o Cardozo idem. E Luisão. E David. E Maxi. E Coentrão. E Javi. E Quim (quando uma vez saiu a um cruzamento e agarrou a bola... nunca mais me esqueço, quase chorei de emoção, caraças!) E Weldon (no final do jogo contra a Naval, e julgo que até prometi dar esse nome a um filho meu. E se nascer menina é Weldon na mesma). E Luís Filipe (no milésimo de segundo imediatamente depois daquele remate espectacular do meio da rua contra o foculporto que ficou a milímetros de um grande golo e a centímetros de arrancar a cabeça ao Helton). E Airton (quando na final da Taça da Cerveja meteu sozinho no bolso o meio-campo inteiro do foculporto e ainda teve tempo para dizer à Besta que se continuava a distribuir molho lhe ia à tromba). E Éder Lu... não, por acaso sobre este nunca disse.

Enfim, é muito triste constatar que a minha própria palavra não vale rigorosamente nada. Ou vale menos que zero, como diria o Bret Easton Ellis, esse grande maluco.

Paga o que deves!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Estão a ver aquela rubrica do Nilton no 5 para a meia-noite, chamada "Paga o que deves"? Se não estão, é isto:



Eu propunha que no próximo programa ele telefonasse em directo para o Bettencourt ou para o Costinha. Se por acaso eles pensassem que do outro lado da linha estava o António Salvador, ia ser um momento épico de televisão.

Trevo da sorte


Força nisso, rapaziada! A vossa vitória duplica o nosso encaixe financeiro das receitas televisivas da Champions.

Os cães lambem-se uns aos outros

Portugal não fez menos que Holanda e Alemanha. (calma, não fui eu quem escreveu isto; até porque está em itálico e a auto-citação é um bocado como a masturbação, um gajo chega a uma certa idade e já não tem necessidade disso).

É este o destaque que A Bola dá à crónica de hoje do Andor Moreira. Nem sequer me vou dar ao trabalho de ler tal coisa, mas por esta frase adivinho que o Andor, munido da lógica de um puto de três anos com dificuldades de aprendizagem, decidiu pegar na derrota por 0-1 de todas estas selecções frente à Espanha e deste modo chegar à conclusão de que valem todas o mesmo.

Se dermos seguimento a esta linha de raciocínio, o Chile, que conseguiu marcar um golo à Espanha, foi melhor do que Portugal, Paraguai, Alemanha e Holanda. E que dizer da Suíça, que venceu a Espanha?

Espera, isso significa que a Suíça fez melhor do que a Espanha... Parabéns à Suíça, campeã do Mundo de 2010!


Fosse o Scolari o seleccionador e eu queria ver se o Andor escrevinhava uma imbecilidade deste calibre. Mas como lá está o colocador de pinos a lamber as nalgas ao foculporto e isso dá bastante jeito, vai daí e lambe-o também. Que bonito. Gosto sempre de ver o amor entre os animais.

Este gajo ainda é do Benfica?



Depois de ver este golaço, lembrei-me de uma coisa... Este gajo ainda é do Benfica, não é?

Recordo-me de que aqui há um ou dois anos o contrato estava a acabar mas depois renovaram para logo de seguida o emprestarem a um clube brasileiro qualquer. Na altura tive esperanças que isso significasse que vinha algum craque desse clube, mas não veio ninguém. Enfim, mais uma negociata sem nexo nenhum para o comum dos mortais mas que com toda a certeza fez sentido para quem encheu os bolsos à custa dela.

E eu até achava o rapaz um bom jogador (bem melhor do que o Makukula), mas dá-me ideia de que chegou à Luz e se borrou com o peso da camisola. Acontece aos melhores.

Efeito catalisador

Eu não sei o que é que se passa, mas anda tudo maluco. Primeiro foi o presidente do Marítimo que resolveu não ajoelhar no negócio do Kléber. Agora é um empresário que diz que o Rabiola do foculporto assinou por dois clubes. E para terminar ainda temos o Lito Vidigal que quer fazer frente a um dos maiores vigaristas do nosso futebol e grande amigalhaço do presidente do foculporto.

É a loucura total no futebol português! Perdeu-se o respeito! As vitórias do Benfica têm este efeito catalisador que muito gosto me dá observar.

Momento íntimo

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Após o encontro, um dos responsáveis do clube helénico chamou Balboa à parte e "escondeu-o" numa zona menos iluminada, mantendo ali alguns minutos de conversa em particular com o jogador (mais aqui).

"Escondeu-o numa zona menos iluminada"?!?!

Isto soa mesmo a engate de beira de estrada... Mas pronto, se o namoro correu bem e quiserem levar o rapaz, estão à vontade.

Reacção de Urreta ao saber que Jesus quer dois extremos

Ah, faleceu? Mas era um homem tão novo...

O presidente do Marítimo anda armado em carapau de corrida. Qualquer dia ainda aparece a boiar na praia do Calhau...

Estou curiosíssimo por saber em que lugar vai acabar o Marítimo esta época. Aposto claramente na metade inferior da tabela, quiçá numa empolgante luta pela permanência.

A convocatória dos sub-19 deu-me uma ideia…

Ilídio Vale convocou 7 jogadores nossos para o Europeu Sub 19 (6 mais o Nélson Oliveira), o que confirma que o melhor talento / potencial na categoria está no Seixal.

Isso deixa-me efectivamente satisfeito. Mas sabem o que eu gostava mesmo?

Estádio da Luz, um final de tarde de Domingo de Agosto, meia dúzia de amigos da blogosfera benfiquista, indefectíveis e inabaláveis no apoio ao clube, nos bons e nos maus momentos, independentemente dos resultados…

Apreciadores do jogo, conhecedores do clube e das vicissitudes do mundo do futebol. Capazes em 90 minutos de formar um juízo de valor sobre jogadores e sobre equipas de todo o mundo.

Uma bola de qualidade (Jabulani não), Jorge Jesus de um lado, Mourinho do outro…

Sport Lisboa e Benfica – Real Madrid, em Juniores (estes de 2009/2010)

O nosso clube com o Nelson Oliveira, o Real com Rodrigo…

Quantas dúvidas não se dissipariam nesse dia?

Pouco optimista no andebol

José Costa, Pedro Graça e Milan Vucicevic (este é o único que conheço minimamente e é um belo jogador) são, até agora, os três reforços do andebol do Benfica para esta época.

Não sei se isto será suficiente para ser campeão porque, na minha opinião, o principal problema da época passa não passou tanto pela qualidade dos jogadores mas sim pela falta de ideias colectivas que a equipa por vezes apresentava. O Benfica perdeu inúmeros jogos porque simplesmente não funcionou como um bloco.

Eu adorava que alguém me explicasse o caso Donner.

Menos, por favor

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O mister Jesus anda a falar de mais. Ele que se concentre naquilo em que é realmente mestre.

Local perfeito para se estagiar

Os árbitros da principal categoria para a nova época estão em estágio em Braga, onde até ao próximo domingo vão estar a aperfeiçoar a técnica, as capacidades físicas e psicológicas (resto da notícia aqui).

Será que estão em alguma unidade hoteleira de António Salvador? Ou do Mesquita? E os treinos serão no Estádio Axa? E o coordenador do estágio será o Domingos? Ou o Fernando Couto?

Prazer a dobrar

Já sabíamos que o zbordin se tornou há muito uma filial lisboeta do foculporto. A transferência do capitão Noddy veio deixar as coisas ainda mais cristalinas.

Agora, com a ida de Stojkovic (de longe o melhor guarda-redes que há ali) para Braga, o zbordin pelos vistos também é uma filial lisboeta do clube minhoto, que por sua vez é uma filial do foculporto em Braga. Ou seja, o zbordin é duplamente filial do foculporto. O dobro do agachamento, o dobro do prazer.

Mais uma vez se comprova que o zbordin é uma agremiação realmente diferente e difícil de compreender. Enquanto a maioria dos clubes procuram alargar a sua influência tendo várias filiais e clubes satélites, o zbordin procura ser filial de vários clubes e satisfazer as necessidades de todos eles o melhor possível.

Há pegas menos badalhocas.

Oito vezes burro

No Benfica era o oitavo avançado, diz o flop Keirrison.

Não, miúdo. Chegaste ao Benfica para seres o terceiro avançado, atrás da dupla Cardozo/Saviola. Depois, o Weldon passou-te à frente e passaste para quarto avançado. A seguir foi o Nuno Gomes e passaste para quinto avançado.

Se quiseres até dou de borla que, em Dezembro, quando o Kardec e o Éder Luís chegaram, tu ainda contavas para alguma coisa. Serias então o sétimo avançado.

Mas para dizeres oitavo é porque estás a contar com o Mantorras. Está então explicado por que motivo saíste do Benfica e a Fiorentina também não te quer. Além de seres fraquinho, és burro.

Se vamos pelo mesmo caminho...

O ano passado começámos com vitórias, goleadas, só não ganhámos ao Sion na pré-época.

Este ano estamos no mesmo registo. E se continuarmos iguais ao ano passado adivinhem o que vai acontecer à 3ª jornada, no Estádio da Luz?

Se for para ser igual ao ano passado, alguém irá faltar ao jogo com o Setúbal? Só o Azenha.

Well done

terça-feira, 13 de julho de 2010

Espero que o Weldon não saia do Benfica nos próximos tempos. É um jogador low profile, não arma casos por não jogar, quando salta do banco entra cheio de vontade e nas raras vezes que é titular cumpre razoavelmente bem e até marca o seu golito da praxe.

E a harmonia de qualquer plantel passa muito por jogadores com este perfil.

Um grande "minino"

Os primeiros 2m30s estão absolutamente fantásticos!





O não-clube

Muito sinceramente, não compreendo como é que algum jogador jovem, que tenha confiança no seu potencial e que ambicione ganhar títulos e fama, possa sequer colocar a hipótese de representar o Manchester City.

Tango


Com a saída de Di María (e Gaitán em ano de adaptação), o perfume do futebol argentino vai estar a cargo destes dois senhores, que vão certamente ter um papel ainda mais preponderante nas movimentações ofensivas do Benfica.

Só de pensar naqueles lances em que eles os dois parecem alhear-se do resto do Mundo e, numa coreografia perfeitamente sincronizada, vão avançando no terreno enquanto tabelam um com o outro, até fico com água na boca.

Aimar e Saviola são, sem sombra de dúvida, dois dos jogadores com mais classe que já vi de águia ao peito. Só tenho pena de não terem a idade que tinham na capa da revista...

Zbordin é classe

Comentários técnicos sobre a Jabulani. Quase há porrada entre dois homens (um deles com uma muleta e alegadamente com o tornozelo partido). E no final aquele grito horrível que mais parece um rebanho de ovelhas a balirem.

Depois de ver isto, nunca mais me queixo dos meus companheiros de sector na Luz.

Voz da experiência

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Não dou muito valor a isso. Quando cheguei ao Benfica também senti muitas dúvidas em relação a mim. Há que deixá-lo trabalhar e acredito que é isso que os benfiquistas vão fazer. Já treinámos juntos e ele mostrou ter muita qualidade, diz quem já sentiu na pele o "efusivo apoio" de certos benfiquistas.

Passatempo Benfica no Mundial - Resultado Final

Parabéns ao MB!

Como o Maxi não conseguiu alterar nada, mantiveram-se os scores das meias finais e o MB é o vencedor deste passatempo.

Parabéns a todos os que participaram e sofreram diariamente a ver o Mundial, com a cabeça na Jabulani autografada... Não foi um Mundial de encher o olho, para benfiquistas ou amantes de futebol, mas o passatempo penso que foi interessante.

Com base no que o nosso clube já avançou com a questão da TMN, vamos oferecer o prémio adequado: Será efectivamente o manto sagrado deste ano, isto se o MB ainda não o tiver adquirido.

Estamos a pensar personalizar o Manto com Balboa Filipe Zoro, nas costas... o que achas? :)

A entrega fica agendada para o dia da apresentação do SLB aos sócios, ok?

Acertar na baliza é para meninos

O pasquim O Nojo iniciou uma campanha para assegurar que Falcao ganha um título esta época: o de jogador com mais remates ao ferro. A direcção do pasquim está indecisa em relação ao nome que se deverá dar ao troféu. Uns preferem algo simples como Bola de Ferro, outros gostam mais de um elaborado Acertar na baliza é para meninos.

Na capa de hoje, podemos ver uma espécie de ensaio geral desta bela iniciativa d' O Nojo. O foculporto empata 1-1 com o Pessegueirense lá da Alemanha mas o grande destaque vai para... atenção (rufar de tambores)...

Bis de Falcao na barra a passes de Moutinho.

Muito bom! Até o pequenito Noddy já rende nos treinos, com duas assist... quer dizer, não sei que nome se dá a este género de passes que não dão golo. Pode ser que os gajos d' O Nojo saibam.

Avaliar um Guarda Redes por um jogo?

Avaliem este, do Barreirense.

Levou 8 no Estádio da Luz nesta tarde.


Que guarda redes fraquinho!

Infelizmente, no Benfica não há só águias


Só de pensar que hoje há muito benfiquista que olha para a capa do Reco-reco (que me recuso a copiar para aqui) e sorri, dá-me náuseas.

Adeptos assobiaram guarda-redes e pediram Moreira. Onde é que eu já vi este filme...

Era isto que alguns queriam, não era? Pois aí têm. Às custas do Benfica, claro, mas isso não interessa nada.

A vergonha do verde


Espera... Agora temos uma nova. É a camisola do guarda-redes que é verde e isso é uma vergonha para a História do Benfica e traz azar e mais não sei quê.

Muitas vergonhas vi eu quando o Silvino equipou de verde! Foram simplesmente os melhores anos de Benfica que eu vi. Duas finais da Champions com o Silvino vestido de verde. Mas que grande vergonha, hã?! A primeira vergonha, contra o PSV, com um equipamento igual ao da foto e a segunda vergonha, contra o Milan, de verde e preto. Já para não falar dos vários vergonhosos campeonatos e vergonhosas Taças de Portugal conquistadas com o guarda-redes do Benfica vestido de verde.

Até o grande Bento chegou a jogar de verde! Que vergonha, Bento! Como é que te fizeram uma coisa dessas?!

Enfim, isto é cada coisa que se lê que um gajo até fica... verde. Eu tinha era vergonha de despejar diarreia pela teclas.

As carpideiras saíram à rua

domingo, 11 de julho de 2010

Custa-me bastante escrever isto, mas é por causa de uma série de comentários que já li em blogs que, em Portugal, jogadores como o Lisandro López só dão no foculporto. Tivesse ele vindo para o Benfica e feito uma primeira época miserável como fez que ia ver o que lhe tinha acontecido.

Porque o Benfica é o reino da perfeição e não se pode falhar. Quem falha morre. Paz à sua alma. Ámen.


P.S. Para mim o Roberto Jiménez ainda continua vivo e de boa saúde. Tenha ele custado 1, 8,5 ou 100 milhões.

Começou

Acabei de receber um sms do ilustre Éter que me informou que o Roberto tinha mandado um frango. E a minha resposta foi que em breve começariam as bocas sobre o valor dado por ele.

Meu dito, meu feito. Limito-me a copiar o que vi num blog:

"3′ Golo do Sion. Que grande frango!! O guarda-redes suíço rematou, Roberto saiu da área, a bola bateu à sua frente, passou-lhe por cima e
Mpenza encostou para o 1-0. Começam a questionar-se os 8,5 milhões por este guarda-redes…"

Meus caros, não criem outro Moretto. Bem sei que o valor pago por um e outro é bem diferente. Mas o certo é que o Moretto era de inquestionável qualidade e as pressões, os assobios e os apupos deram cabo dele. Não façamos o mesmo com este que, segundo muitos, tem imenso valor. Não façamos o papel dos nossos adversários.

Falhou? Apoiemo-lo! O Cardozo não falha golos em barda? Falha... E não foi barato. No entanto é adorado por todos?

A imponência do Benfica



A Capadócia, em pleno coração da Turquia, foi provavelmente a zona do globo com a paisagem mais extraterrestre que já vi. São quilómetros e quilómetros de rocha e mais rocha, e aqui e ali uma povoação. Alguns turcos vivem mesmo em casas feitas na própria pedra antes do nascimento de Cristo. Disseram-me eles que só dentro da pedra se suporta o calor infernal.

Mas os turcos disseram mais. Um deles, quando se apercebeu de que o grupo onde eu estava era português, disse: Portugal! Figo (o Ronaldo tinha acabado de chegar a Manchester e não era conhecido)! Benfica!

E eu fiquei ali uns segundos, meio aparvalhado, a sorrir para o homem e a perguntar-me como raio é que ele sabia da existência do Benfica. Nunca mais me esqueci daquilo. Porque uma coisa é irmos a Paris, a Madrid, a Macau, ao Brasil, etc, e saberem o que é o Benfica, outra coisa é estarmos literalmente no meio de um deserto de rocha e um ser humano virar-se para nós e dizer Benfica. Acreditem que isso bate forte. E eu que, perante a imponência da paisagem que me rodeava, já andava reduzido a um insecto, fiquei ainda mais esmagado perante a imponência do meu próprio clube.

Mas lembrei-me disto a propósito de quê? Quando li esta notícia e descobri que o Benfica está prestes a abrir uma Casa do Benfica na Namíbia. Bem sei que a Namíbia faz fronteira com Angola e tem uma comunidade portuguesa importante em Windhoek, a capital, mas mesmo assim... Estamos a falar da Namíbia, caramba! Ora experimentem dizer Casa do Benfica da Namíbia em voz alta. Também forte, não é? Quase podemos sentir a imponência do Benfica nestas palavras.

Mais nenhum clube no Mundo consegue isto, essa é que essa.

Virar o feitiço contra o feiticeiro

Ao longo dos anos, a comunicação social tem sido pródiga em minar os treinadores e jogadores do Benfica mesmo antes de estes começarem a trabalhar. Como este ano em matéria de treinador do Benfica têm mais é que estar caladinhos, de vez em quando lá aparece uma notícia deste género.

André Villas-Boas separou-se de José Mourinho por ter exigido ao agora treinador do Real Madrid ser seu treinador-adjunto no Inter de Milão. Mourinho não gostou e afastou-o, em Abril de 2009. Até então, o novo técnico do FC Porto passara sete anos com ‘Il Speciale’ sem ter entrado em campo para treinar uma única vez.

Ele apenas elaborava toda a informação, porque onde é realmente bom é na parte informática.

Tem muitos dossiês com parte teórica, mas não domina a parte prática.

Depois de falhar a contratação de Jorge Jesus, que acabou por assinar pelo Benfica, o FC Porto quis contratar Rui Faria, esse sim considerado o braço-direito de José Mourinho. Mas o adjunto que o acompanha já desde o tempo dos ‘dragões’ recusou, preferindo manter o cargo que ocupa na estrutura.


Se, como eu acredito, o Benfica entrar fortíssimo no campeonato e conseguir uma ligeira vantagem sobre o foculporto, estas frases do género "Mourinho pô-lo a andar", "não domina a parte prática", "Rui Faria recusou" terão que ser desenterradas e repetidas até à exaustão até a situação se tornar praticamente insustentável para o Villas-Boas.

Estas abébias têm que ser exploradas, o Benfica não pode perdoar. Foram décadas a levar com este tipo de tácticas, chegou a altura de as usar em nosso proveito.

Amigável significa isso mesmo

O Benfica tem que começar a prestar mais atenção aos adversários que escolhe para disputar os amigáveis de final e de princípio de época. Depois daquela coisa inenarrável que foi o desafio contra os gregos no Canadá, agora tivemos mais um jogo em que o adversário abusou da dureza em algumas entradas. Até o desgraçado do Gaitán, que jogava na Argentina e decerto está habituado a jogos viris, se queixou: Foi um jogo duro. Tratava-se de um amigável, não era necessário... O objectivo destes jogos é ganhar ritmo e não jogar tão forte.

Os amigáveis de pré-época não servem para partir rótulas e perónios; servem para, entre outras coisas, adquirir automatismos e ritmo. Se as outras equipas não compreendem isto, cabe ao Benfica informá-los com antecedência sobre o que significa a expressão "jogo amigável", sob pena de qualquer dia algo correr mal.


P.S. Lembro-me que aqui há uns anos uma equipa espanhola (não me recordo ao certo qual) abandonou um jogo amigável porque a violência das entradas dos adversários já tinha lesionado um jogador e estava a colocar em risco a integridade física dos restantes.

Resultado da Sondagem nº 17

sábado, 10 de julho de 2010

A pergunta era "Concordas com o regresso de Simão?"

Aqui ficam as respostas:

- Não, o seu tempo no Benfica já passou 27%

- Só por menos de 5 milhões 23%

- Só a custo zero 23%

- Sim, sem dúvida 18%

- Não, ia haver problemas com a braçadeira 5%

- Não, está velho 4%


Os resultados não deixam de ser interessantes. Apesar de a resposta mais votada ser contra o regresso de Simão Sabrosa, o "sim" vence no global com 64% dos votos (apesar de duas destas respostas terem condicionantes monetários).

Ou seja, a maioria dos votantes gostaria de ver Simão novamente na Luz, mas sem que o Benfica cometesse uma loucura financeira para o resgatar ao Atlético.

Grande contratação

Depois da veemência com que o presidente afirmou que David Luiz vai permanecer no Benfica, dissipei as minhas dúvidas em relação a essa questão.

Ainda bem que a direcção fez um esforço para manter o David pelo menos mais um ano. Para mim, é a primeira grande contratação da época.

Bruno a caminho do foculporto

sexta-feira, 9 de julho de 2010


O foculporto está prestes a apresentar um novo jogador. Trata-se de Bruno, guarda-redes do Flamengo e suspeito de ter assassinado a ex-namorada. Com esta contratação, o foculporto quer provar que, além de tudo o que já conhecemos, também consegue ilibar funcionários acusados de homicídio. Será um desafio emocionante para Gil Moreira dos Santos e seus pares.

E ainda há outro pormenor. Se, ao que tudo indica, a Besta Alves sair do clube, o foculporto deixará de ter um jogador que quase matou uma série de pessoas dentro do campo para passar a ter um jogador que já matou uma pessoa fora dele.

Fome de Benfica

Não percebo por que motivo o jogo do Benfica de amanhã não dá em nenhuma televisão. Se a OliveirinhaTv não tem os direitos desse jogo, por que não pode a BenficaTv transmiti-lo? Os adeptos estão com fome de Benfica e dá ideia de que a televisão do clube não quer fazer um esforcinho logístico e financeiro para a mitigar. Nem que fosse só com uma câmara e sem repetições, caramba!

Enfim, parece que vamos ter que esperar por Domingo.

O segredo é a alma do negócio

O facto de actualmente o zbordin dominar as capas dos pasquins significa uma única coisa: o Benfica está a trabalhar extraordinariamente bem no mercado. Qualquer dia é apresentado outro Saviola sem ninguém ter descoberto nada.

Polvo? Só no prato

Só a mera ideia de pensar que alguém pode acreditar mesmo que, algures no Mundo, há um polvo que prevê resultados de jogos de futebol causa-me arrepios na espinha.

Já o facto de a imprensa dar um enorme destaque a semelhante imbecilidade não me causa arrepios nenhuns. Apenas nojo.

O grito do Ipiranga de Queiro(ó)z(s)?

- Professor, o que tem a dizer do seu trabalho até agora na selecção?

- Portanto, o que eu tenho a dizer, de uma forma simples, directa e séria, é que isto é uma desonestidade, isto é uma vigarice, isto é execrável, isto é de uma baixeza que não tem limites.


- Qual é a sua relação com os dirigentes do foculporto, dos quais é acusado de ser um pau-mandado?

- Este tipo de gente é execrável, é vigarista, é desonesta, é aldrabão e isto é tempo de dizer basta a este tipo de gente.

- Noto alguma revolta nas suas palavras... É portanto o seu grito do Ipiranga? Quer concretizar?

- Não tenho rigorosamente mais nada a dizer relativamente a pessoas que não merecem o mínimo de respeito de uma sociedade que não se pode rever neste tipo de gente.

- Mas diz isso porque o presidente do foculporto lhe prometeu uma percentagem da transferência de João Moutinho?

- Porque esse senhor - eu vou repetir outra vez - é vigarista, é desonesto, é aldrabão e é execrável.



Olha, afinal parece que as perguntas não foram nada do que eu escrevi... É que parecia mesmo, pá! Ficavam ali tão bem... Mas pelos vistos tudo não passou de mais um episódio já corriqueiro em tal personagem. Diz que não disse, é agressivo e insulta.

Entretanto, o jornalista Pedro Prostes da Fonseca garantiu que a conversa existiu mesmo e que inclusivamente está gravada.

Ai se o Queiro(ó)z(s) o apanha num aeroporto!

Red Pass a prestações

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Hoje li algures que o zbordin decidiu baixar o preço do bilhete de época lá do sítio, alegando que está a pensar na crise económica que Portugal atravessa. Não estou dentro da cabeça dos dirigentes lagartos (felizmente!) para saber se a razão invocada é verdade ou não. Cá para mim aponto mais para "o produto é fraquinho, a procura desce, portanto o preço também tem que descer". Mas também não é isso que aqui me interessa.

O que me interessa é que, juntamente a essa redução de preço, o zbordin decidiu permitir pagar o bilhete de época em duas prestações. E julgo que o Benfica deveria fazer exactamente o mesmo. É muito bonita a conversa do "clube virado para os sócios" mas isso para os sócios mais pobres do clube (que ou muito me engano ou serão a grande maioria) é o mesmo que nada.

Assim de repente lembro-me de um senhor que presta alguns serviços de manutenção no local onde eu trabalho (deve receber pouco mais do que o salário mínimo) que no outro dia me dizia que gostava imenso de comprar Red Pass para ele e para o filho mas que nesta altura não dava, porque era muito dinheiro e porque parte do orçamento mensal da família ia ser canalizado para as férias. Mal o homem me disse isso lembrei-me logo das prestações...

Será assim tão difícil permitir que as pessoas possam pagar o cativo em duas prestações? É assim tão difícil compreender que nesta altura as famílias estão focadas nos gastos das férias? Será que a conversa do clube de cariz popular só é invocada quando interessa? Os dirigentes não percebem que, precisamente por ser um clube de cariz popular, a grande parte dos sócios não vive à grande e à francesa, e que ao longo do ano alguns se privam mesmo de muita coisa em prol do clube? E por que não dar uma ajudinha a essas pessoas, aliviando-lhes um pouco as finanças?

Se querem realmente virar o clube para os sócios, permitam que eles paguem o cativo em duas ou três prestações. O tal senhor de quem falei anteriormente e o filho iam agradecer imenso, e como eles outros haverá.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.