Querem uma notícia realmente má para o Benfica?

quarta-feira, 30 de Junho de 2010

Isto é uma palhaçada. Só num país do Terceiro Mundo é que o Estado consegue controlar as decisões estratégicas, aprovadas em Assembleia Geral pelos accionistas, de uma empresa privada cotada na Bolsa de Nova Iorque.

Espero que a Comissão Europeia decida o mais rapidamente possível sobre este assunto e acabe com esta vergonha da Golden Share. O país agradece e o Benfica, indirectamente, também pode lucrar muito se tal suceder.

Tira! Tira! Tira!

Pessoal, quero tudo aí a rezar a Cristo, Alá, Brahma, Rá, Jeová, Buda ou simplesmente a fazer uma dança tribal africana para ver se o Paraguai chega pelo menos às meias-finais.

Isto não tem nada a ver com uma vingança sobre a Espanha nem com o Cardozo. Aqui, outros valores se erguem...

As maiores patranhas da História

Em 1935, Hitler anunciou um pacto de não-agressão com a Polónia. Quatro anos mais tarde... Pimba, que até dói!

Em 1988, George Bush (o pai), então candidato presidencial, proferiu a mítica frase: Read my lips: no new taxes. Mal se apanhou com o rabo no cadeirão os impostos subiram.

Algures nos anos 90, quando os meus pais iam passar o fim-de-semana fora, eu dizia sempre: Sim, sim, eu porto-me bem, não se preocupem. Várias foram as vezes em que os meus vizinhos chamaram a polícia por causa do barulho...

Hoje em dia, quando vamos ao médico dizem-nos sempre: Vai ter que esperar meia horita, que o sôtôr está atrasado. Passadas duas horas lá chega enfim a nossa vez.

Em Fevereiro de 2010, a malta do foculporto emitiu um indignado comunicado, do qual destaco estes pontos:

3 – O seu discurso, aparentemente sério e objectivo, não ilude a sua antiga atracção pelas câmaras. Apesar da verborreia elaborada, o essencial ficou por abordar: o que é um interveniente no jogo? E porque não comentou o parecer, junto aos autos, de reputado especialista em Direito Desportivo, Prof. Dr. Leal Amado, nem a opinião escrita e falada do Dr. José Manuel Meirim, que asseveram que os Assistentes de Recinto Desportivo não são intervenientes no jogo;

4 – Dissipada esta cortina de fumo, que esconde a questão basilar, resta perguntar ao presidente da CD da LPFP se os maqueiros, os bombeiros, os apanha-bolas, os jornalistas e, até, os vendedores de gelados e de algodão doce, são igualmente intervenientes no jogo, tal como os treinadores, adjuntos, médicos e dirigentes;

Em Junho de 2010, mais precisamente hoje, a mesma malta do foculporto propõe que os assistentes de recinto desportivo sejam equiparados a polícias, maqueiros, bombeiros, representante da protecção civil, apanha-bolas e repórteres. Com a diferença de que a categoria "interveniente no jogo com direito de acesso ou permanência no recinto desportivo" vai passar a chamar-se simplesmente "agente desportivo".


Nem Hitler se lembraria desta. Nem eu.

Querem mais emoção!? Impossível - Passatempo Mundial

Fecham-se os Oitavos e ainda temos 6 dos nossos 10 em competição.

O apuramento do Paraguai para os Quartos e o facto do Cardozo ter passado os 90 minutos de jogo levaram o PiareM de novo para a liderança, mas agora meus amigos...

Os 4 primeiros têm 1 ponto de diferença entre si!

Entre o 1º e o 7º há apenas 5 pontos de diferença!

O Céu Encarnado posiciona-se para levar todos os prémios anunciados (Éter e Scandium, contamos convosco!)

Muito mais emocionante que um Paraguai - Japão, um Portugal - Brasil... que o próprio Mundial em si.

A classificação aqui ao lado. Comentários é na caixa.

A chapada de Eduardo

Porque também é bom reconhecer quando erramos, quero aproveitar para dizer que me enganei redondamente na minha apreciação ao Eduardo. Julguei que ia ser um fiasco total neste Mundial, que não ia transmitir confiança nenhuma à equipa e que Portugal seria humilhado por culpa dele.

Acontece que o Eduardo me deu um valente e merecido chapadão na tromba, para eu não me armar em esperto. Foi, a par do Fábio Coentrão, o melhor jogador português deste Mundial e um dos melhores guarda-redes da prova. E se Portugal não perdeu com o Brasil e não sofreu ontem uma humilhação histórica frente à Espanha, a ele o deve.

Cristiano Ronaldo no Benfica?

Se, numa realidade paralela (e altamente estúpida, como é óbvio), eu, e só eu, pudesse decidir se Cristiano Ronaldo jogaria ou não pelo Benfica, a minha escolha seria "não".

E sem direito a comunicados, conferências de imprensa ou idas às Tardes da Júlia para explicar porquê. Seria apenas um humilde e rotundo "não". Um "não" quase sem pensar, instintivo, automático, igual ao que respondo a quem na rua me pergunta se tenho lume.


Sim, eu sei que a maior parte das pessoas diriam "sim" com a mesma rapidez com que eu diria "não". Ainda bem que não somos todos iguais.

Nem tudo é negativo

terça-feira, 29 de Junho de 2010

Em horas tristes, há que tentar retirar o que haja de positivo e neste momento consigo descortinar algumas coisas positivas.

Desde logo, a possibilidade de vermos Coentrão a jogar de vermelho na próxima época aumento exponencialmente. A continuar as jogatanas que fez seria muito difícil segurá-lo. Assim ainda há esperança.

Em segundo lugar, vamos deixar de ouvir Queiroz e as suas frases intelectuais nas conferências de imprensa.

Em terceiro lugar, acabaram-se as indirectas e as directas ao seleccionador. Foi Deco a seguir ao primeiro jogo; hoje foi Hugo Almeida e Ronaldo.

Em quarto lugar, vamos deixar de ver a equipa de Portugal com 11 jogadores atrás da bola. É pouco!

Em quinto e último, acabaram-se as mordomias e os prémios de jogo milionários. A vitória de hoje renderia 50 mil euros a cada jogador... Acabou-se a mama, o que não pode deixar de nos agradar.


P.S. A atitude desta equipa, desta Federação e principalmente de alguns jogadores que se acham superiores tem de ser pensada.

Seppuku? Calma, não é preciso chegar a tanto


Uma vez, quando era puto, falhei um penálti num torneio inter-turmas de futebol de cinco e a minha turma foi eliminada. Nesse dia não jantei e no dia seguinte nem conseguia encarar os meus colegas. Hoje olho para trás e rio-me. Só mesmo uma criança para fazer tamanha tempestade num copo de água tão pequeno.

Não imagino o que este desgraçado do Komano deve estar a passar. Espero que o rapaz não descenda de uma família de samurais...

Nuestros hermanos? Meus não.

Detesto o Queiro(ó)z(s), abomino a Besta Alves e a presença de brasileiros na selecção repugna-me.
Mas se há coisa que me tira realmente do sério é a arrogância e o desprezo com que os espanhóis tratam os portugueses, tanto quando eles visitam Portugal como quando somos nós a visitar Espanha.

Hoje espero que o Fábio marque o golo da vitória e mande aqueles peneirentos para casa.

Agora sim

Agora sim, depois de ver os valores reais do negócio, vou comentar a transferência do Di:

36 milhões, mesmo sendo abaixo da cláusula, será excelente; 25 milhões, para já, é uma merda. Contudo, o Mourinho por onde passa papa sempre quase tudo o que é troféu, o que do ponto de vista do Benfica é óptimo para este negócio. Resta o Di María impor-se em Madrid, e é precisamente aqui que tenho sérias dúvidas. Julgo que ele deu o salto demasiado cedo. A ver vamos...

Lembrei-me de outra coisinha... Por que é que não fizemos o mesmo com o Balboa? Por exemplo: 2 milhões pela assinatura + 1 milhão por presenças + 1 milhão por objectivos atingidos pela equipa. Tínhamos poupado 2 milhões... É altura de o Benfica começar também a tentar fazer este tipo de contratos. Se o jogador rende e a equipa ganha, é bom para todos. Se isso não acontece, pelo menos a vertente financeira fica salvaguardada.


P.S. Eu exigia uma compensação financeira ao Real por causa da multa e da suspensão das acções do Benfica decretada pela CMVM. Foi o facto de eles terem anunciado a transferência no seu site oficial que originou isto. Imbecis.

Dia de Queitanaccio

Hoje à noite Queirozsz irá de novo pôr em prática o Catanaccio tuga, com o 1-9-1-0 a defender contra a Fúria Espanhola.

O mérito da prestação defensiva da selecção na África do Sul já ninguém lhe tira. Efectivamente e no caso de sermos eliminados, não se poderá apontar o dedo por maus resultados, pois a Espanha é claramente favorita.

Agora para o apaixonado do futebol (onde me incluo), que mais do que ganhar a selecção do seu país gostaria que ganhasse a selecção que joga mais e melhor, vou ter de levar com mais 90 minutos de contenção, cautelas, entre ajuda, espírito de sacrifício, luta, e empenho da selecção portuguesa (querendo eu futebol do bom… estou sem sorte).

Só deixar uma nota final para o Fábio, que eu sei que ele vai ler isto antes do jogo de logo:

Fábio, aquilo que fizeste no estádio do foculporto, aquele golo fora da área brutal, estás recordado? Guarda a repetição para outro dia. Hoje não faças, ok? É que vai estar muita gente a ver.

A época gloriosa do SLB tornou ainda mais penoso este Mundial com pouco futebol. Felizmente a nossa pré-época vem já ai.

Um cara "legau"

Com esta histeria colectiva do Di María (passei a noite a correr aos gritos pela casa enquanto ia arrancando cabelos) nem reparei que o Éder Luís já tinha sido despachado para terras de Vera Cruz.

O rapaz sempre me pareceu um cara muito legau, mas... Jogar à bola que é bom, 'tá quieto!
A sua contratação foi uma bela invenção do mister, mas não se pode acertar em tudo. Aliás, ainda bem que o Éder não vale nadinha, porque assim confirmei que o nosso Jesus é um ser humano normalíssimo e não o Messias em carne, osso e chagas.
Mas não há stress. Quem pediu o Éder também pediu o Aírton (craque), que daqui a uns anitos paga a sua própria contratação, a do Éder e o Benfica ainda tira dali um lucro do caraças.

Apesar de tudo, desejo obviamente as maiores felicidades ao Éder, mesmo que ele insista em dedicar-se à prática do futebol profissional, e espero que da próxima vez que o veja na Luz ele esteja simplesmente de visita.

Para terminar, é curioso que no único jogo em que o Éder marcou um golito, o que toda a gente se vai lembrar é do primeiro e único hattrick do Di María ao serviço do Enorme. Até nisto o homem não teve sorte, caramba!
Por outro lado, o Éder é mais um daqueles jogadores que, ninguém sabe bem como, um dia vai poder dizer aos netos: Olha que o avô já foi campeão pelo Benfica!

Limite de estupidez

Eu tenho um limite diário de estupidez que procuro não ultrapassar e normalmente já me custa suportar a minha própria idiotice. Esse limite acaba de ser ultrapassado em grande escala.

Depois de ter lido alguém a pedir a demissão de Luís Filipe Vieira por causa do negócio do Di María, vou desligar o computador e dormir.

Façam-me um favor

segunda-feira, 28 de Junho de 2010

Parem de tentar aceder ao site da CMVM para ver se aquilo fica on. Queria ver lá uma coisinha...

Já foi


Já está no site oficial do Real...

Costinha e as dispensas do Real Madrid

Costinha liga a Mourinho...

- 'Tou? Mourinho?

- Sim, quem fala?

- É o Ministro!

- Oiça, José, eu já lhe disse que não entro em campanha nenhuma nem vou tomar pequeno-almoço nem lanchar consigo! E...

- Não, eu...

- Xiu! Não interrompa o Special One. Essas tretas de política são com o Figo, ouviu? Não me incomode mais com isso.

- Ó mister, é o Costinha!

- Ah, ok. Diz lá o que queres.

- Era por causa de uns jogadores do Real Madrid...

- Mas o que queres? Não tenho lugar aqui para ti.

- Não, não. Era por causa do Sporting...

- Mas queres fazer um amigável de pré-época, é isso? Duvido que esta malta aceite...

- Não é isso, mister. Queria saber se há hipótese de algum jogador do Real Madrid vir para o Sporting.

- ...

- 'Tou? Mister, 'tá aí?

- Pipipipipipi.


Costinha não desarma e arranja o número de Drenthe...

- 'Tou? Drenthe?

- Sim, quem é?

- É o Minis... É o Costinha!

- Hã?

- Hmm... É o Costa, de Lisboa!

- Rui Costa?! Benfica Lissabon?! Sim, gostava muito de ir para aí! O Javi e o Javier já me falaram muito bem daí. Eles adoram o Benfica! Até me mandaram uns vídeos com imagens da festa! Quando é que é para assinar?

- ...

- 'Tou? Rui, está aí?

- Pipipipipipi.

Questão central

Luisão, David Luiz, Sídnei, Miguel Vítor e Fábio Faria. Cinco centrais para quatro vagas no plantel.

Quem será vendido? Ou emprestado?

Pré-época

O Benfica começa hoje oficialmente os trabalhos de pré-época para atacar o bicampeonato.

Eu também já defini a minha pré-época. Dia 24 de Julho vou estar na Luz no jogo de apresentação contra o Mónaco e depois conto ir ver Sunderland, Feyenoord e Aston Villa no Algarve.

Quanto à Eusébio Cup, o Eusébio que me desculpe mas nessa altura devo andar por outras paragens. Mas nada que um televisor ou uma ligação à net não resolvam.

Como castigar uma criança

domingo, 27 de Junho de 2010

Esqueçam o arcaico "Vais para a cama sem jantar" ou até o mais moderno "Hoje não há mais Playstation". Experimentem obrigar a criança a ver um jogo do Mundial na Sic, narrado pelo José Augusto Marques e vão ver como ele anda uns dias na linha.

Convém é não abusar, se não o miúdo ainda corta os pulsos...

Passatempo Benfica no Mundial - Resultados Ronda 3

Desculpem o ligeiro atraso, mas estive sem computador no fds e só agora consegui actualizar os rankings, que apresentam novo líder!

Um Mundial que está a ficar efectivamente mais interessante com jogos mais competitivos e emotivos.

Algumas considerações que gostava de fazer sobre a nossa prestação até agora:

Halliche e Yebda já foram para casa, nada a dizer, cumpriram bem os seus papéis, espero que alguém tenha percebido que há ali potencial para serem mais valias em clubes do meio da tabela inglesa ou espanhola.

Ramires e Luisão jogam pouco, porque Dunga assim manda. Se a Ramires os minutos escassos têm permitido “matar o bicho”, a ausência de competição do nosso capitão tem feito mais mal que bem – pouca concentração no jogo, mais tempo para pensar e falar sobre os assuntos errados. Espero sinceramente uma lesão/amarelo de Juan contra o Chile para Luisão se focar no que é actualmente relevante.

Maxi mantém o desempenho regular e já está nos Quartos, espero que tenha a companhia de Di Maria logo à noite, de quem esperamos mais nesta segunda fase.

O melhor lateral esquerdo do campeonato mantém um desempenho “fraquinho, fraquinho” (mas porque é que o tipo não foi de lua-de-mel com a Andreia, pá?).

O melhor lateral direito da nossa selecção ainda não pode jogar por manifesto azar (e já jogaram 3) e provavelmente já não terá hipótese de provar isso…

Os nossos avançados centros não têm sido opção, pelo que minutos são escassos e golos também (Huntelaar mesmo assim já molhou a sopa).

O score apresentado não tem em conta a prestação do Maxi nos oitavos. Os resultados estão fechados pela ronda de grupos:

Na liderança está agora o Carlos, tendo-se verificado algumas alterações na tabela. No fim mantém-se o Adamastásio.

Esperamos agora uma segunda fase de enorme sucesso e melhor prestação individual dos nossos campeões. Vamos a isto!

Adivinha



Estes dois, antes do Mundial começar, até confessaram que são bons amigos. Mas o que é que eles têm mais em comum?

Cocorocó

Acho imensa piada à forma como algumas pessoas lidam com as notícias da imprensa em relação ao Benfica. Quando a coisa vai de encontro às suas ideias, levamos com um belo "eu avisei que isto ia ser assim"; porém, quando a coisa sai ao contrário, lá vem o "isto são notícias encomendadas". O que basicamente se pode traduzir como "se for como eu digo é verdade, se não for como eu digo é aldrabice". Adoro ler este género de paladinos da verdade. Aprecio a congruência e, fundamentalmente, a modéstia.

Já agora, a minha opinião sobre os contratos televisivos é esta: espero que a Telefónica adquira o mais depressa possível a posição da PT na sua galinha dos ovos de ouro, a Vivo. Depois disso, e por falar em galinhas, outro galo cantará.

Título com soutien e cuecas de renda

sábado, 26 de Junho de 2010

Parabéns às meninas do futsal do Benfica, que se sagraram hoje campeãs nacionais.

Este ano infelizmente não tiveram a companhia dos machos nesse título.

Procura-se

De repente lembrei-me que há precisamente um ano atrás o Bruno Carvalho andava a brincar às candidaturas... O que será feito do homem? Ainda é vivo? Ainda dirige o Porto Canal? Ainda lá tem um tacho para a mulher do criminoso? Ou agora vai ter que arranjar um para a Fernanda Miranda? Ainda é sócio do Benfica? Ainda tem as quotas em dia? Ainda aluga aviões para vir a Lisboa? Ainda escreve em blogs? Ainda está convencido de que o Carlos Azenha é treinador de futebol? Ainda pensa isto?

Não fiquei nada satisfeito. A contratação do Saviola é igual à do Aimar no ano passado. Se fossem mesmo bons, se estivessem na parte boa da carreira, não vinham para o Benfica. Quero descobrir novos talentos, jogadores que possam dar tudo pelo Benfica e não acabar a carreira e passar férias.

Ah, que saudades de tanta idiotice! Foram bons momentos passados a ler e ouvir Bruno Carvalho.

Garotão, vê lá se dás um sinal de vida! A malta por aqui sente a tua falta.

O novo zbordin

Estou muito receoso de uma grande época do novo zbordin do Maniche (se é que se podem conjugar as palavras "novo" e "Maniche" na mesma frase). Começar a pré-época desta forma, com uma goleada à Benfica, é, de facto, espectacular. É claro que o adversário foi o Sarilhense (hã?), mas isso não quer dizer nada. Goleada é goleada.

Estou portanto em condições de afirmar que o zbordin esta época vai bater-se até ao fim pelo terceiro lugar.

Jimenez na primeira pessoa

Ainda não tinha visto a apresentação do Jimenez. Aqui fica para quem também ainda não viu:



Que tenha muito sucesso de águia ao peito.

A continuar assim ficamos sem ele

sexta-feira, 25 de Junho de 2010

A cada jogo que passa, o meu receio de que algum clube endinheirado perca a cabeça e bata a cláusula do Fábio Coentrão aumenta exponencialmente.

Mais importante do que a contratação ou não do James Rodríguez, do Alonso ou de outro qualquer, é fazer com que o Fábio assine um novo contrato, com uma cláusula de rescisão mais elevada e consequente aumento salarial.


P.S. Já imaginaram uma equipa que tivesse o Fábio e o Maicon como laterais? Medo...

Só para enquadrar o desempenho que esperamos do Roberto

Entra para o 3º lugar da lista. Que seja feliz (ele e nós) e que esteja à altura do lugar do pódio que vem ocupar.



(Quadro retirado da Comunidade do Record)

A comparação entre o Mundial do SLB e o de outros

SLBenfica:

Fábio Coentrão
Luisão
Halliche
Ramires
Di Maria
Yebda
Maxi Pereira
Cardozo
Ruben

9 jogadores no Mundial, até hoje 22 jogos no Mundial, 1 assistência. Só Luisão ainda não jogou. Dos 9 jogadores, 7 vão passar a fase de grupos (5 equipas).
Foculporto:


Bruno Alves
Raul Meireles
Rolando (quem?)
Fucile
Álvaro Pereira

5 jogadores no Mundial, até hoje 9 jogos no Mundial, 2 golos, 1 assistência. Rolando (quem?) ainda não jogou. Dos 5 jogadores, os 5 vão passar a fase de grupos (2 equipas).

Zportem:

Stoikovic
Pedro Mendes
Liedson
Veloso
Matias Fernandes

5 jogadores no Mundial, até hoje 10 jogos no Mundial, 1 golo, 2 assistências. Todos já jogaram. Dos 5 jogadores, os 4 vão passar a fase de grupos (2 equipas).

O SLB claramente mais presente, com muito mais jogos e mais minutos. Espero ainda que a eficácia dos nossos jogadores aumente e o tempo dos menos utilizados também, para que a diferença no final ainda seja mais significativa.

E que tenhamos 1 (Di Maria) ou 2 (Luisão e Ramires) campeões do mundo a 11 de Julho.

O Ulisses Morais paraguaio

O Cardozo que me desculpe, mas espero que continue a jogar no Mundial como jogou ontem: zero. Que é para ver se ninguém se entusiasma muito e o vem cá buscar.

Claro que também não ajuda ter um treinador, que provavelmente tirou o curso com o Ulisses Morais, que manda a equipa jogar na retranca e limitar-se a controlar o empate frente à poderosa Nova Zelândia. E também é bom referir que o treinador paraguaio não compreende o futebol do Cardozo, que é um avançado que tem de ser constantemente alimentado pelos colegas para poder estar dentro do jogo. Aliás, o único treinador que eu vi até agora extrair o máximo do Cardozo foi mesmo o Jorge Jesus. E isso viu-se bem nesta época.

Não m'allichem

Não percebi esta do presidente dos vitós dizer que tem um acordo com o Benfica para o empréstimo do Halliche. Depois do Mundial que o vi fazer, com óbvio destaque para o jogo contra a Inglaterra, só se forem totós é que não lhe arranjam um clube muito melhor para rodar. Ainda por cima o treinador dos vitós é o pseudo-erudito do vintém cretino...

E eu por acaso até gostava que o Halliche tivesse hipótese de fazer a pré-temporada com o Benfica. Podia ser que o Sídnei olhasse para ele e tivesse vontade de correr um bocadinho mais.

E a próxima vítima é...

quinta-feira, 24 de Junho de 2010

Duas selecções de países onde a corrupção no futebol impera, com a agravante de a cor principal do seu equipamento ser azul à foculporto, já foram de vela.

Falta outra, que só não tem equipamento azul porque parecia muito mal.

Dará frutos a demonstração de descontentamento?

Passei à hora de almoço junto à Catedral (para inspiração, que estou atolado actualmente em projectos e com zero tempo...) e reparei que a decoração exterior da bancada tmn tinha mudado (desde o Rio Ave que não passava lá). Aqui está a foto.

O tmn está aplicado sobre o vermelho na faixa que circula o estádio e os pendurantes de maiores dimensões têm fundo também vermelho, sendo apenas visível em baixo o original logo azul tmn.

A mudança é obviamente positiva e espero que tenha resultado da pressão efectuada nos últimos meses. Claramente a camisola tem mais exposição, pelo que a alteração poderá ser mais difícil, mas acredito que este é mais um sinal de que, pelo menos na próxima época, esta questão será resolvida.

É sobretudo um bom exemplo de que o SLB poderá sempre fazer melhor, ouvindo quem está de fora mas lhe é próximo, sobre questões que internamente poderiam não ter sido ainda pensadas ou consideradas muito relevantes.

Caro Presidente, caro Rui, caro Miguel, os sócios e simpatizantes do Benfica estão cheios de boas ideias para o tornar maior, porque levamos o "E Pluribus Unum" à letra.

Não se esqueçam disto, ouçam e falem connosco, porque a próxima ideia brilhante pode não vir da vosssa mesa de reuniões, mas da conversa de rua depois de um autógrafo e de uma foto, de um mail de um sócio comum ou até, quem sabe, de um blog sobre o Sport Lisboa e Benfica.

Música na Luz nº4

Porque a música do Pingo Doce já me complica com o sistema nervoso...

Que dupla...

(foto retirada d'A Bola)

Se eu fosse na rua à noite e visse estes dois senhores a caminharem na minha direcção, provavelmente mudava de passeio.
Se os adversários também fizerem isso dentro do campo, será meio caminho andado para vencer todos os jogos com goleadas.

Parvoíces à parte, que sejam muito bem-vindos e que façam muitos golos e assistências ao serviço do Benfica.

É mesmo isto

quarta-feira, 23 de Junho de 2010

Não podia estar mais de acordo com este post do GM no Antitripa.

Não é falta de jeito, é o que dá mais jeito

Tive oportunidade de ver os dois jogos até agora dirigidos por Olegário Benquerença no Mundial. Duas boas arbitragens, sem grandes casos e sem qualquer influência nos respectivos resultados (e ontem houve um penálti muito bem assinalado).

Cai assim por terra a lengalenga que muita gente (principalmente o Andor Moreira, Guilherme Aguiar e Pôncio) gosta de impingir em relação aos árbitros portugueses: eles são muito fraquinhos e por isso cometem muitos erros.

Não, eles não são fraquinhos. Dá é jeito fazer passar a ideia de que são fraquinhos. Quando eles querem, apitam bem. Mas quando querem também sabem apitar mal. É consoante lhes dá jeito.

Força, André!

...Paulo Fernandes, que acaba de se sagrar campeão nacional ao serviço do Sporting, passará a ser o líder da equipa técnica da águia.

Quanto a André Lima, fará parte da equipa técnica que será liderada por Jorge Braz, novo seleccionador após a saída de Orlando Duarte.

A Bola escreve cheia de certezas. Vou esperar para ver, na certeza porém de que, para mim, o André será sempre a grande figura do futsal do Benfica e até do futsal português.

Acabadu?

Mas afinal o que se passa com Adu? De um início prometedor no Benfica (marcava uns golitos quando entrava nos últimos minutos), rapidamente foi perdendo espaço de manobra no plantel. Em 2008/09 seguiu para o Mónaco onde conseguiu jogar 89 minutos (nem sequer é um jogo completo!!!) ao longo de toda a temporada. No princípio desta época foi emprestado ao Belenenses e foi o que se viu... Depois foi retirado de Belém à pressão e recambiado para o Aris num empréstimo de 18 meses que duraria até Julho de 2011. Agora, passados apenas seis meses, os gregos já o querem devolver...

A que se deverá isto? Falta de capacidade de aprendizagem? Falta de empenho? Falta de autoconfiança? Falta de adaptação à Europa? Falta de maturidade? Falta de brio profissional? Falta de jeito?

Andará toda a gente enganada, ou a super-hiper-ultra-mega-promessa afinal não passa mesmo é de um super-hiper-ultra-mega-flop?

E já vamos na Ronda 3 - Actualização do Passatempo

terça-feira, 22 de Junho de 2010


E já vamos na Ronda 3, altura para apresentar novos resultados e perceber a verdadeira revolução na pontuação que não aconteceu!
Felizmente já tivemos sinais de futebol nesta 2ª fase, tendo tido a oportunidade de ver excelentes prestações sobretudo das equipas sul americanas, que ganharam todos os jogos onde estiveram presentes (e a 3ª ronda vai pelo mesmo caminho…)

Já tivemos também emoção, mais alguns golos por jogo, derrota da Alemanha… bem mais variado e interessante do que a sonolenta 1ª ronda.

Dois ou três comentários a esta segunda ronda (os resultados já incluem os resultados de Argentina e Uruguai da 3ª ronda e assume a passagem aos Oitavos também de Portugal):

Apenas Luisão ainda não jogou (deve jogar contra Portugal). Ainda não temos nenhum golo marcado, mas já temos uma assistência (Fábio Coentrão). Temos já 2 amarelos e 9 substituições.

Penso que na 3ª ronda teremos mais jogadores do Benfica com oportunidades de brilhar (Ramires, Luisão, Cardozo e Huntelaar devem jogar mais), pelo que serão expectáveis mudanças nos scores do passatempo.

Mantemos excelentes desempenhos de Halliche ao qual se juntou nesta ronda Yebda (aos interessados, podemos fazer leva 2, paga só o Yebda…). Di Maria apareceu melhor na 2ª ronda, tendo descansado um pouco hoje.

O Fábio em contrapartida está a fazer um Mundial horrível e precisamos rapidamente de uma unha encravada para que não possa jogar mais, porque o fax do Estádio da Luz não para de chegar com perguntas sobre o rapaz.

A liderança mantém-se portanto com o PiareM, e a Vuvuzela está ainda nas mãos do Adamastásio (não soprar faz favor).

Deixo ainda um extracto do Cromo número 7 – Maxi, para verem quem é que percebe disto:

“O Uruguai está no grupo A, com a equipa da casa, a França e o México. Esta equipa é a minha “zebra”. Acredito que vão conseguir passar num grupo onde teoricamente até poderiam ser considerados os que teriam menos hipóteses. Penso sinceramente que no jogo de dia 11 com a França já devem aparecer os primeiros pontos para o Maxi e companhia.
Todavia, e após o efeito surpresa e o facto da selecção da casa e da França ficarem pelo caminho… (o resto não transcrevo, que já dei provas que sou um visionário :) )

Venham dai os vossos comentários, se os tiverem, a esta segunda ronda e aos resultados.

Isto é gozar, pá!

Ora bem, o apuramento está no bolso por isso vou dar descanso ao Tevez e ao Higuaín. Deixa cá ver quem é que hei-de pôr... Hmm... Pode ser o Milito e o Aguero.

Vai, mas espero que volte

Estava plenamente convencido de que esta ia ser a época de explosão e de afirmação definitiva de Urreta, jogador que sempre gostei imenso de ver em acção, na equipa do Benfica.

Tenho pena que Jesus não conte com Urreta, mas ele é que sabe. Espero que o miúdo faça uma grande temporada no Deportivo e que o futuro dele ainda passe pela Luz.

Mais share, mais dinheiro

15, 20, 25 Milhões. O próximo contrato com a OliveirinhaTv deverá andar dentro destes valores. Sendo eu um leigo em termos financeiros, e não tendo dados que me permitam aferir sobre a justeza de tais números, parece-me importante que o Benfica faça finca-pé em dois pontos fundamentais:

- contrato de curta duração (cinco anos no máximo dos máximos) para permitir margem de manobra negocial face à evolução desportiva do clube;

- diferença de valores em relação a foculporto e zbordin ajustada à dimensão dos três clubes, isto deverá ter em conta o número de adeptos/sócios e o share televisivo das últimas épocas.

Na minha opinião, o Benfica deveria mesmo ser completamente intransigente em relação a este último ponto. É muito importante começar a deixar as outras agremiações ainda mais para trás em tudo o que for aspecto económico-financeiro.
E ainda haveria um bónus: para as gentes de foculporto e zbordin será um murro no estômago saber que o Benfica recebe muito mais do que eles, e que nada podem fazer em relação a essa situação. E já tivemos o exemplo do zbordin em relação ao contrato que a Sagres rubricou com o Benfica no ano passado. Lembram-se da indignação histérica que foi? Até rasgaram o contrato e mudaram de patrocinador...

Escola de valores

O Futebol Clube do Porto é muito mais que um grandioso Clube, é uma escola de valores como a Lealdade, Fidelidade, Dignidade, Honestidade e Dedicação, que faz de todos os que passamos por esta Casa melhores pessoas, diz o frangueiro do Nuno Espírito Santo.

Ahahahahahahah! Nuno, pá, aqui vai o meu brinde para ti!


Para quê?!

segunda-feira, 21 de Junho de 2010

Estou a ver o programa "45 minutos" na Benfica TV há 20 minutos e continuo sem perceber qual é o seu intuito. Continua-se a transcrever e reconstituir telefonemas entre arguidos do Apito Dourado. Sinceramente, não entendo para quê...Isto, obviamente, não leva nada. Acho que o Benfica deveria manter-se à margem.

Mais, o senhor Pedro Guerra quer à força mudar o sistema judicial, fazendo com que provas obtidas ilegalmente (porque, quer queiramos, quer não, a obtenção de provas obedece a regras) tenham validade. Nem com dois licenciados em Direito a fazerem-lhe ver que o que ele diz não tem lógica... Acho que isto não serve o Benfica...

A máquina começa a aquecer

Hoje pouco pude ver do jogo de Portugal, o que fez com que tivesse de ouvir o relato na Rádio Renascença onde fui brindada com os comentários de Jorge Jesus. É sempre bom ouvir os comentários de alguém que realmente percebe de futebol.

No final do jogo, enquanto se despediam do nosso treinador, soube que os treinos do Benfica começaram hoje. A nossa máquina começa a aquecer. O jogo de apresentação é já no dia 24 do próximo mês e conto estar lá para aplaudir os nossos rapazes. Vem aí uma nova época e é, mais uma vez, para ganhar.

P.S. Quando viram o título pensaram que ia falar da selecção, não era? Pois nem os 7 golos me convencem e a verdadeira máquina, toda a gente sabe, é o Glorioso.

O Mais Futebol matou um homem

Foi o Mais Futebol quem lançou ontem as declarações de Luisão. Muito indignados com os comentários de que foram alvos, os senhores desse site adicionaram à notícia uma "Nota da Direcção", onde exigiam um pedido de desculpas dos leitores, e um áudio com as palavras do jogador. O curioso é que nessa "Nota da Direcção" se esqueceram de dizer que entretanto também tinham editado a notícia. Um lapso da parte de tão zelosos profissionais, como é evidente.

Por falar em zelosos profissionais, convido-vos a debruçarem-se sobre esta notícia de ontem, que a Tvi24 também aproveitou, do mesmo site (não coloco aqui o link porque me recuso a dar-hes mais visitas):




Diz portanto aquela gente que o senhor Yuri Galev foi assassinado e que tal foi confirmado pelo clube e pelo Ministério do Interior.

Vamos agora ver o que disse realmente o ministro búlgaro:

This is a very brutal, aggressive and arrogant attack, one of those acts, which should not be allowed. We should do our best to track down and arrest the shooters, como podem ver aqui.

Continuando a citar a mesma agência noticiosa búlgara, aqui está o que foi escrito ontem sobre o caso:


Yuri Galev, president of the Rilski Sportist football club and nationalist municipal councilor in the town of Samokov, who was shot early on Sunday, is in critical condition, doctors said.


“The patient will have to spend ten days in the reanimation unit, provided that the surgeries go well,” the head of the emergency department at the Pirogov hospital, Dr. Stoyan Sopotenski, told journalists later on Sunday. , podem ler mais aqui.


E aqui está o que foi escrito hoje. Ou seja, pelos vistos o senhor ainda continua em estado crítico...

Para não vos maçar muito mais, podem ver aqui como é que ontem um conhecido site brasileiro tratou a notícia e aqui como a Marca fez o mesmo. Pelos vistos para esta malta o tal Yuri Galev não morreu. Esquisito...


Eu não sei se os zelosos profissionais do Mais Futebol têm alguma coisa contra o senhor Galev ou se são simplesmente incompetentes, sensacionalistas, despudorados e sem um pingo de ética profissional mas tenho um palpite... O que é facto, é que mataram uma pessoa. É estúpido, mas eu posso mesmo escrever isto: o Mais Futebol matou um homem. Vou repetir, porque acho mesmo piada: o Mais Futebol matou um homem.


O engraçado é que esta notícia aparece numa coluna intitulada de "Incrível". E é de facto incrível a forma como aquelas pessoas praticam jornalismo. Desconheço se a zelosa Direcção do Mais Futebol vai editar a notícia, tal como fez com a do Luisão, ou se a vai apagar. Mas, à semelhança da indignação por eles demonstrada ontem, aguardo por um pedido de desculpas aos leitores por tão monstruosa aldrabice.


Como podem ver, só precisei de uma simples pesquisa no Google para descobrir uma valente mentira. Espero que tenham ficado elucidados sobre a forma como se trabalha naquela redacção e sobre a credibilidade que devem dar a notícias saídas dali. Aliás, não é à toa que estes senhores e os da Tvi estiveram impedidos de entrar em instalações do Benfica (e se calhar ainda estão, isso já não sei).


Ah, só mais uma coisinha: o Mais Futebol matou um homem.

Luisão e os ratinhos

É incrível como há pessoas que esquecem rapidamente os sete anos de águia ao peito de Luisão, o facto de ser bicampeão, a braçadeira de capitão, o já ter dito várias vezes que gostava de acabar a carreira no Benfica, o já ter dito que adora o clube, o ter vindo várias vezes dar a cara quando as coisas corriam mal, o facto de ser um verdadeiro líder dentro do campo, etc, etc, etc.
Esquecem tudo isto por causa de umas declarações com cerca de um minuto. Esquecem-se, portanto, sete anos num minuto.

E é precisamente com este fim que este tipo de notícias são postas cá fora: destabilizar, enervar, desassossegar. Já o escrevi neste blog uma vez e vou repetir: vocês não imaginam a euforia que se vive numa redacção de um jornal desportivo quando uma notícia deste género é lançada. A algazarra que é quando começam a chover os comentários online: "Já os pusemos doidos", seguido de amigáveis palmadinhas nas costas entre os chefes de redacção e os autores dos textos. Por vezes só falta abrirem garrafas de champanhe...

Há ratinhos que estão muito sossegados na sua gaiola até que alguém se lembra de lá colocar uma roda. Os ratinhos sobem para a roda e correm furiosamente, convencidos de que estão a ir para um sítio qualquer, quando na realidade não chegam a sair do mesmo lugar. Enquanto isso, quem colocou lá a roda ri-se, deleitado com a estupidez dos desgraçados ratinhos.

Infelizmente, há benfiquistas assim. Colocam-lhes uma notícia destas à frente e também eles correm furiosamente não se sabe bem para onde, sem nunca pereceberem que na realidade nunca irão a lado nenhum.

Análise à Coreia do Norte

O melhor quarteto de especialistas em futebol analisa a Coreia do Norte:

O docinho

Acho curiosíssimo que seja "permitido" ao Benfica conquistar uma Taça de Portugal em hóquei em patins (algo que não acontecia há oito anos) numa época em que os rumores de o clube estar farto da palhaçada e corrupção que reinam na modalidade e estudar a hipótese de acabar com o hóquei eram mais fortes do que nunca.

Foi tipo um docinho que a Federação de Patinagem deu para calar o menino. Mas eu julgo que o menino não se deveria calar.

Por decreto

domingo, 20 de Junho de 2010

Pelos vistos havia um decreto que determinava que o Benfica não poderia ser campeão de futsal esta época. Só acho mal que apenas os árbitros tivessem conhecimento de tal documento.

Quem pára o Paraguai?

(foto roubada de forma badalhoca do Coluna D'Águias Gloriosas)

Apesar de nos dois jogos Cardozo só ter entrado nos últimos dez minutos, o Paraguai é das equipas que mais tenho gostado de ver neste Mundial. Têm a qualificação praticamente assegurada e nos oitavos são bem capazes de fazer uma gracinha.


P.S.
Se o Cardozo continuar a dizer que quer ir embora, troco-o já pela jovem da esquerda.

A dissonância cognitiva no Ricord gerada pela formação do Benfica

Por um lado, vai passar a haver ligação maior entre os Séniores e os Júniores.

Por outro lado, integrado ou como extra ao negócio Di Maria, vem um camião de sub-20 dos Juniores do Madrid.

Os pasquins já retiraram os revisores, substituindo-os pelas ferramentas informáticas de identificação de erros. A maior parte dos jornalistas já retiraram a coluna vertebral, substituindo-a por uma substância viscosa e maleável que permite sobretudo flexibilidade. Agora os poucos que lá ficam começam definitivamente a ficar insanos.

Sem conteúdos do Benfica, por causa do Mundial, são capazes de dizer uma semana seguida que o Di Maria está quase vendido, são capazes de publicar notícias contraditórias em dias seguintes, tudo fruto da sua especulação ou "fontes", só para encher páginas com Benfica.

Sejam sérios e vão mas é trabalhar!

O MEO pedido para a próxima época

Hoje, graças à opção da MEO de eliminar o som das vuvuzelas, experimentei a maravilha de ver um jogo sem aquele ruído de fundo exasperante. É que não tem nada a ver...

Como parece que na próxima época as transmissões do campeonato português vão regressar à Tvi, gostava de pedir aos engenheiros da PT que criassem também um filtro para eliminar a voz dos comentadores. Isso sim, seria inovar.

Desequilibrado mental

sábado, 19 de Junho de 2010


Este gajo é das criaturas mais asquerosas do desporto português. Deve ter algum problema grave com o Benfica e deveria procurar ajuda médica especializada.

Eu ofereço-me desde já para lhe "tratar da saúde". De borla.

Samir Handanovic


Vou aproveitar que o Roberto ainda não foi comunicado à CMVM para dizer que era este o guarda-redes que eu gostaria de ver no Benfica. É alto (1,93m), é novo (25 anos), joga na Udinese, é considerado um dos melhores guarda-redes a actuar em Itália, é titular da selecção eslovena, foi um dos grandes responsáveis por a Eslovénia só ter sofrido quatro golos durante a fase de qualificação para a África do Sul e tem feito um Mundial do caraças. Não faço a mínima ideia do valor do seu passe, mas presumo que deva andar com a cotação bem alta.

O degredo jornalístico

Não vejam o vídeo. Não vejam o vídeo.Volto a repetir: não vejam o vídeo.




Irra, que vocês são teimosos! Agora, como castigo, de cada vez que se servirem de ketchup vão recordar estas imagens.

Os "latinos"

sexta-feira, 18 de Junho de 2010


Em cima: Moreira, Félix, Fernandes, Contreiras, José da Costa, Jacinto e Bastos. Em baixo: Corona, Arsénio, Julinho, Rogério "Pipi" e Rosário.


Começou faz precisamente hoje 60 anos a glória europeia do Benfica. No estádio do Jamor, frente ao Bordéus, o Benfica conquistava a segunda edição da Taça Latina e a primeira e única da sua história. Sete anos mais tarde o Benfica chegou novamente à final, mas perdeu 0-1 com o Real Madrid.

Parabéns e obrigado a todos os heróis da fotografia e também ao grande Francisco Ferreira, o capitão de equipa, que só não jogou porque estava doente.

O meu "segundo Benfica"


Esta madrugada o meu "segundo Benfica" limpou mais um título de campeão. Ainda por cima frente ao histórico rival!

Assim, deitar às cinco da matina não custa nada.

Do que fogem eles


Chol Hyok, Kim Myong Won, Kim Kyong Il e Pak Sung Hyok. A notícia do La Stampa sobre o desaparecimento deste quatro jogadores norte-coreanos dá azo a duas hipóteses (nenhuma das quais será obviamente confirmada pela comitiva norte-coreana) : desertaram mesmo ou tentaram desertar e quando regressarem à Coreia do Norte já terão o destino traçado.

Se de facto a primeira hipótese for verdade, esta é sem dúvida a boa notícia deste Mundial. Antes mesmo de a prova começar, já tinha comentado com amigos que alguns felizardos norte-coreanos tinham aqui uma oportunidade de ouro para fugirem da monstruosidade de país onde vivem. Apesar de estar a torcer para que outros lhes sigam os passos, agora a vigilância será muito mais apertada e as hipóteses de fuga quase impossíveis. Só espero que não acabem como muitos compatriotas que ousaram fugir do país: perseguidos e eventualmente assassinados pelos serviços secretos norte-coreanos, que têm ordens para esquadrinhar o planeta na busca de desertores.

Se estiverem interessados em saber do que foge esta pobre gente, têm obrigatoriamente de ler este livro: Os Aquários de Pyongyang - Dez Anos no Gulag Norte-Coreano. O autor é Kang Chol-hwan, um dos poucos norte-coreanos que conseguiu fugir do país e viver para contar a sua triste história.
Deixo-vos um resumo, suficientemente esclarecedor sobre o que se passa na Coreia do Norte, e um aviso: o livro é para estômagos fortes.

Pyongyang, capital da Coreia do Norte, 1977. Kang Chol-hwan vive com a família num bairro privilegiado da cidade. Tem nove anos. Na escola, ensinam-lhe que o Grande Líder assegura o poder e a autonomia do país contra “as marionetas imperialistas de Seul”.
Os seus avós são favoráveis ao regime de Kim Il-sung: o avô chegou mesmo a doar a sua fortuna ao Partido do Trabalho. Contudo, o velho homem desaparece. Pouco depois, o resto da família é detida e internada no campo de Yodok, sem qualquer explicação.

Começa então um calvário que durará dez anos, o período da adolescência para Kang Chol-hwan. Animado por uma indignação que jamais o abandonou, ele faz a terrível descrição do inferno organizado. Crianças ou adultos, todos são submetidos ao mesmo regime: trabalhos forçados, vigilância contínua, lavagens cerebrais, humilhações sistemáticas e castigos desumanos, para além da fome, do frio e do seu cortejo de doenças.

Trata-se do primeiro testemunho, no Ocidente, do universo concentracionário norte-coreano, os bastidores de uma farsa ubuesca e fraudulenta concebida por um Estado megalómano e tirânico. Enquanto a fome e a corrupção devastam aquele derradeiro reduto estalinista, Kang Chol-hwan denuncia, com uma voz simples e intransigente, os efeitos de uma propaganda associada a uma ideologia assassina.

O Manuel José sabe-a toda

Tomei agora conhecimento, através de um post do Pedro F. Ferreira na Tertúlia Benfiquista, das declarações absolutamente demolidoras do Manuel José sobre a equipa do Queiro(ó)z(s).

Jorge Jesus, Paulo Sérgio e outros criticaram mas não foram tão contundentes. Compreende-se a prudência.

Apenas Manuel José teve tomates para dizer o que milhões de portugueses pensam. O que também se compreende: muito mais do que um acto de coragem, é um acto de alguém que sabe que pode dizer o que quiser porque, para ele, as portas da selecção há muito estão barradas. Porque se ele ainda tivesse um mínimo de esperanças de ser seleccionador, e mesmo sabendo que tem um estilo impetuoso, é certinho que tinha sido muito mais comedido.

Assim fez um belo figurão, passou uma ideia de grande independência em relação aos poderes que dominam a Federação e ainda por cima toda a gente lhe bate palmas e lhe elogia a coragem.

Esta malta da velha guarda do mundo da bola sabe muuuito... Quem não os conhecer que os compre.

E se...?

quinta-feira, 17 de Junho de 2010

Luca Toni é desde ontem um jogador livre. O Bayern não o quer e a Roma, a quem ele estava emprestado, também não, até porque já contratou Adriano.

Apesar de estar na fase final da carreira, acho que um jogador com as suas características faria miséria nas balizas do campeonato português. E como sonhar ainda não paga imposto...

Um a menos

Binya rescindiu ontem com o Benfica, quando não deveria sequer ter assinado. Nunca percebi como é que um jogador com estas características chegou ao Benfica e ainda por cima conseguiu ser titular em vários jogos. Comparar Binya com, por exemplo, Aírton, que é suplente, é simplesmente humilhante para o camaronês. Tinha muita entrega ao jogo, sim senhor, mas uma recepção de bola fraquíssima, não acertava um passe curto e qualquer adversário que tivesse o azar de passar perto dele ficava com uma recordação na pele. É claro que é importante realçar que a quantidade absurda de porrada que o Binya distribuía por jogo era 99% das vezes sem maldade. O rapaz é simplesmente burro a jogar futebol, não há nada a fazer.
Não sei como é que ele tem jogado no Neuchâtel (e sinceramente também não me interessa) mas espero que ande a utilizar mais o cérebro.

Mas ainda falta limpar muita porcaria que tem actualmente contrato com o Benfica. É importantíssimo reduzir a folha salarial que este tipo de activos ajudam a engordar.

Passa a bola, Messi!

Está quase a começar a Argentina. Gostava que neste jogo os argentinos de vez em quando passassem a bola ao Di María. O que se passou no primeiro jogo foi inacreditável, contam-se pelos dedos de uma mão as vezes em que a bola lhe chegou ao pé esquerdo em condições.

Fala-se muito que Portugal é só Ronaldo, Ronaldo, Ronaldo, mas a Argentina que eu vi é só Messi, Messi, Messi. Já enjoa. E o próprio Messi nem para Di María olha, nem mesmo quando o miúdo está completamente isolado do lado esquerdo.
Até porque há uma regra de ouro no futebol: se tens três gajos em cima de ti, dá a bola a um colega de equipa.

Fala-se muito da vaidade exagerada do Ronaldo, mas cheira-me que o Messi também é um puto ranhoso, que ficou um bocado irritado com o recente mediatismo do Di María.

Espero que o Maradona também tenha reparado nisto e que hoje as coisas sejam diferentes. Gostava realmente de ver o Di María em acção, mas isso não depende só dele...

O filme do ano


Ontem vi isto pela primeira vez. Hoje vou ver outra vez. Amanhã vou ver outra vez. Depois de amanhã vou... Pronto, acho que já perceberam a ideia.

Só de pensar que ainda falta mais de um mês para poder ver novamente ao vivo o rolo compressor em acção... Não é justo!

Para reflectir

quarta-feira, 16 de Junho de 2010

Tenho a profunda certeza que o Sporting será um dos maiores clubes da Europa, disse o gajo das maracas.

Vamos todos reflectir uns momentos sobre isto antes de ir dormir.

O fim da Ronda 1 – Passatempo Mundial

Com o fecho da ronda 1, segue o momento mais entusiasmante do Mundial até agora - a primeira classificação provisória do Passatempo Mundial do Céu Encarnado.


Não me lembro de uma primeira ronda inteira (Mundial ou Euro) com tão pouco futebol. Como isto só dá de 2 em 2 anos, se calhar já aconteceu antes… mas não me lembro de ver jogos tão entediantes como estes (é claro que ter visto uma época inteira do nosso Benfica ao melhor nível pode estar a alavancar o meu sentido crítico…)

Dois ou três comentários a esta primeira ronda:

Só 2 (Luisão e Huntelaar) dos nossos 10 jogadores não jogaram na 1ª ronda, sendo que 4 (Di, Ramires, Maxi e Cardozo) não fizeram o jogo completo e 2 levaram Amarelos (Yebda e Ramires).

A surpresa positiva foi Halliche, que fez um jogo bastante razoável e seguro com a Eslovénia.

A surpresa negativa foi Fábio Coentrão, que se apresentou completamente fora do ritmo da equipa que integrava, dando demasiado nas vistas. Como castigo, deve ficar de fora contra a Coreia, para não destoar (Duda encaixará como uma luva) e sobretudo para não ser alvo de cobiça alheia.

Os resultados têm em conta que todas as equipas ficam na fase de grupos (pelo que quem foi mais pessimista em relação à performance dos nossos jogadores estará à frente do ranking).
Todos os outros dados são os dados reais, que reflectem todavia apenas 1 jogo (Todos os jogadores têm neste momento 0-90 minutos jogados).

A liderança está com o PiareM, e a Vuvuzela está nas mãos do Adamastásio (não soprar faz favor).

Venham dai os vossos comentários, se os tiverem, a esta primeira ronda e aos resultados.

Monstro Sagrado

Não posso deixar de mencionar aqui que ontem foi aprovada a entrega da Águia de Ouro ao Senhor Mário Coluna.

Apesar de tudo o que Eusébio significou e ainda continua a significar, o Senhor Mário Coluna é, na minha opinião, a segunda maior figura de sempre do Sport Lisboa e Benfica.

A primeira é, obviamente, Cosme Damião.

O recorde de Paulo Ferreira

Na noite de segunda-feira ouvi Luís Freitas Lobo dizer que tinha mais receio da consistência defensiva de Coentrão do que da de Paulo Ferreira. Ri-me e pensei: Ó Luís, não deves estar a ver bem o filme...

Julgo que ontem todos vimos por qual lado os africanos entravam como bem lhes apetecia. Ou o Luís Freitas Lobo perdeu uma boa ocasião para estar calado, ou o Paulo Ferreira está a tentar bater algum recorde de ser comido por mais gajos no menor tempo possível, que se encontra actualmente na posse de uma qualquer pita badalhoca em viagem de finalistas do 12º ano.

E olhem que há pitas bem badalhocas...

Descansa bastante, Ramires

Eu não sei se é por ter jogado na posição em que jogou, ou se é por outra coisa qualquer, mas o que é facto é que o Dunga deve ter um fetiche com médios defensivos e como treinador consegue ser mil vezes pior do que o nosso Queiro(ó)z(s).
O futebol de Brasil e Portugal é um longo e triste bocejo de enfado. A única diferença é que enquanto o Queiro(ó)z(s) só se pode agarrar a Ronaldo para resolver um jogo sozinho, o Dunga pode agarrar-se a três ou quatro jogadores.

Sinceramente, eu acho que nem o Queiro(ó)z(s) jogava com dois trambolhos como o Gilberto e o Felipe Melo ao mesmo tempo contra a inofensiva Coreia do Norte. Mas pronto, pelo menos assim o Ramires não se cansa muito.

E mais choradeira

terça-feira, 15 de Junho de 2010

Como se não bastassem as cenas deprimentes ao longo da época, proporcionadas por Domingos, Hulk e companhia, para agora ainda termos que levar com a choraminguice do Queiroz.

Primeiro foi a Jabulani; ontem era a chuva, o vento e a relva; hoje, foi a equipa da Costa do Marfim que não tomou iniciativa. Como não tiraram os microfones da frente do senhor, ainda teve lata para criticar a FIFA por ter permitido que Drogba jogasse com uma protecção no braço (supostamente até era uma ligadura).

Quando é que vão acabar as desculpas?

Um dos seleccionadores mais bem pagos do Mundial deveria ter outro tipo de discurso... Ou se calhar nem deveria estar em tal lugar.

Vamos ajudar o S.L.B.

Recebi hoje este mail e não posso deixar de me associar à luta do S.L.B. (da Tertúlia Benfiquista) pela saúde da mãe. Muita força neste momento difícil e com toda a certeza haverá um final feliz.


"Caro(a)s amigo(a)s,

No dia 2 de Junho de 2010, a minha mãe fez umas análises de rotina, porque tem um descolamento da retina e deveria ser operada no dia seguinte. Infelizmente, essas análises revelaram algo bem mais grave: uma leucemia linfoblástica aguda. Como devem calcular, a notícia caiu-nos que nem uma bomba, até porque a minha mãe não tinha sintomas nenhuns. A gravidade da doença levou-a a ser internada logo no dia 4 de Junho e a começar a quimioterapia no dia 8 de Junho, o que a levará a passar os próximos meses no hospital. Para tornar as coisas ainda mais difíceis, o descolamento da retina não pode ser tratado ao mesmo tempo da leucemia e, portanto, a minha mãe não pode ler nem ver TV.

No entanto, só a quimioterapia não solucionará o problema, já que exames complementares revelaram que a única hipótese de cura passará por um transplante de medula óssea. E é neste sentido que vos envio este mail. Muitos de vós manifestaram-me a vossa solidariedade e perguntaram o que poderiam fazer por mim. Pois bem, eu ficar-vos-ia ETERNAMENTE agradecido se se inscrevessem como dadores de medula óssea, o mais breve que vos for possível. Nunca se sabe se estará num de vós a hipótese de sobrevivência da minha mãe.

Junto envio-vos dois links com a informação sobre como podem tornar-se dadores. De forma resumida, é muito simples: tudo o que têm a fazer numa fase inicial é dirigirem-se a um dos três Centros de Histocompatibilidade (Lisboa, Porto ou Coimbra, os contactos estão abaixo), preencherem um pequeno questionário e darem 2cl de sangue. Mais nada. O processo, segundo o Centro de Lisboa, não demora mais do que 15’. Os requisitos são estes:

- Ter entre 18 e 45 anos;

- Ser saudável;

- Ter peso mínimo de 50kg;

- Não ter feito nenhuma transfusão de sangue desde 1980.

Se posteriormente forem contactados para ser dadores, o próprio processo de recolha da medula não implica sequer um internamento. Mas podem conferir tudo aqui:

http://www.chsul.pt/up/CEDACE/SerDador/FolhetoCEDACE.pdf

http://www.chsul.pt/index.php/artigos/view/4

Aqui ficam os contactos dos Centros:

Centro de Histocompatibilidade do Sul

Hospital Pulido Valente

Alameda das Linhas de Torres, nº 117

1769-001 Lisboa

www.chsul.pt - chsul@chsul.pt

Tel 21 750 41 00 Fax 21 750 41 01

Horário: 2ª a 5ª Feira – 8h00 às 16h00

6ª Feira – 8h00 às 15h00

Não encerra à hora de almoço

Centro de Histocompatibilidade do Centro

Edif. S. Jerónimo - 4º Piso

Praceta Prof. Mota Pinto

3001-301 Coimbra

www.histocentro.min-saude.pt

geral@histocentro.min-saude.pt

Tel 239 480 700 Fax 239 480 790

Horário: 2ª a 6ª Feira – 9h00 às 12h00 / 14h00 às 17h00

Centro de Histocompatibilidade do Norte

Hospital S. João (ao lado das consultas externas)

Pavilhão “Maria Fernanda”

Rua Roberto Frias

4200-467 Porto

www.chnorte.min-saude.pt

geral@chnorte.min-saude.pt

Tel 22 557 34 70 Fax 22 550 11 01

Horário: 2ª a 6ª Feira – 9h00 às 17h30

Não encerra à hora de almoço

(Aqui fica um link com outros sítios disponíveis para a recolha: http://www.chsul.pt/index.php/pages/locais_inscricao. E aqui está outro link com as brigadas móveis de recolha, quem sabe se mais perto do vosso local de residência/trabalho: http://www.chsul.pt/index.php/pages/calendario_brigadas)

Claro está que, se puderem convencer amigos e familiares vossos para serem igualmente dadores, eu ficaria sem palavras para vos agradecer. Quantos mais, melhor, já que mais hipóteses terá a minha mãe de arranjar alguém compatível com ela. Mas, por favor, refiram sempre que conhecem esta pessoa (ou, neste caso, o filho dela) e que ela precisa mesmo de um transplante. Muitas vezes, os emails a pedirem dadores compatíveis circulam na Internet durante muito tempo, mesmo depois de o/a doente já ter tido alta. Não é este o caso. Mesmo! E, por isso, as datas estão referenciadas. Quando/Se se arranjar um dador compatível, enviar-vos-ei outro email a avisar.

Muito obrigado pela vossa atenção e ajuda. Um grande abraço ou beijinho de enorme amizade.

Sérgio L. Bordalo"

Queiroz(s)ices

Várias foram as queiroz(s)ices deste jogo:

- de repente criou-se a ideia de que Danny seria peça-chave só porque fez uma boa exibição contra o poderoso Moçambique. E assim se deixou um jogador que ganhou a Liga Europa no banco...

- sai Deco e entra Tiago, passando Raúl Meireles para extremo-direito. Muito bom.

- afinal a selecção portuguesa não precisa de brasileiros, os dois que estiveram em campo não se viram.

- aos 65' Rolando e Ricardo Costa vão aquecer. Terá Queiro(ó)z(s) borrado a cueca com a entrada de Drogba?

- uns minutos mais tarde Pepe junta-se aos outros dois. E há urina nas cuecas do seleccionador.

- uns minutos depois é Hugo Almeida que se junta a Rolando e Pepe. De certeza que era para jogar a extremo-esquerdo, como Queiro(ó)z(s) tanto gosta.

- aos 85' entra Ruben Amorim, que tem que fazer o seu aquecimento a jogar. Depois de ser convocado à última hora, e sem ninguém estar à espera, também entra em campo à última hora e igualmente sem ninguém estar à espera. Pelo menos há aqui coerência.

- no final do jogo Queiro(ó)z(s) está contente porque foi um empate entre dois favoritos. A quê, não sabemos...


P.S. Ah, melhor português em campo: Fábio Coentrão, com uma intensidade de jogo e consistência exibicional muita superior a qualquer outro.

Estava a ver a Selecção aqui no trabalho... e adormeci


Acordei agora no intervalo e vou trabalhar 10 minutos.

Provavelmente vou fazer já de seguida outra sesta de 45 minutos...

Passatempo Benfica no Mundial - Rien ne va plus, Amaro e MB?

Estamos à espera do Glorioso Amaro e do MB para fecharmos os palpites incluindo o Ruben.

Conseguimos encontrar estes leitores? Não queremos que o Ruben fique de fora do Passatempo!

Análise à Costa do Marfim

Vamos ver uma análise ao primeiro adversário da equipa do Queiro(ó)z(s) por quem percebe realmente de futebol:

Parvo ou parvos?

segunda-feira, 14 de Junho de 2010

Eu sou jogador de futebol. Eu tenho uma lesão grave na clavícula que até faz com que seja afastado do Mundial. Eu chego a Lisboa e a primeira coisa que faço é meter-me ao volante de um carro. Eu devo ser parvo.

Ou então os outros é que estão todos a passar por parvos.

Tácticas azuis chegam à blogosfera

Fiquei a saber pelo próprio autor do Sublime Benfica que o seu blog foi hackeado por indivíduos do foculporto. Pelos vistos, a criminalidade (sim, isto é um crime informático) azulada chegou à blogosfera...

Espero que o problema seja resolvido em breve e que o Sublime Benfica regresse ao seu legítimo dono. Quanto aos criminosos, nada lhes irá acontecer, mas isso também não é novidade nenhuma.

Toni, um abraço!

Enquanto estive de férias tomei conhecimento de que o nosso Toni tinha sido contratado para observador da Costa do Marfim do seu amigo Eriksson. Tudo normal. Um profissional aceitou uma proposta de trabalho.

Mas parece que há quem não pense assim. Surgiram algumas vozes idiotas a condenar Toni e a falar de traição à pátria. Serão certamente as mesmas intransigentes e patrióticas vozes que se emocionam de cada vez que vêem Liedson ou Deco enquanto toca o hino de Portugal.

Resultado da Sondagem nº 16

Desta feita a questão era "Quais destes lagartos seriam úteis ao Benfica para a próxima época?" e havia possibilidade de dar mais do que uma resposta. Aqui ficam os resultados:

- Izmailov 34%

- Aquela velha do cabelo verde que dizem que canta 29%

- Stojkovic 16%

- Vukcevic 15%

- Filho do Veloso 13%

- Carriço 12%

- Pequenito Noddy 9%

- Matías Fernandez 8%

- Etíope subnutrido 6%

- João Pereira 5%

- Floribello 3%

- Dias Ferreira 3%

- Rui Franguito 1%

- Nuno Valente 1%

- Paulo Sérgio 1%

- Costinha 1%


O Izmailov é realmente um grande jogador e julgo que seria de extrema utilidade no Benfica. E também gostava imenso de ver o Stojkovic e o Vukcevic trabalhados pelo Jorge Jesus. Dos restantes só aprecio o Carriço, que julgo que se sair rapidamente do zbordin terá um grande futuro à sua frente.

Ah, e um grande beijinho para aquela velha do cabelo verde que dizem que canta. Pelos vistos os leitores aqui do blog gostam da senhora.

Factor casa

domingo, 13 de Junho de 2010

Com a vitória de hoje no pavilhão do zbord..., ah, afinal parece que foi em Loures, (o grandioso clube das modalidades não tem pavilhão), o Benfica pode sagrar-se campeão de futsal no pavilhão da Luz (sim, parece que nós temos um pavilhão).

Portanto, temos o dever de encher o nosso pavilhão nos próximos dois jogos.

Cromo 10 – Ruben Amorim – Passatempo Mundial

Manz Ruben recebeu o telefonema do Queirosz, deve ter dado uma ou duas gargalhadas ainda com o seleccionador na linha e pensou “já tive aqui uns dias de férias, vou fazer um Safari e dou uma força ao Fábio, que está lá sozinho”, acabando por aceitar a viagem.

Efectivamente o Ruben Amorim merecia lá estar desde início, pela época que fez e não chamado à última da hora para substituir um qualquer, mas acabou por ser assim e o homem já lá está.

A polivalência do nosso 5, característica muito elogiada, tem sido o principal bloqueio a que este se afirme no 11 titular do nosso clube e a mesma questão se vai colocar no mundial, pelo que não se vislumbram muitas oportunidades de jogar. Todavia, pode ser que surja uma oportunidade na lateral direita ou até quem sabe a interior direito.

Ruben Amorim leva à selecção mais um pouco deste Benfica ganhador de 2010. Espero que traga benefícios à equipa e sobretudo a si, porque ele merece toda a sorte do mundo.

Gostaria que ficasse lá muito tempo e que jogasse, mas não estou muito crente nisso, pelo que penso que ainda terá mais um período de férias antes de voltar ao Seixal.

Que tudo corra pelo melhor e que o sócio 18301 regresse são e salvo das Áfricas, motivado e nada “conspurcado” por alguma da gente menos recomendável que por lá anda, é o que desejamos.

Venham de lá esses palpites, até amanhã, se possível.

Com um marketing destes...

Podes comprar um que finte os adversários duas vezes por jogo e pagas uma fortuna. Com Di María há a garantia que passará sete vezes em cada 10. Está à venda e oxalá o vendam por 300 milhões e que ganhe todo o dinheiro que possa, diz o melhor jogador de todos os tempos, que eu felizmente ainda vi jogar bastantes vezes.

As grandes empresas gastam verdadeiras fortunas em publicidade. Em relação a Di María, o Benfica tem isso de borla.
Se eu fosse dirigente do Benfica, imprimia estas declarações e quando me sentasse com pessoas de outro clube para discutir a transferência do Di María metia-lhas à frente do nariz.

Update Passatempo Mundial

Depois de uns dias na Disneyland Paris, onde sem dúvida o momento mais alto foi um grande abraço, votos de boas férias e uma foto com o David Luiz, que encontrei a caminho da Space Mountain, estou também de regresso.

Os magníficos leitores do Céu participaram de forma assídua no Passatempo e temos 19 inscrições que serão aceites para o nosso passatempo.

Há ainda 2 pormenores para fechar, que são possíveis porque as selecções ainda não jogaram: Peço ao Sir_Luis que coloque a previsão do Huntelaar em falta e ao Glorioso Amaro que diga quantas assistências para golo o Tacuara vai fazer.

Como estive fora apenas hoje abro o post do Ruben. Se todos colocarem a sua previsão até 3ª Feira, contamos com ele para o Passatempo. Se alguém não conseguir prever a prestação do Ruben por alguma razão, mantemos o formato inicial de 9 previsões.

Assim que tiver todos os palpites colocarei a primeira classificação potencial, que irei apresentar em principio diariamente.

As férias foram boas, obrigado

sábado, 12 de Junho de 2010

Um gajo vai de férias com o Cardozo e o seu empresário parasita a choramingarem por mais dinheiro, no Benfica ou num novo clube, tanto faz. Um gajo chega de férias e apercebe-se que entretanto o tal empresário tentou passar a ideia de que se o Cardozo não recuperar da lesão e não jogar no Mundial a culpa é do Benfica.

Um gajo tem vontade de mandar o Cardozo e o seu empresário à merda.

eu tenho um feeling...

... que me diz que a merda das vuvuzelas vão virar moda também no campeonato nacional...

Basket de alto nível, Basket campeão

quarta-feira, 9 de Junho de 2010

BENFICA CAMPEÃO 2009-2010. Grande vitória do Benfica. À melhor de 7, o Benfica venceu por 4-1 a equipa do Porto.

Gostaria apenas de destacar a fantástica exibição de Heshimu Evans.


Susto quase Maior

Susto quase maior é estares no aeroporto, virares-te e dares de caras com o Djaló.

O que vale é que a Floribela estava lá e deu rapidamente para desviar a vista.

Deduzo que pelo facto de o casalinho de metro e vinte estar ali junto, com roupinha de marca em vez de indumentária Nike verde e vermelha, e de não haver voos para a África do Sul significa que a Luciana Abreu não vai cantar à vila Magali para animar a selecção no Mundial.

Susto

terça-feira, 8 de Junho de 2010

Haverá algo mais horrível do que estar de férias e dar de caras com o João Pereira? Quer dizer, não foi bem dar de caras porque o homem é tão baixo, tão baixo que me dá pelo ombro.

Bem, vou regressar à praia. E vocês façam o favor de trabalhar, que o país precisa de produzir.

Cromo 9 – Klaas-Jan Huntelaar – Passatempo Mundial

Para quem anda distraído, o Benfica já tem tudo acordado com Huntelaar, como soubemos em primeira mão nas entrevistas do mister, pelo que também o incluímos na listagem de jogadores do SLB que jogarão o Mundial de 2010.


Klaas será nossa aquisição após o Mundial, porque Jorge Jesus disse que ele estava na lista, e isso basta para os jornalistas afirmarem convictamente que o SLB vai levar o homem a ver a luz.

Huntelaar é internacional desde 2006, tem 30 internacionalizações e 15 golos. Fez 8 jogos durante a Qualificação, 8 vitórias da Holanda, apontando 3 golos e levando 1 amarelo, levando a Holanda ao 8º Mundial.

Tem sido normalmente utilizado, por vezes a titular, alternando com Kuyt e Van Persie no ataque dos Países Baixos, pelo que se espera que jogue alguns jogos e por consequência, marque alguns golos.

A Holanda está no grupo E, Japão, Dinamarca e Camarões. Este é claramente um grupo que será dominado pelos Europeus, que certamente chegarão aos Oitavos. A Laranja mecânica cruzará provavelmente com o Paraguai e aí teremos os nossos 2 pontas de lança frente a frente!

Quem marcará mais golos e quem passará aos Quartos de Final? Venham de lá os vossos palpites.

PS: Existem alguns de vós que têm alguns palpites em atraso. Vejam lá isso.

Cromo 8 – Óscar Cardozo – Passatempo Mundial

domingo, 6 de Junho de 2010


Chegou a altura de postar sobre o desempenho expectável do Tacuara no Mundial 2010.

Chegado no Verão de 2007, o nosso 7 tem 3 anos de Benfica. Apenas este ano conseguimos ter Cardozo a tempo inteiro, depois de um primeiro ano de adaptação e um segundo ano em que Quique não conseguiu perceber o que tinha em mãos.

Custou-nos mais de 10 milhões de euros, mas marca golos como poucos e termina 2009/2010 com 38 golos, 26 dos quais no Campeonato.

Fecha o ano lesionado, e apesar de integrar desde o início a convocatória do Paraguai, ainda não jogou qualquer minuto nos amigáveis de preparação da equipa.

Com 31 jogos feitos pela selecção (6 golos) desde 2007, Cardozo não é primeira escolha do seleccionador (porquê, não sabemos). Após o azar de Cabañas, esperava-se mais protagonismo do nosso avançado, mas a lesão está a retirar-lhe espaço no forte ataque paraguaio.

O Paraguai está no grupo F, com a actual campeã mundial, a Nova Zelândia e a Eslováquia. Estou convicto que o Paraguai passará a primeira fase nesta que é a sua 4ª fase final consecutiva.

Se passar em 1º lugar, encontra a Dinamarca e tem hipótese de fazer um Mundial histórico, disputando pela primeira vez uns quartos de final, teoricamente com o Brasil. Se passar em 2º, ficará nos Oitavos, eliminada pela Holanda.

Espero que o ataque do Paraguai seja Valdez e Cardozo, que o Tacuara marque pelo menos 4 golos e que convença a generalidade dos críticos de uma vez por todas que é um matador como poucos, aumentando a hipótese de o vender por uma soma superior a 25 Milhões de Euros.

Se Cardozo passar ao lado deste Mundial, teremos mais 40 golos de Tacuara na próxima época.

Qualquer que seja o papel de Cardozo, a não ser que se lesione ou que continue a papaguear como se não houvesse amanhã (ele e o seu empresário Pedrito, o “pesetero”), o Benfica ficará sempre a ganhar.

Posto isto, venham de lá os vossos palpites.

Jornalismo sério, Benfica e Eusébio, num só texto

Não podemos deixar de destacar este artigo que o António Boronha evidenciou e que pode ser lido aqui.

A pertinência da entrevista com Eusébio, o maior jogador de todos os tempos nascido em África é significativa.

As referências históricas à selecção e ao Benfica, a comparação entre o futebol e jogadores da altura e os actuais... excelente artigo, a não perder.

Jornalistas de Portugal, é assim que se faz.

Cromo 7 – Maxi Pereira – Passatempo Mundial

sábado, 5 de Junho de 2010


Também o nosso lateral direito Victorio Páez estará no Mundial, para ocupar a banda direita da selecção do Uruguai.

Como todos sabemos, Super Maxi não é um talento nato, mas é um lutador como poucos, ao estilo do jogador Uruguaio, pelo que será teoricamente indiscutível na selecção Uruguaia.

Maxi chegou ao SLB no Verão de 2007 e já leva 3 épocas de águia ao peito. Após uma primeira época a jogar no meio campo, onde chegou acompanhado por uma meretriz, que rapidamente, para nossa felicidade, abandonou as nossas instalações, Maxi aproveitou a saída de Nélson para o Bétis para açambarcar a lateral direita, de onde não mais saiu.

Maxi é internacional desde 2004 e já tem 50 internacionalizações, apesar dos seus escassos 25 anos.
Fez 14 jogos de qualificação para o Mundial, tendo ficado em branco em golos e assistências. Durante o percurso do apuramento levou 2 amarelos e 1 vermelho directo e em 4 jogos não jogou o jogo todo.

O Uruguai está no grupo A, com a equipa da casa, a França e o México. Esta equipa é a minha “zebra”. Acredito que vão conseguir passar num grupo onde teoricamente até poderiam ser considerados os que teriam menos hipóteses. Penso sinceramente que no jogo de dia 11 com a França já devem aparecer os primeiros pontos para o Maxi e companhia.

Todavia, e após o efeito surpresa e o facto da selecção da casa e da França ficarem pelo caminho, o Uruguai não terá força para superar a selecção Argentina, ficando pelos Oitavos.

Posto isto, venham de lá os vossos palpites.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.