Ave, José!

segunda-feira, 31 de Maio de 2010

Peço mil desculpas por ainda não ter tecido uma loa ao magnânimo José Mourinho, que é, sem sombra de dúvida, o melhor treinador de todas as eras e pré-eras da Humanidade. Perdão, não é só o melhor treinador, é também o ser humano mais perfeito que já pisou a Terra.

A minha devoção para com tão magistral criatura é tanta que, se Ele mo pedisse, poria imediatamente fim à minha própria vida, sem sequer pestanejar. E se por algum acaso pestanejasse, seria apenas para me certificar de que estava mesmo a falecer e não apenas a desmaiar.


P.S. Comenta-se por aí que José Mourinho adquiriu um poder tal que elimina blogs que não o elogiem.

Na gaveta

É por baixezas de nível deste género que me recuso a comprar este pasquim.

Acho piada quando os pasquins desportivos explicam que não deram grande destaque ao Apito Dourado porque isso seria contribuir para a desacreditação do futebol, e que uma das suas funções é proteger e respeitar esse mesmo futebol e os seus diversos intervenientes.

Agora pergunto eu: nesta capa onde está o respeito por um dos intervenientes do futebol? Ficou na gaveta, ao lado do Código Deontológico do Jornalista?

Sondagem nº 16

Está a chegar aquela altura do ano em que vamos ser bombardeados com contratações bombásticas do Benfica todos os dias. Além de Gaitán, gostava que o Benfica ainda contratasse mais um ou dois craques (um deles para a baliza) e depois gostava que se voltasse a apostar em alguém de uma equipa secundária e conhecedor do campeonato português, à semelhança do que aconteceu com Ruben Amorim há dois anos. E a equipa portuguesa mais secundária de que me lembrei foi o zbordin....

Sendo assim, que lagartinho pensam que daria jeito ao Benfica?

Podem votar aqui ao lado.

Quem sabe não esquece

Impressionante (re)ver nomes como Chendo, Sanchís, Zidane, Butragueño (mesmo com 46 anos ainda tem aquele killer instinct bem apurado), Santillana, McManaman, Alfonso, Amavisca, Costacurta, Baresi, Maldini, Rui Costa (dava jeito agora no Mundial), Massaro, Boban, Simone, Weah (exímio cabeceador, o Jorge Bosta que o diga), Papin, Panucci, Lentini (eu era fã deste gajo, pena aquele acidente de viação), Carbone e Eranio.

Que desfile de craques... E o Maestro bisou!

Cromo 1 – Fábio Coentrão – Passatempo Mundial


Fábio Coentrão tem 22 anos. Foi convocado pela primeira vez para a selecção A em Novembro de 2009, para agradar aos benfiquistas, de modo a que estes marcassem presença no estádio da Luz para a 1ª mão do Playoff com a Bósnia.


Depois de andarmos nos anos 90 com Dimas, e após mais de 10 anos de marasmo na posição com Rui Jorges, Nuno Valentes, adaptações de Paulo Ferreira e Dudas, finalmente a selecção portuguesa tem um Lateral Esquerdo de eleição.

Desde 2002 tínhamos uma equipa forte, sem Lateral esquerdo, em 2010 Portugal vai apresentar um lateral esquerdo forte, mas não leva equipa.

O Fábio casou logo após a conquista do campeonato, e entre a Lua de Mel com a mulher (Um conselho, vai para a Polinésia Francesa) e o campo de férias da Covilhã com o Queirosz, foi obrigado a fazer a viagem para a serra.

Coentrão é o único jogador do Benfica na selecção. É o único com atitude lutadora e ganhadora que conseguimos descortinar no jogo com Cabo Verde, e portanto acredito que fará os 2 primeiros jogos da selecção. Não tenho a certeza que fará o jogo com o Brasil.

Com uma Costa do Marfim bem orientada, motivada e razoavelmente organizada defensivamente, Portugal não passa o grupo. Todavia, penso que Fábio terá a oportunidade de jogar com a Espanha, nos Oitavos, podendo em seguida ir merecidamente de férias, de modo a regressar para uma nova grande época de águia ao peito.

Se ainda não fizeram o download do simulador para vos facilitar as coisas, está aqui de novo o link.

https://www.yousendit.com/download/dXFWZ293T01iR0pjR0E9PQ

Venham de lá esses palpites para a caixa de comentários.

Faltam duas vitórias...

domingo, 30 de Maio de 2010


Se este indivíduo, em vez de andar a tentar convencer jogadores do Benfica a irem para o foculporto, se preocupasse em fazer com que os jogadores do foculporto jogassem, talvez a sua equipa desse um bocadinho mais luta ao Benfica.

Mas pode ser que agora com a lesão do Frisby (a juntar à do Sérgio) as coisas fiquem um bocadinho mais equilibradas...

Quem eu queria mesmo no Benfica

Messi? Rooney? Lampard? Kaká? Gerrard? Robben?

Nada disso. Nenhum desses gajos me faz deitar às 4h30 da manhã. Queria mesmo este senhor:

O fds, os fait divers e o passatempo do Mundial

Enquanto o Basquetebol e o Futsal entram bem nas fases finais do campeonato, procurando levar mais uma vez o Benfica ao título nacional…

Os jornais lançam dia sim dia não versões diferentes sobre os actuais jogadores do Benfica, os novos jogadores do Benfica, os antigos que querem voltar, os actuais que querem sair e os actuais que vão renovar ou já não vão renovar…

Os jogadores do Benfica nas selecções em vez de falarem das selecções, falam do Benfica (Cardozo, pensa no que dizes, homem)…

O cada vez mais senil presidente do foculporto volta a falar como se não houvesse amanhã (o que não deixa de ter uma ponta de verdade quer para ele quer para o clube…), sobretudo do Benfica e contra o Benfica…

Nós cá pelo Céu temos um Passatempo lançado com 21 inscritos.

Segue o link para fazerem o download do simulador, que vos vai permitir fazer rapidamente as previsões que vão colocar no blogue, fazer simulações de risco e inserir os vossos resultados para controlo da vossa pontuação.

https://www.yousendit.com/download/dXFWZ293T01iR0pjR0E9PQ

A agregação dos vossos palpites será efectuada e assim que cada jogador sair de competição actualizaremos os resultados no blogue.

Até lá, bons palpites e não se esqueçam de ir vendo/lendo os fait divers e as não notícias tipo Quim está fora, Quim recebeu proposta de renovação, Quim vai fazer mais uma época, o Quim merece uma despedida justa, o Quim não tem respeito pelos adeptos atrás da baliza nas finais das Taças da Liga, Quim mascara-se de Preudhomme, etc.

A memória curta - parte ... (perdi a conta)

sábado, 29 de Maio de 2010

Hoje ouvi o presidente do foculporto alertar as autoridades portuguesas para um alegado programa da BenficaTV em que se exorta à utilização de armas.

Não sabendo ao que se referia, fui pesquisar e encontrei um vídeo em que Pragal Colaço incita de facto os benfiquistas a "pegar nas armas", visto que as autoridades com competência nada fazem contra a violência em volta dos jogos de futebol, principalmente a perpetrada pelas claques do foculporto.

Sinceramente, não tinha conhecimento das palavras proferidas no tal programa da BenficaTV. Também não sei se o conhecido advogado benfiquista não usou aquela expressão em sentido figurado. Também não sei que raio de legitimidade é que o presidente do foculporto possui para ousar alertar as autoridades para tais palavras, ainda para mais quando pouco depois branqueou os comportamentos violentos das claques do seu clube, dizendo que "estava muito satisfeito com o seu comportamento"...

O que sei é que quem fala na BenficaTV ou noutro órgão de comunicação social deve ter dois dedos de testa para saber o que pode e não pode dizer. Por muito que possa apetecer dizer ou fazer, não se pode ir para a frente das cameras ou de um microfone dizer o que lhe vai na alma... E a expressão usada por Pragal Colaço até pode ter sido usada em sentido figurado (o que não me pareceu), mas é preciso saber que qualquer adversário vai pegar naquilo. E já basta apelidarem este campeonato como o campeonato do túnel.

Quanto ao presidente do clube azul, recomendo uma leitura de um livro escrito a pedido do líder de uma certa claque, em que este se congratula por ter cometido uma série de crimes... Ou que reveja o jogo Porto-Benfica em que havia mais bolas de golfe do que em muitos greens por aí espalhados... Ou as cenas no estádio do Algarve... É preciso continuar??

Lanche


Hoje à tarde comeu-se disto no pavilhão da Luz.

Agora esteve bem

(foto retirada do Record)

Conhecedor da expressão "pintar a cara de vergonha", Queiro(ó)z(s) resolveu antecipar aquilo que todos sabemos que vai acontecer.

No meio de tanta estupidez, esta acaba por ser a única medida inteligente que o vejo tomar desde que assumiu o cargo de seleccionador.

Faltam três vitórias...

Mesmo apesar destas tácticas ordinárias (só mesmo um verme é que se aproveita do facto de ser seleccionador nacional e treinador de um clube para aliciar jogadores rivais), já levaram na pá no primeiro jogo.

E Domingo há mais!

Portugal, uma praça para o Mundo

sexta-feira, 28 de Maio de 2010

A pedido de um amigo que está em Xangai integrado na delegação portuguesa da Expo 2010, deixo-vos o vídeo promocional de Portugal que está a ser projectado continuamente no pavilhão português e que tem tido um imenso sucesso junto dos visitantes.

Porque, apesar de tudo, por cá também há coisas boas...

PORTUGAL, UMA PRAÇA PARA O MUNDO from Anze Persin on Vimeo.

Quando não se tomam os comprimidos...

Os próximos sete segundos são quase tão bons como um episódio inteiro de Seinfeld, que normalmente dura 20 minutos. A diferença é que, enquanto o criminoso diz as coisas com ar sério e espera que as pessoas acreditem, o Seinfeld é apenas uma série ficcional.



Ficamos à espera de mais e melhor.

Última Chamada - Passatempo Benfica no Mundial

A última contagem aponta para 20 ilustres inscrições no Passatempo Benfica no Mundial do Céu.

Para quem ainda não se inscreveu, recordar que o Céu Encarnado vai dar uma Camisola oficial do SLB, 2010/2011 (se o problema do Azul estiver resolvido. Ver detalhe no Post convite) ou uma Jabulani autografada ao vencedor.

Recordo que os posts de cada jogador serão colocados em cada manhã, de dia 31 de Maio até 8 de Junho, pelo que terão o dia todo para analisar e fazer os vossos palpites.

Detalhes da mecânica, dos prémios e fazer as inscrições é através do post de anteontem, acessível neste link.

As participações e palpites serão feitas na caixa de comentários de cada um dos posts dos jogadores, até ao final de cada dia.

Iremos depois enviar um ficheiro xls para todos os participantes de modo a que possam de forma rápida construir cenários de pontuação das vossas apostas e registar os resultados durante o campeonato.

Aos inscritos pedimos que enviem um mail para o blogue com o user que querem ser reconhecidos aquando da participação (já temos 2 Carlos e não aceitamos participações multiplas do mesmo Benfiquista)

Aos não inscritos, estão à espera de quê?

Cash only

Adán, Codina, Garay, Mamadou Diarra, Drenthe, Quaresma. Todos estes jogadores já apareceram como possíveis moedas de troca na venda de Di María ao Real Madrid (até o Quaresma que nem sequer lhes pertence).

Eu não sou muito apologista deste tipo de negócios que envolvem permutas de jogadores. Prefiro dinheiro. Só dinheiro. Para o Benfica ir buscar quem quer e não quem lhe querem impingir. Até porque normalmente este tipo de jogadores que servem como abatimento de preço não vão muito satisfeitos para o novo clube. O que é compreensível, ninguém gosta de ser empurrado para fora de um clube.

Prefiro muito mais negócios como o do Saviola (ou Javi), em que o Benfica falou calmamente com o jogador, apresentou a sua proposta salarial, o seu projecto desportivo e depois o jogador analisou todas as hipóteses e escolheu vir para cá, do que um hipotético negócio em que o Real ande a pressionar um jogador para aceitar vir para a Luz só para ter um desconto no passe do Di María.

Portanto, são 40 milhões e mais nada. Não podem ou não querem dar tanto, temos pena. Vão buscar o Cebola ao foculporto, parece que é grande craque...

De águia ao peito outra vez

quinta-feira, 27 de Maio de 2010

Segundo o Record noticia hoje, parece que o Quique está a pensar dispensar o Simãozinho. Ora, com a saída do Di María – não sei se vai ser para o Real ou não, mas ninguém me convence que o Benfica o vai conseguir segurar – era bom ter o Simão de volta.

Não é que eu acredite em tudo o que os jornais desportivos dizem mas, de acordo com o Record, existe “da parte do jogador receptividade para voltar ao Benfica” e até estará disposto a baixar as “condições salariais”.
E para aqueles que vão mencionar a idade digo-vos que mesmo com 30 anos, o Simão é o Simão e gostava muito de o voltar a ver de vermelho no Estádio da Luz.

Assim está melhor!

Depois do post desta manhã, onde me queixei com grande indignação do estrépito exasperante das vuvuzelas, a bondosa Fifa, sabendo da vasta audiência de cerca de sete pessoas que este blog tem, entrou em contacto comigo e enviou-me o seguinte vídeo:



Para quem não percebe patavina do que a moça diz, eu passo a traduzir:

Olá, jeitoso! Vá, não sejas assim... A vuvuzela até é bem engraçada e vai ser muito importante no Mundial, uma vez que, como os estádios vão estar às moscas, bastam meia dúzia de indivíduos para parecer que aquilo está cheio de gente.
Quero ainda acrescentar que a Fifa me contratou para fazer deslocações ao domicílio e ensinar quem ainda não sabe soprar na vuvuzela como deve ser. A que horas passo em tua casa?

Pode ser depois de jantar. Mas não tragas essa vuvuzela. Tenho aqui uma.

Passatempo Benfica no Mundial - Actualização

Temos neste momento 9 inscrições, 3 das quais do Céu, o que faz com que a probabilidade do prémio sair à casa seja de 33% (um de nós vai ganhar uma camisola ou uma bola, malta :).

Aproveito para esclarecer que foi acrescentado um novo item, muito bem sugerido: Assistências para golo.

Esclareço também que os cartões Vermelhos valem o mesmo que os Amarelos.

Como blogue inclusivo que é, o Céu permite a participação a todos os leitores, independentemente de género, idade, raça, etc.

Recordo que conhecer a mecânica, os prémios e fazer as inscrições é através do post de ontem, acessível neste link

O Paulo Ferreira, pá!

Se me disserem que podemos contratar o Di María a um preço acessível, então digo para arriscarem e contratarem-no já. Mas se o preço é exorbitante digo que não, porque não gosto que os meus clubes paguem preços loucos por jogadores, alvitrou Mourinho.

Um gajo que pediu a um clube para dar 20 milhões de euros pelo Paulo Ferreira devia pensar duas vezes antes de abrir a boca para falar de preços loucos de jogadores.

Mas claro que isto é apenas show off do maganão do José, que está a fazer, e muito bem, o papel dele. E é nesta negociação do Di María que eu vou tirar a prova dos nove sobre a capacidade de venda de trutas do nosso presidente. Sim, porque ainda não me esqueci do negócio do Simão...

UOOOOOOOOO

Ontem ao final da tarde houve festa de anos do filho do vizinho. Barulho de pés a correrem de um lado para o outro e muitos gritos. O habitual em aniversários de miúdos pequenos. Até aqui tudo bem, lembro-me bem de ser miúdo, restava-me aguardar que a festa acabasse para ter sossego... Porém, de repente:

UOOOOOOOOOOOOOO

- Mau! Que é isto? - pensei eu. - Queres ver que o outro vizinho lagarto se apercebeu de que o zbordin nem sequer consegue contratar um bidon com pernas chamado Maniche e desatou a choramingar?

UOOOOOOOOOOOOOO

- Pronto, lembrou-se que ficou a 28 pontos do Enorme. Hoje não durmo...

UOOOOOOOOOOOOOO

- Espera lá... &%$&/$! Isto é uma... uma... #%&#&$%#, isto é uma vuvuzela! %%5&"#%$&, não acredito nisto!

UOOOOOOOOOOOOOO UOOOOOOOOOOOO UOOOOOOOOOOO

- Não, não é uma! São várias! %$"#$%&#%&$# dos putos!

UOOOOOOOOOOOOOO

- Aaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhh!

UOOOOOOOOOOOOOO UOOOOOOOOOOO

- Ok, desisto... p'ra vocês também, seus pequenos %"%$&"#%&#...


Depois de vários uós aquilo finalmente acabou. Deitei-me com os ouvidos a zunir...

Papás e mamãs deste país: importam-se de parar de encher os bolsos à Galp e de me %$""#&$ os tímpanos? Estão a criar uma legião de monstrinhos e ainda não se aperceberam disso... Nem quero imaginar como será quando começar o Mundial!

Tomem lá esta:

É que nem pensar nisso é bom!

Se ganhar o Mundial dispo-me em frente ao Obelisco de Buenos Aires, cortesia do Diego Armando.

Angelito, pá, és muito bom rapaz mas depois disto desejo que fiques apenas em segundo lugar, ok? Aquela imagem do teu mister iria correr o Mundo e eu não quero manchar as boas recordações que guardo dele do México 86.

O Benfica no Mundial – Cenários Prospectivos para gente com tempo livre

quarta-feira, 26 de Maio de 2010

Inicio hoje aqui no Céu uma rubrica que se tudo correr bem terá 9 posts – o número de jogadores do Sport Lisboa e Benfica nas Selecções do Mundial 2010.
O objectivo é fazer uma previsão sobre o que vai acontecer à Selecção e a cada um dos jogadores do nosso clube que estão envolvidos no Campeonato do Mundo.

Iremos publicar um post por cada um destes magníficos jogadores:

Fábio Coentrão; Luisão; Maxi Pereira; Ramires; Di Maria; Cardozo

Publicaremos um post também para estes quase magníficos jogadores:

Halliche; Yebda

Publicaremos um post do jogador Joker, que assumimos já como jogador do SLB para o ano, cujo resultado vale a dobrar e servirá para o desempate, no caso de alguém participar neste concurso prospectivo:

Klaas-Jan Huntelaar

Vamos atribuir um sistema de pontos para as previsões a realizar. Os itens serão:

Classificação da sua Selecção
Golos Marcados
Minutos jogados
Amarelos e Vermelhos (2º Amarelo também conta - Amarelos e Vermelhos valem o mesmo)
Substituições (Entradas ou Saídas)

Para tornar isto mais interessante:

O primeiro classificado será premiado com uma camisola oficial do SLB, se o clube conseguir negociar o TMN a branco ou tiverem saido notícias que tal vai acontecer e que vamos ter a camisola ok ainda esta época.

Se mantivermos a camisola com o azul, o primeiro prémio será uma bola “Jabulani”, autografada pelos 4 membros do Céu Encarnado e potencialmente pelo Fábio Coentrão (sem promessas, mas se o Fábio assinar, nós não assinaremos).

O último classificado terá como prémio de consolação uma Vuvuzela, também ela autografada.

Os critérios:

Classificação da Selecção:
5 Níveis: Final, Semi-Final, Quartos, Oitavos e Grupos
Acertar no nível: 5 pontos, cada nível de diferença perde um ponto potencial

Exemplo: Portugal chega à Final (LOL), eu disse que ficava na fase de grupos, tenho 1 ponto.

O nível de diferença é absoluto. Se escolhi Meia Final, ganho os mesmos pontos se a equipa chegar à Final ou ficar nos Quartos de Final.

Golos Marcados:
5 Níveis: 0, 1, 2, 3, 4 ou mais golos
Acertar no nível: 5 pontos, cada nível de diferença perde um ponto potencial

Assistências para golo:

5 Níveis: 0, 1, 2, 3, 4 ou mais assistências
Acertar no nível: 5 pontos, cada nível de diferença perde um ponto potencial

Minutos jogados:
5 Níveis: Até 90 Minutos, 91-180, 181-270, 271-360, 361 ou mais minutos
Acertar no nível: 5 pontos, cada nível de diferença perde um ponto potencial

Amarelos e Vermelhos:
5 Níveis: 0, 1, 2, 3, 4 ou mais amarelos e vermelhos
Acertar no nível: 5 pontos, cada nível de diferença perde um ponto potencial

Substituições:
5 Níveis: 0, 1, 2, 3, 4 ou mais substituições (entradas ou saídas)
Acertar no nível: 5 pontos, cada nível de diferença perde um ponto potencial

A primeira grelha será colocada nos comentários após o primeiro post – Fábio Coentrão.

Este primeiro post serve para se fazerem as inscrições. Favor usar a caixa de comentários para o efeito até 6ª Feira, 28 de Maio e para sugestões que eventualmente tenham.

Este passatempo não é exclusivo do género Masculino.

Os restantes 9 posts seguirão diariamente, de 31 de Maio a 8 de Junho.

O mítico poker de Eusébio

Ontem à noite deliciei-me a ver o Portugal-Brasil do Mundial de 66 com comentários do Simões, que até marcou um golo nesse jogo (os outros dois foram do suspeito do costume).

E hoje às 23h há ainda melhor! Portugal-Coreia do Norte, um dos jogos mais famosos de sempre da História dos Mundiais e aquele que deu origem à veneração que a maior parte dos ingleses têm pelo nosso Eusébio. Marcar quatro golos em 32 minutos quando a própria equipa está a perder 3-0 não é para todos...

Eram tempos em que na selecção portuguesa jogavam os melhores e só os melhores. E se os melhores eram quase todos do Benfica, eram esses que jogavam. Não havia jogadas de bastidores de outros clubes nem de empresários. E apesar de alguns jogadores terem nascido nas ex-colónias, sentiam muito mais a camisola das quinas do que os meninos mimados de hoje.


P.S. Estes clássicos dos vários Mundiais andam a dar na OliveirinhaTv. Como eu não tenho, vejo pela net. É de borla! Incha, Oliverinha! Ahahahah!

É isto e muito mais

(foto retirada do Record)

O director do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Bruno Lemarquis, explica que o Benfica foi, até ao momento, o único clube a apoiar na recuperação do Haiti. Ainda que sendo uma pequena parte, foi "um apoio importante". A recuperação deste pequeno país das Caraíbas ainda vai durar anos. in Record.

De facto, o Benfica é imensamente maior do que uma bola no fundo das redes, do que um estádio apinhado de gente ou do que um título de campeão.
O Benfica é isto que vemos no Haiti e muito mais.

É para mim um orgulho imenso fazer parte desta instituição.

Leilão por Di Maria / Auction for Di Maria

Á atenção dos interessados / To you guys that swim in money

A base de Licitação são 40 Milhões de Euros / The bidding starts at 40 Million Euros.

O preço final de venda está dependente das licitações de Mourinho (que normalmente não perde nada no Ebay), Manchester United e Manchester City / Final price will be fixed after the bids of Mourinho (that usually does not lose when bidding in Ebay), Man United and Manchester City.

Coiso de sarjeta

A leviandade com que o jornalis..., perdão, o coiso (é que não há mesmo outra palavra, é coiso) desportivo português lança notícias cá para fora é algo que me repugna de tal forma que até chego a pensar que um filme porno gay poderá ser menos badalhoco (não, nunca vi nenhum).

Jorge Jesus já tem escolhido o avançado com que pretende contar para a próxima época no plantel, isto caso o paraguaio Cardozo abandone o plantel. O escolhido é o holandês Klaas-Jan Huntelaar, que milita no AC Milan. in A Bola.

O treinador encarnado afirmou ser “quase impossível” a contratação de Eduardo e por outro lado já ter informado Quim que não fará parte do plantel na próxima temporada. ...ainda sobre o actual plantel e abordando uma possível saída de “tacuara”, Jorge Jesus confirmou o interesse no internacional holandês Huntelaar. in O Jogo.

O treinador benfiquista Jorge Jesus, convidado do programa "Trio D'Ataque", confirmou esta terça-feira a saída do guarda-redes Quim do plantel encarnado, explicando que o atleta já foi informado desta situação. in Record.


Posto isto, quem não viu o programa ficará a pensar que Jesus disse algo deste género: Sim, disse ao Quim que ele não vale um caracol e já o proibi de se aproximar do estádio. E já estamos a negociar com o Huntelaar, nem sequer quero observar mais nenhum avançado. Aliás, se o Huntelaar não vier entro em greve de fome e volto a treinar o Felgueiras até ao fim da minha vida.

O engraçado é que ele não disse nada disto. Ele disse, e cito: O Quim acaba contrato, e como o Benfica vai buscar um guarda-redes e só pode ficar com três... O Quim sabe perfeitamente qual é a minha ideia porque eu já lha transmiti.

(sobre Huntelaar) É um dos nomes. Mas tenho vários nomes.

A partir destes comentários de Jesus podem fazer-se várias suposições, como é óbvio. A minha, como expressei no post anterior, é que o Quim vai sair. Mas também é legítimo pensar-se que, por exemplo, o Quim vai continuar mas que Jesus lhe disse que ele deverá ser suplente. Ou até que o Quim será titular enquanto o outro se adapta ao clube. Todas estas hipóteses são válidas e cada um é livre de pensar o que quiser.

Mas uma coisa é eu escrever isso num mero blog, onde, além de poder falar do que quero e me apetece e ninguém ter nada a ver com isso, não tenho nenhuma responsabilidade social nem tão pouco sou obrigado a cingir-me por nenhum código. Agora o que é verdadeiramente inadmissível é vários jornais escreverem taxativamente que o Quim vai sair. Nem sequer colocam outra hipótese ou usam um "talvez" ou "provavelmente".

Jornalis... (lá estou eu outra vez), coiso de sarjeta, é o que isto é.


P.S. Há outra coisa que me incomoda nesta história... Alguns benfiquistas já estão a dizer mal de Jesus e dos dirigentes porque o Quim merecia renovar e acabar a carreira no Benfica. Já pararam para pensar que poderá ser o próprio Quim a querer sair, por não aceitar ser relegado para o banco ou por pretender um salário melhor nestes últimos anos de carreira que lhe restam? Temos que ser mais frios a analisar estas situações, caramba! Não faz sentido começar logo a espingardear para tudo quanto é lado.

Afinal...

Fui o único a depreender, das palavras de Jesus no Trio d'Ataque, que o Quim no Benfica já é passado?

Andamos há dois ou três meses a ouvir que Quim continuaria e que Moreira iria sair e pelos vistos não será bem assim...

Cara a cara só há heróis na BD

terça-feira, 25 de Maio de 2010

Daqui a sensivelmente uma hora Jorge Jesus vai estar presente no programa Trio d'Ataque.

A minha curiosidade em relação a esta participação do nosso treinador prende-se fundamentalmente com duas coisas: saber se o Andor vai persistir na treta do túnel e se o gajo das sondagens vai ter coragem de gozar com a maneira como Jorge Jesus fala, estando cara a cara com ele.

Estou a fazer figas para que isso aconteça, embora saiba perfeitamente que a cobardia desses dois figurões virá sempre ao de cima.

Aos jogadores do SLB...

Favor passar pelo Estádio da Luz antes da partida para a África do Sul ou para Férias...

Dirijam-se à secção de pessoal para assinar os novos contratos onde se estabelecem os ajustes às claúsulas de rescisão.

Descobrimos agora que no valor faltava um zero do lado direito.

Este mastodonte está à espera de quê?


Já se passaram três dias desde que a alteração de estatutos da FPF foi rejeitada em Assembleia Geral, o que faz com que a FPF permaneça confortavelmente na mais completa ilegalidade. Se isto se passasse na Somália ou no Ruanda eu ainda compreendia, mas num país que faz parte da UE e que se diz desenvolvido? Tenham dó...

Música na Luz nº2

Continuo a minha inglória saga para erradicar a música parola da Luz. Desta vez a música escolhida, sugerida por um leitor, é a Uprising dos Muse, uma das melhores bandas da actualidade e que por acaso até vem ao Rock in Rio esta quinta-feira. Peço a vossa especial atenção para a letra, que é simplesmente fantástica e se aplica na perfeição ao futebol português.

Podem, e devem, continuar a mandar as vossas sugestões musicais (já estão algumas músicas em fila de espera). Embora saibamos que muito dificilmente poderá ser escutada música de qualidade no estádio, pelo menos esta rubrica serve para nos afastarmos um bocadinho da realidade e imaginarmos como seria estar na Luz a curtir um grande som.





Paranoia is in bloom,
The PR transmissions will resume
They'll try to, push drugs that keep us all dumbed down
And hope that, we will never see the truth around
(so come on)
Another promise, another seed
Another, packaged lie to keep us trapped in greed
And all the, Green belts wrapped around our minds
And endless, red tape to keep the truth confined
(so come on)

They will not force us
They will stop degrading us
They will not control us
We will be victorious
so come on

Interchanging mind control
Come let the, revolution takes its toll
If you could, flick the switch and open your third eye
You'd see that
We should never be afraid to die
(so come on)

Rise up and take the power back
It's time the fat cats had a heart attack
They know that their time's coming to an end
We have to unify and watch our flag ascend

They will not force us
They will stop degrading us
They will not enslave us
We will be victorious

They will not force us
They will stop degrading us
They can not control us
We will be victorious

O presidente também marca golos

É nestas aparentemente pequeninas diferenças que se vê o panorama geral das coisas. De um lado temos um clube que, ufano, tem gosto em se pavonear nos corredores do poder deste país, deixando assim uma mensagem claríssima que, sempre que for necessário uma ajudinha, tem as costas bem quentes.

Do outro lado está um clube que procura demarcar-se completamente desses mesmos corredores do poder e dos jogos de bastidores.

Bravo, presidente! Esta foi à Benfica.

Vou a Madrid na 6ª Feira...

segunda-feira, 24 de Maio de 2010

Vou em trabalho, mas posso conseguir um tempinho para ir ao Barnabeu.

Estarão as camisolas brancas prontas até lá?

Continua Selecção!

Os adeptos portugueses, depois de terem começado por escolher a vuvuzela como adereço para os jogos da selecção, abandonaram o dito instrumento e escolheram o assobio, bem mais fácil de transportar. E, diga-se, tem um som bem menos irritante.

A exibição foi constrangedora e é mero reflexo de uma convocatória descabida e desajustada e de um treinador que não tem qualidade para o lugar.

Este jogo permite tirar algumas conclusões:
- Fábio Coentrão foi o melhor em campo na primeira parte. Às tantas, levar mais um ou outro benfiquista teria sido boa ideia, ainda para mais quando jogaram numa equipa muito evoluída tacticamente. Amorim e Carlos Martins fariam, estou certo, melhor figura do que Paulo Ferreira e Pedro Mendes;
- Eduardo, na única intervenção que teve que fazer, saiu quase até à linha da grande área para socar uma bola...Calma rapaz!
- CR9 continua a fazer publicidade, e nada mais, dentro de campo. A Nike agradece;
- em altura de descanso para os Gato Fedorento, parece que estes vão ter um concorrente durante o mês de Junho.

Sai daí, pá!

Mas o que é que o Fábio Coentrão está a fazer no meio daquela vergonha? Apesar de ter sido o melhor em campo e o único, repito, o único, que mostrou garra e vontade real de vencer o jogo (obrigado, joga no Benfica...), o mais certo é arriscar-se a desaprender, em meia dúzia de dias, muito do que aprendeu esta época com Jorge Jesus.

Muito sinceramente, incomoda-me bastante o facto de o Fábio ser companheiro de equipa de alguns indivíduos e de estar a ser orientado por aquele energúmeno.

Outra vez com azia

Mossoró afirmou a um jornal (que me recuso a comprar) que não incluiria nenhum jogador do Benfica no 11 ideal do campeonato.

Alguém diga ao rapazinho que vá gozar umas férias e tomar qualquer coisita para a azia. Começo a ter pena dele...

Se

Hermínio Loureiro revelou que, certa vez, durante um almoço, Adelino Caldeira, administrador do foculporto, lhe disse:

Meu caro, ou você corre com o Ricardo Costa e tem a vida facilitada ou vamos fazer-lhe a vida negra.

O Boavista desceu de divisão por bem menos. Se houvesse coragem...

"Se", digo bem. É sempre "se", "se", "se"... Foda-"se"!

Estar no banco. Uns sabem, outros não

Quim, Moreira. Moreira, Quim. Quim, Moreira. Moreira, Quim. Esta novela já começa a enjoar um bocadinho...

A minha posição sobre estas renovações é muito clara. Se o Benfica contratar um guarda-redes que venha para ser titular indiscutível, e quando digo indiscutível é mesmo indiscutível, julgo que o Benfica deve renovar apenas com Moreira. O Quim no banco de suplentes é um problema, como ficou provado na altura em que veio o Moretto. O Quim foi fazer birra para a comunicação social, pôs alguns adeptos contra o Koeman e reduziu a confiança do seu colega de equipa à de uma galinha. E aqui nem sequer está em causa se o Moretto merecia ou não ser o titular, mas sim a união total da equipa em redor das ideias do treinador, algo que o Quim manifestamente não respeitou.

Quim no banco? Não, obrigado.

Resultados da Sondagem n.º 15

À pergunta "O grande objectivo a cumprir para 2010/2011 é...?", os leitores do Céu Encarnado responderam:

- Conseguir retirar o Azul do Manto Sagrado 37%

- Apostar na maior venda possível de RedPass (50.000 mínimo) 20%

- Construir finalmente o Museu do Benfica 20%

- Apostar o mais possível na angariação de Sócios 20%

Quando foi lançada a sondagem com resposta única, o objectivo era perceber o racional do adepto do Benfica em relação ao que ele pensa que realmente é importante para o clube. Escolheram-se opções que todos idealizávamos como positivas, e esperou-se para ver.

Entre as opções estavam a aposta no reforço das receitas do clube (Sócios), a aposta no acompanhamento e envolvimento com a equipa na Luz (Red Pass), a aposta na dignificação do passado glorioso do clube (Museu) ou a aposta na eliminação de um elemento totalmente desajustado à camisola, a componente mais visível da equipa de futebol (Patrocínio).

Os resultados levaram a um equilíbrio nas respostas menos votadas, o que limita a análise, mas permite 2 inferências:

  1. Todos os assuntos foram validados como relevantes e obtiveram no mínimo 20% de respostas, não havendo grande consenso em torno de uma única resposta, pelo que nenhum deles deve ser 2ª prioridade da nossa direcção.
  2. Existem adeptos onde o mais importante é a temática passado, outros o apoio ao clube, outros o futuro, o que demonstra significativa heterogeneidade nas motivações primárias de acção para o clube por parte dos leitores do Céu.
A principal conclusão todavia poderá merecer reflexão do clube:

O presente do SLB impacta de forma significativa os leitores, afectas as suas decisões e faz aprofundar ou resfriar a relação com o clube. Infere-se que uma reacção rápida e adequada da Direcção aos assuntos do quotidiano associados ao clube poderá gerar significativo aumento da satisfação (exemplo: um comunicado da Direcção de Comunicação a dizer que se estava a falar com a PT sobre o assunto ou que nada podia ser feito, mas que no ano seguinte a questão seria revista).

Reacções céleres e adequadas do clube a questões do seu presente serão chave para manter os adeptos vinculados. Garantir o futuro, respeitando o passado terá de estar sempre presente na mente da Direcção (e neste aspecto na minha opinião estamos no bom caminho, como vimos no jantar de final de época realizado na Luz e nas digressões de final de época).

Os vossos comentários são bem-vindos…

Revalidar o título







Uma equipa que marca dois golos destes merecia ganhar, caraças!

Força, miúdos! Vamos lá revalidar o título!


P.S. Sim, o Benfica foi campeão na época passada. Manobras obscuras de pedradas e de secretaria só dão títulos a imbecis. Conta é dentro do relvado.

Tem juízo, Rui...

domingo, 23 de Maio de 2010

Hoje às 23h é bom que o Rui Santos não se arme em esperto. Fê-lo uma vez com o grande Humberto Coelho e correu-lhe mal, e com Jesus decerto não será diferente.

O nosso mister já mostrou mais do que uma vez que não gosta de chicos espertos a opinar sobre futebol.

Assobios no treino de Portugal

O treino de hoje da Selecção acabou debaixo de assobios. Segundo alguns dos presentes, os jogadores interagiram pouco com os espectadores.

Mais um episódio cómico a rodear a equipa das quinas. Depois da convocatória, esta é certamente das melhores.

E amanhã? Será que o jogo com Cabo Verde também vai reservar alguma surpresa?

Para mim é óbvio que o apoio a esta equipa não vai aproximar-se, nem por sombras, do apoio recolhido pelas equipas do Scolari... Mas cada um tem o que merece e o Queiroz vai colher o que semeou.

Jesus live from Barbas

Mesmo depois de ontem já ter lido as palavras de Jorge Jesus, ouvi-lo e vê-lo é completamente diferente. Era capaz de estar horas e horas a ouvir este homem falar do Benfica e de futebol sem sequer pestanejar.

Podem ver o vídeo da entrevista aqui.

O regresso do futebol ofensivo do SLB_Parte II

Em 2009/2010 o Sport Lisboa e Benfica agraciou os seus adeptos com 124 golos marcados e 37 sofridos durante a temporada, em 51 jogos.

Face a 63/64, o Benfica fez este ano mais 10 jogos oficiais, num calendário comprimido pelo Mundial 2010.

Chegar à média de 4,2 golos por jogo nos dias de hoje é quase utópico (ainda por cima lamentavelmente a equipa saiu cedo da Taça dos Campeões, o que tornou os jogos mais espaçados temporalmente). As equipas estão obviamente melhor preparadas, muito mais cautelosas defensivamente e são inexistentes as vezes onde o Benfica encontra adversários que queiram fazer do jogo um “banquete de futebol” para os adeptos.

Mesmo assim atingimos 2,4 esta época, com muitos jogos jogados a meio da semana pelo que poderíamos pressupor talvez que a média se aproximasse dos 3 por jogo.

Tal como em 63/64, o futebol de ataque é hoje a referência do nosso clube. Hoje pela mão de Jorge Jesus, no passado porque essa era a matriz do nosso clube. Como sócio, espero que este referencial crie de novo raízes e sobreviva a uma eventual saída de Jesus (a não ser que JJ seja substituído por Mourinho, ai podemos apenas “ganhar”).

Tal como em 63/64, o Benfica foi novamente temido (sobretudo na Luz), onde as equipas sabiam que iam enfrentar o tal “rolo compressor”.

Tal como em 63/64, a equipa do Benfica tinha Liderança na defesa, Experiência no meio e um Talento enorme no ataque.

Voltámos a ter um goleador como não tínhamos há quase 20 anos, quase alinhado com os valores do próprio Eusébio nesta mítica época (Cardozo fez menos 2 golos e jogou mais 2,5 jogos).

Voltámos a ter “massacres futebolísticos”. Tivemos oportunidade de ver esmagados o Setúbal na Luz (8-1), o Nacional e outros. Vimos o clube golear fora (o Leixões, o Belenenses e outros). Vimos a Europa novamente rendida ao futebol do nosso clube.

“'Out of many, one.’ David Moyes will repent at leisure the poignancy of Benfica’s club motto. He had warned his Everton players to beware the wiles of Benfica’s Latin American contingent, the magic of Pablo Aimar, the cunning of Javier Saviola and the elegance of Ramires.


It was the least heralded of the lot, though, who shone brightest. Angel Di Maria, the Argentine left winger, tore Everton to shreds as Benfica, gifted to a man, blew apart the myth of Premier League primacy. Di Maria is hardly a household name, he boasts just three international caps. Yet here, he cast all else at the Stadium of Light into shadow.


Admittedly, he was faced with a makeshift Everton, but his every touch was electrifying, his pace uncontrollable and his intensity endless. It was a performance of which the world should take note.


“He looked like a throwback to me,” said the Everton manager, “a true winger, one who would have given a proper full-back an extremely difficult night.


“He did some really good things. But I have nothing but praise for the lads who played tonight. They gave all they could but came up against one or two serious players.”


One in particular. Vitoria, Benfica’s ceremonial eagle, had scarcely had time to land on her perch by the time Di Maria was terrorising the visitors. Inside 15 minutes, his perfectly-judged cross had picked out Saviola, lurking unmarked at the far post, to volley Benfica ahead.


Twice more in the first half his delivery scythed apart Moyes’s side, and the Scot was relieved to make it to the break with his team’s dignity intact.


Their luck was not to hold. Within two minutes of the restart, Aimar had robbed the dawdling Fellaini on the edge of the box, fed Saviola and the Argentine slid the ball across to Oscar Cardozo - the Paraguayan in Benfica’s South American menagerie - to tap home.


Barely 30 seconds later, Cardozo had a second, heading in after Di Maria teased a cross onto the striker’s forehead. After Luisao nodded Aimar’s corner over Gosling, stationed on the right-hand post, to make it three goals in five minutes and four in total, Benfica at least had the decency to turn off the turbo.


Europe’s most fearsome attack were not finished, though. Di Maria cracked one shot off the bar and Cardozo fired straight at Tim Howard before Saviola grabbed the fifth.


The architect, of course, was the irrepressible Di Maria. Everton’s only consolation - their likely qualification apart - is that barely half of their fans were there to see the confirmation of their heaviest ever European defeat. Most had moved on to Lisbon’s bars in the shadow of Christ the Redeemer, to plead for mercy. “

Telegraph, após 5-0 na Luz

O quinteto ofensivo integrou este ano Di Maria, Saviola, Aimar, Cardozo e Ramires. Tirando obviamente Eusébio do exercício comparativo, o quinteto de 2010 é melhor que o de 63/64.

Voltamos a ter uma equipa poderosa, com alguns dos talentos mais procurados do mercado.

O Porto foi esmagado na Taça em 63/64, este ano voltou a sê-lo na Taça da Liga.

As semelhanças entre épocas são significativas. O futebol que fez furor em Portugal e na Europa esteve de regresso. O futebol que atraiu milhões de adeptos para o clube esteve de volta.

Quem tem menos de 30 anos, foi certamente a primeira vez que pôde testemunhar ao vivo uma verdadeira época com futebol à Benfica, e passa a ter uma referência próxima de exaltação do clube, que não tinha, recordada “apenas e só” pelo espectacular futebol jogado pelo Sport Lisboa e Benfica.

Guardem bem esta época na memória. Guardem os videos, guardem as recordações de vitória, guardem as jogadas do Di Maria, os golos do Cardozo, o David Luiz, o Javi e o Saviola e os restantes do plantel e guardem a irritação do Jesus quando sofremos o golo do Setúbal quando estavamos a ganhar 8-0. Guardem tudo, porque esta foi uma época à Benfica.

Esperamos que na próxima temporada tenhamos no mínimo o desempenho obtido na temporada seguinte à comparada, 1964/65, onde voltámos a conquistar o Campeonato e fomos às finais da Taça de Portugal e da Taça dos Campeões Europeus. Os adeptos estão prontos para uma nova época à Benfica.

Homilia de Jesus

sábado, 22 de Maio de 2010

Aqui ficam os meus destaques da excelente entrevista de Jorge Jesus ao jornal A Bola:

...o Wenger contrata jogadores para crescerem com ele, mas isso tem os seus dissabores, os seus riscos. Ele valoriza os jogadores, mas não valoriza os títulos da equipa, não tem nenhum há vários anos. O Mourinho contrata jogadores feitos para conquistar títulos. Eu pretendo estar nos dois lados.

É uma grande verdade. Wenger e Mourinho são dois grandes treinadores, com filosofias completamente distintas, mas o único que recebe louros é o português. Contudo, Mourinho tem o grave defeito de ignorar por completo a formação dos clubes. Aliás, essa é a grande falha que lhe aponto, para ele os jovens não entram na equação. Ainda bem que Jesus pretende ser um misto dos dois.

O Cardozo era um daqueles jogadores que quando eu ainda não estava no Benfica via jogar e dizia para o Raul [José] que se trabalhasse connosco valia mais de 20 golos por época. E foi aquilo que fizemos.

O Quique também delirava com o Cardozo. No banco...

Se olharem para o Cardozo à procura de um jogador de nota artística, como eu costumo dizer, então não gostam dele. Mas se olharem para o Cardozo como um goleador, como um jogador que poucas equipas na Europa têm jogadores com aquelas características, que são goleadores, que é aquilo que conta... então. A beleza do Cardozo é fazer golos. A beleza do Cardozo não é o Aimar, que tira dois do caminho e assiste o avançado...

Lá está a treta do "tosco". Por mim podem chamar-lhe tosco à vontade, mas o que é certo é que o Benfica não tinha um Bola de Prata há dezoito anos. Como em quase tudo na vida, os portugueses só lhe vão dar o devido valor quando ele já não estiver cá.

Esse é que foi o erro fatal dos nossos rivais: distraíram-se com essas situações menores e nunca perceberam que eles não tinham os argumentos do Benfica.

Aqui discordo do nosso mister. Acho que foi precisamente por eles terem percebido que não tinham argumentos para o Benfica, que tentaram distrair a opinião pública com o famoso túnel.

...os dois jogos mais importantes da época, que fizeram com que fossemos campeões, foram o da primeira jornada com o Marítimo e o da Taça de Portugal, que perdemos com o V. Guimarães. Foi aí que fomos campeões, quando os sócios do Benfica depois de um empate e de uma derrota aplaudiram a equipa no fim e os jogadores sentiram que quando errassem poderiam ficar serenos porque os adeptos estariam sempre do lado deles. Foi isso que fez com que a equipa nunca mais parasse.

Jesus não se cansa de mencionar o papel que nós, adeptos, tivemos na conquista deste título. E certamente que não é para ser simpático que o faz, ele sabe bem que em certas alturas nós, adeptos, demos o empurrãozinho que faltava.

Eu tenho uma forma de me expressar peculiar, sou muito emotivo. Sou um apaixonado pelo treino e tenho uma forma de comunicar alta... não digo a um jogador "olha por favor não te importas de passar ali para aquele lado?" Essa não é a minha linguagem. Utilizo a linguagem do futebol.

Por momentos imaginei mesmo Jesus a dizer: olha por favor não te importas de passar ali para aquele lado? Ou, por exemplo: fazes o obséquio de desarmar aquele indivíduo que se aproxima perigosamente do nosso último reduto?

Não sou um catedrático de português, mas sou um catedrático do treino.

Acho que esta foi para ti, ó Machado...

...era um jogo em que o título ainda não estava decidido, achei que precisava de outros elementos e por isso... Não participou na festa, mas ele é homenzinho, é responsável pelos seus actos, conhece-me e sabe o que eu penso e sabe que quem toma determinadas acções tem de assumir a responsabilidade do que faz.

Pelo que tenho visto nos últimos dias, julgo que o Pedro Mantorras é a única pessoa no Mundo que não vai perceber o significado desta frase: ele é homenzinho, é responsável pelos seus actos, conhece-me e sabe o que eu penso e sabe que quem toma determinadas acções tem de assumir a responsabilidade do que faz.

...há coisas que nós não conhecemos quando contratamos um jogador, nomeadamente a sua estrutura mental. Ele tem tido alguma dificuldade de adaptação à pressão, à minha pressão do treino. Porque há muitos jogadores que não aguentam a minha pressão nos treinos. Porque a nossa vida é pressão, que é aquilo que acontece nos jogadores. E há alguns que abanam um pouco. O Éder teve um pouco a dificuldade de enfrentar a agressividade do Campeonato... e, verdade seja dita, também não o tenho colocado a jogar onde ele mais rende, que é como segundo avançado.

Tenho que confessar que desde o primeiro jogo que achei que Éder Luís é um flop. Um jogador de 24 anos que apresenta falhas na recepção da bola, lance após lance? Por favor! Mas claro que também tenho que confessar outra coisa: o meu entendimento de futebol é o do típico adepto de sofá (e de estádio). Portanto, vou acreditar em Jesus. Se o homem diz que é apenas um problema mental e de adaptação, só posso desejar que o Éder faça uma boa pré-época, se adapte melhor ao clube e que na próxima época demonstre o seu real valor.

Não estou a pensar em ir de férias. Vou fazer o que faço sempre, trabalhar para o Benfica, ver jogos, ver jogadores. Fico em casa, não vou a lado nenhum.

É um bocado cruel da minha parte, mas eu acho que todos os treinadores do Benfica deviam ser assim. Não há cá férias para ninguém. A próxima época é sempre a mais importante e tem que ser preparada até ao mais ínfimo pormenor.

Carreeeeega, Jesus!

Eu não duvido

"Seremos cada vez mais fortes" - palavra de Jesus, Ámen,

O regresso do futebol ofensivo do SLB_Parte I

sexta-feira, 21 de Maio de 2010

Proponho-vos uma viagem à época mais goleadora de sempre, onde o Sport Lisboa e Benfica marcou 169 golos em 41 jogos oficiais, 102 dos quais no Campeonato, em 26 jogos… 1963/1964.

Fui mais uma vez ao espólio do meu irmão buscar elementos que permitissem aos Benfiquistas compreender o que era este Sport Lisboa e Benfica, de modo a perceber até que ponto esta época que termina agora, 2009/2010, foi mítica e será falada nas próximas décadas como a época do regresso do futebol ofensivo ao Benfica. Será a Parte II deste post.

Para enquadramento, dizer que nesse ano, apesar de sairmos cedo da Taça dos Campeões, ganhámos o Campeonato e a Taça (na final o foculporto foi despachado com um claro 6-2), tendo sido ainda possível a quem frequentava o Estádio da Luz na altura assistir a um 10-0 para o campeonato (contra o Seixal) e a um 9-0 para a taça (contra o Vianense), para além de inúmeros outras goleadas (por exemplo 8-0 ao Varzim na última jornada).

O Benfica era obviamente temido, pois vinha de 3 anos consecutivos a disputar a final da Taça dos Campeões e o seu plantel era de uma qualidade impar na altura, incluindo jogadores como Costa Pereira, Cavém, Germano, Simões, José Augusto, Coluna, Eusébio (46 golos nesse ano em todas as competições), Yaúca, Serafim, Jacinto, Ângelo, etc.

Neste ano, o Benfica aceitou um convite do Stoke City para ir a Inglaterra fazer um jogo amigável. A visita do nosso clube deixou os ingleses obviamente extasiados…



Fui buscar este jogo porque apresenta visualmente como o Benfica jogava nessa altura..

Alguns destes nomes eventualmente não serão tão conhecidos, pelo que segue a apresentação dos jogadores (de onde saliento a idade do quinteto ofensivo):

Uma equipa poderosíssima, com algumas das referências mundiais da época.

Enorme talento à frente, enorme experiência no centro, enorme capacidade de liderança na defesa, com um goleador extraordinário (28 golos, 27% dos golos da equipa no campeonato) e que no campeonato teve como registo 102-24 em golos, 21V, 4E, 1D em 26 jogos.


Este foi o Benfica de 1963/64. Para o fim de semana as semelhanças com 2009/2010.

Ele é perigoso...

E espero que na próxima época continue por cá. Foram dezoito anos sem um Bola de Prata...

Mau jornalismo

Les Aigles du Benfica ont eu un appétit vorace cette saison. Tout d'abord, la coupe de la Ligue en guise de hors d'oeuvre, face à Porto (3-0), en mars. Et en plat principal, le titre de champion, le 32e de l'histoire des Encarnados. Une proie facile pour les joueurs de Jorge Jesus, tant ils ont dominé la Superliga grâce à un jeu léché et offensif (2,6 buts par match en moyenne). A noter l'impressionnante résistance fournie par leur dauphin, Braga, véritable révélation de la saison. L'an prochain, Benfica devra sûrement reconstuire son équipe, car les départs de ses stars, David Luiz, Angel Di Maria et Oscar Cardozo sont quasiment acquis. Et devra se méfier de Porto et du Sporting, blessés dans leur orgueil après une saison décevante (respectivement 3e et 4e).

Ó pá, estes gajos do France Football não percebem nada disto... O Benfica não joga nadinha! Foram os túneis, o Ricardo Costa, o Jorge Sousa, os castigos do Ugh! e do Vandinho... Toda a gente sabe que foi por causa disso que o Benfica foi campeão.

É só telefonarem para o Choramingas, para o corrupto, para a Micaela ou para o Ugh! que eles contam-vos a verdade sobre este campeonato.
Informem-se antes de escrever, pá!

Prostituta intelectual

Vamos outra vez falar da cultura vencedora do FC Porto, porque é um clube que, onde entra, é para ganhar. Por isso é que a Liga Europa não vai fugir aos objectivos da próxima temporada. Este ano houve uma equipa que venceu o campeonato e tinha aquela desculpa de fazer dois jogos por semana, mas no FC Porto não. Até se pode jogar de três em três dias, já aconteceu no passado e o FC Porto ganhou, portanto não haverá desculpa nenhuma, regurgitou uma conhecida prostituta intelectual madeirense.


Ao longo dos anos foram vários os jogadores do foculporto que suscitaram em mim a mais profunda repulsa, principalmente pelas suas atitudes dentro do relvado.
Agora, uma prostituta intelectual com um dos nomes mais ridículos de todos os tempos promete pulverizar o nível de nojo que criaturas como Jorge Costa, João Pinto, Fernando Couto, Paulinho Santos, Secretário ou André me provocaram.

O curioso é que o nojo que esta prostituta me provoca não é devido às suas acções dentro do campo, já que aí ele é de tal modo inofensivo que passa completamente ao lado do jogo, mas sim por causa das suas palavras. Este pedaço de esterco madeirense nem há seis meses está no foculporto e em todas as entrevistas, conferências de imprensa ou flash interviews em que esteve presente, a tónica dominante das suas palavras foi sempre uma: Benfica. Benfica para ali, Benfica para aqui, Benfica para acolá. É este o dia-a-dia do miserável Rúben Micael.

Já todos percebemos onde a prostituta queria mesmo estar. Mas isso, como Jesus lhe deu a entender, não é para quem quer, é para quem o Benfica quer. E aquelas palavrinhas lá de cima sobre a Liga Europa, vou guardá-las bem guardadinhas e na próxima época conversamos outra vez.

Humilhante

Foi Pinto da Costa que me transmitiu decisão do CJ, diz Hermínio Loureiro.

Quando é o presidente de um clube a informar, em claro jeito de afronta, o presidente da Liga sobre uma decisão do CJ, julgo que está tudo dito sobre quem continua a mandar no futebol deste país.

Quanto valeria um jogador à Benfica?

quinta-feira, 20 de Maio de 2010

No início de Maio foi dado a conhecer ao mundo pela Castrol o "jogador perfeito", com base nos resultados de uma ferramenta de análise de desempenho criada pela empresa de lubrificantes.

Se não conhecem o projecto, vejam por exemplo aqui as características do tal jogador. Digo-vos que quando vi não fiquei terrivelmente impressionado (principalmente porque o jogador perfeito poderia ter melhor aspecto e sobretudo não ter o cabelo do Puyol).

Preço: 314 milhões de euros.

Comecei a pensar e cheguei à conclusão que sinceramente poderiamos fazer melhor que isto com os campeões nacionais. O meu exercício:

Quim:
Ia buscar a tranquilidade. Ninguém bate a tranquilidade do Joaquim.
Maxi:
Raça e Espírito guerreiro.
Luisão:
Capacidade de Liderança
David Luiz:
Carisma, Amor pelo Clube e pelo Adepto e Cabelo (melhor que o Puyol)
Fábio Coentrão:
A capacidade de superar adversidades e a crença em sí próprio
Javi Garcia:
O tronco da nossa equipa daria o tronco a este jogador - quanto a capacidade de choque estavamos conversados.
Ramires:
Os pulmões do homem
Di Maria:
Capacidade de recepção e criatividade
Pablo Aimar:
Obviamente a cabeça deste jogador
Saviola:
O killer Instinct e o posicionamento em campo
Cardozo:
Era a perna esquerda toda
Carlos Martins:
Era a perna direita toda
Ruben Amorim:
A polivalência e capacidade para fazer tudo bem feito.
Nuno Gomes:
O nosso capitão daria a cara ao jogador e também a sua clarividência.

Não seria melhor que o tipo da Castrol?

Talento desconhecido

Não sabia que o Kardec também tinha jeito para livres...

Sai um petardo p'rá mesa do canto

A Comissão Disciplinar da UEFA multou o Benfica em 70 mil euros pelo uso de tochas e lançamento de petardos durante o jogo com o Liverpool, da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa. in Maisfutebol.


Vá lá, não houve interdição. Menos mal.

Ganda pinta, pá!

Para quem não leu a revista Tabu do jornal Sol da semana passada, aqui fica uma imagem que vai ficar gravada para sempre na vossa memória...

Visão horrífica

Infelizmente ontem não deu para ver o jogo em lado nenhum e tive que me contentar com o relato dos americanos. Chegou o intervalo e, para espantar o sono, entreti-me a surfar na net ...

Descobri que em 1998 também tínhamos jogado contra os New England, e que nessa partida alinharam, entre outros, José Soares, Ronaldo, Paulo Madeira, Bruno Basto, Tiago e Kandaurov.
E na segunda parte ainda entraram Luís Carlos e Pringle.

Com esta visão do horror não aguentei mesmo mais e fui-me deitar.

Fome de bola

quarta-feira, 19 de Maio de 2010

Não quero acreditar que o Benfica vs New England Revolution não vai dar na televisão...

Espero bem que mais perto da hora do jogo surja algum canal americano que assegure a transmissão e que seja possível ver na net.

Já estou há muitos dias sem ver o Benfica jogar!

Ainda temos crédito, ou era tanga?

Será que é na próxima época que vamos poder contar com os tão falados dois jogadores da lista de dispensas do Atlético de Madrid, ainda do negócio do Simão? Ou o Reyes já contou como um, e agora só temos direito a outro?

O Flores podia ser amigo, lembrar-se de que nos obrigou a comprar o Balboa, e colocar o Fórlan na lista de transferências...

E já agora alguém podia comprar o Reyes, que é para ver se não ficamos com 25% do homem até ele pendurar as botas (se bem que 25% do Reyes consegue jogar bem melhor do que 100% do Éder Luís).

Ou então esquece-se isto tudo e o Simão regressa. Vejam lá isso, se faz favor.

As melhoras!

São as comissões, estúpido

Já não percebo nada... Então o agente do Di María é o parasita do Jorge Mendes ou é um tal Andrés Miranda?

E se é este último, então por que é que o Di María aparece no site da Gestifute?

Amor de Verão

terça-feira, 18 de Maio de 2010

Flores é para os benfiquistas como a namoradinha de Verão, com olhos bonitos e falinhas ternas, que no final de Setembro ainda não nos deixou pôr as mãos nas mamas - uma desilusão. Página 59 da edição especial do Diário de Notícias sobre o Benfica.

Esta frase do Hugo Gonçalves é provavelmente a melhor descrição que eu já vi sobre a estadia de Quique Flores no Benfica.

Música na Luz nº1

Nas conversas com amigos sobre o Benfica, de vez em quando lá surge o tema da parolada das músicas que passam na Luz. Parece que estamos nos carrinhos de choque, sempre as mesmas e a maior parte horríveis. Então a I got a feeling já nem posso ouvir, imagino logo o Queiro(ó)z(s) e a sua mensagem idiota para os Black Eyed Peas e só me apetece cortar os pulsos. Bem, pelo menos morria na Luz...

Eu compreendo que a malta nova hoje em dia delire com o hip hop e outras coisas do género, mas também era bom que alguém no Benfica se mentalizasse que a grande maioria dos espectadores anda na casa dos 30, 40 e 50 e muitos deles são apreciadores de outros géneros musicais. E se nós no Benfica gostamos muito de evocar o passado, custava alguma coisa andar uns anitos para trás em matéria musical? Bastava passarem uma ou duas músicas mais antigas de vez em quando, julgo que ninguém se ia chatear.

Mas o fundamental era que, de alguma forma, pudéssemos associar essas músicas ao Benfica ou a um jogo de futebol. É óbvio que seria estúpido pôr o Like a Virgin da Madonna, por exemplo...

Aqui há uns dias sugeri o Personal Jesus, por motivos óbvios. Depois um leitor sugeriu o There's No Other Way dos Blur, por causa do refrão: There's no other way, all that you can do is watch them play.

Assim, para inaugurar oficialmente esta nova rubrica, escolhi uma música da minha banda favorita de sempre, que penso que encaixaria que nem uma luva nos primeiros jogos da época, nos quais, depois de tanto tempo sem ir ao estádio, estamos todos ávidos de Benfica. O Sol de que a música fala seria o Benfica.





Here comes the sun, here comes the sun,
and I say it's all right

Little darling, it's been a long cold lonely winter
Little darling, it feels like years since it's been here
Here comes the sun, here comes the sun
and I say it's all right

Little darling, the smiles returning to the faces
Little darling, it seems like years since it's been here
Here comes the sun, here comes the sun
and I say it's all right

Sun, sun, sun, here it comes...
Sun, sun, sun, here it comes...
Sun, sun, sun, here it comes...
Sun, sun, sun, here it comes...
Sun, sun, sun, here it comes...

Little darling, I feel that ice is slowly melting
Little darling, it seems like years since it's been clear
Here comes the sun, here comes the sun,
and I say it's all right
It's all right


Se tiverem outras sugestões musicais, vão pondo na caixa de comentários.

O "Unum" não és tu, percebeste?

Os dias sucedem-se e Pedro Mantorras vai lançando mais achas para uma fogueira que já o está a consumir. Vai puxando de galões que manifestamente não tem. Vai querendo sobrepor-se ao Benfica, quando é o Benfica que se sobrepõe a tudo e a todos. Vai procurando o apoio dos adeptos que tanto o acarinharam, ignorando que a lealdade da imensa massa benfiquista se prende unicamente ao Benfica. Vai lançando indirectas a Luís Filipe Vieira, quando é única e exclusivamente graças a este que Pedro Mantorras aufere um salário principesco sem estar apto para desempenhar as funções do contrato que ambos assinaram. Vai testando a minha paciência, ao ponto de, como devem ter reparado, eu já não conseguir escrever simplesmente Mantorras.

O mais triste de toda esta história é que, em nove anos de Benfica, Pedro Mantorras consegue ser burro ao ponto de nunca ter percebido o que significa E Pluribus Unum.

Para ler

Excelente, este post do Velho Estilo Ultras.

Sondagem n.º 15

segunda-feira, 17 de Maio de 2010

Temos 3 meses sem futebol a sério pela frente. Durante este tempo a estrutura do Sport Lisboa e Benfica poderá focalizar-se no cumprimento de alguns dos objectivos que procura ainda atingir, enquanto procede às alterações necessárias no plantel e acompanha o Campeonato do Mundo.

Qual destes objectivos (só poderão escolher um deles) gostariam que a Direcção conseguisse atingir durante a época de 2010/2011?

Podem votar ali ao lado.

Algumas perguntas que gostaria de fazer na conferência de imprensa de hoje da Selecção

A Covilhã foi escolhida para se fazer um estágio, por causa da altitude ou porque tem o clima similar à savana africana?

Queirozs, achas que o Képler Laveran Lima Ferreira, chegado hoje à Serra se vai desmontar antes de chegar a África ou em pleno estádio de Durban?

Fábio Coentrão, como é estar em lua de mel na Serra com o Queirozs, o Liedson e o Nani? Quantas vezes já tentaste cortar os pulsos?

Ricardo Costa e Zé Castro já vão jantar com a equipa hoje. Vão embora hoje ou passam a noite e tomam também o pequeno almoço?

Será que ao fim da primeira semana os jogadores em estágio já podem deixar de treinar de pijama?

Cada dia que passa, cada notícia que ouço, mais sinto que esta selecção terá um Mundial mais trágico que 1986 e 2002. Parece um carro desgovernado a 500 km/hora a aproximar-se de uma parede de betão com 10 metros de espessura, sem air bags.

E aqui não vai dar para dizer "Jesus, acode-me".

Não é um coelho, porra! É uma águia!


Este senhor foi, na minha opinião, o melhor jogador do campeonato. Apesar da lesão na parte final da época (e que falta nos fez contra o Liverpool), que o impediu de acabar em grande, Saviola deixou uma gigantesca marca no futebol do Benfica. A inteligência com que, sem bola, se move entre linhas e desbarata a organização defensiva adversária é um regalo para os olhos. Vários foram os jogos em que, por vezes, me abstraí da movimentação colectiva do Benfica e fixei toda a minha atenção em El Conejo (e como é ridícula esta alcunha! Saviola é um predador nato). E nesses momentos, mesmo sem palavras, aprendi mais sobre futebol do que em 90 minutos de dissertações do Freitas Lobo ou de qualquer programa de análise aos jogos da nossa praça. Posso afirmar categoricamente que nunca tinha visto um avançado desta classe e inteligência no Benfica.

Quem pensou que esta máquina de jogar futebol estava acabada e que vinha para o Benfica passar férias, faça-me um grande favor: que peça para cagar e saia.

Uma questão de respeito

No último jogo do campeonato ouvi algumas pessoas comentarem a ausência do Mantorras no palanque… Hoje soube-se finalmente qual a razão deste jogador não ter estado presente: ora, o Mantorras fez birra. Quando soube que não se encontrava entre os 18 jogadores, resolveu ir para casa. Em declarações à Rádio 5, de Angola, disse: "Não estou arrependido. Se tivesse de o fazer, fá-lo-ia novamente. Exijo mais respeito do Benfica para com o Mantorras”.

Mantorras, o Benfica é que exige mais respeito! Vê lá se te organizas. Finalmente chegou um treinador que não tem pena e que deve ter feito frente ao presidente neste assunto. Até devias estar agradecido. Se achas que ainda estás em condições de jogar, vai para outro clube; se não, acaba a carreira de cabeça erguida e sem levantar questiúnculas que não abonam em teu favor.

Os adeptos deste clube sempre te trataram bem mas também sabem chamar-te à razão.

Lixo, um mal das sociedades modernas

Ligou-me há pouco um amigo benfiquista que vive no Porto:

- Então, pá! 'Tás bom?

- Tudo bem. Olha lá, que voz é essa? - respondi eu.

- Eh pá, ontem não dormi nada.

- Não me digas que foi por causa dos...

- Não, 'tás doido? Isso eram meia dúzia de gatos pingados. Acordei com o camião do lixo e depois não consegui adormecer.

Mancha azul

domingo, 16 de Maio de 2010

A imprensa também faz a festa

No início da semana passada o Record lançou uma revista sobre o Benfica campeão. Comprei-a, mas achei muito fraquinha.

Ontem comprei uma revista do Diário de Notícias, e é muito, muito superior à do Record.

Por fim, hoje comprei um livro de capa rígida que vem com A Bola. Por aquilo que folheei até agora, parece-me estar excelente e recomendo.

Porque é relevante discutir o patrocínio das Camisolas do Benfica?

Na sequência de um comentário do GB aqui no blog, apelando a que se esqueça esta questão (obrigado GB pela visita e confronto de opiniões), resolvi escrever mais umas linhas em relação à questão das camisolas.

Como sabem o contrato foi negociado com a PT em 2005 por 5 anos consecutivos, até 2011 (TMN era uma empresa à parte e Meo não existia) - segundo o que sabemos por 25 Milhões de Euros - 5 Milhões/época.

Só 3 anos depois chegaram as novidades "TMN e Meo". TMN foi colocado aquando da alteração da identidade corporativa da marca. Meo surgiu no mesmo ano de 2008 e também tivemos Sapo (um logo verde que nunca pensei ver na nossa camisola...). Nesse momento, alguém aprovou o azul, o preto, o verde e as alterações.

Se me disserem que em 2008 a PT pagou mais X especificamente para ter o logo corporativo TMN ou a possibilidade de colocar múltiplas marcas, eu percebo a legitimidade dele lá estar (não percebo o clube ter aceite).

Pelo menos eu não conheço as condições detalhadas do contrato e se previa alterações, mas uma coisa é certa... No momento da assinatura em 2005 a camisola tinha logo PT em linha ou em quadrado, não havia Meo, TMN era independente do Grupo PT.

Se estamos a falar dos mesmos 5 Milhões de Euros por época, o clube tinha legitimidade para contestar e negociar a sugestão da PT  de diversificação.

De qualquer forma, o contrato acaba esta época que começa agora. Se não houver alterações este ano, o resultado será perda de vendas de camisolas para o nosso clube (e se tinhamos capacidade apenas para vender meia dúzia de camisolas em 2005, agora não é bem assim... os adeptos demonstram significativa intenção de procura)

Se nada mudar este ano, os Benfiquistas terão dado um sinal inequívoco ao clube de que nesta temática a estrutura tem de ser mais exigente, como aliás está já a ser na questão da Benfica TV na Zon ou como foi no passado em relação à relação Benfica - Galp Energia (onde a nossa imagem ainda não está presente, porque a Galp não apresenta contrapartidas por usar a marca Benfica).

Todas estas iniciativas, manifestações de desagrado e outras "paneleirisses", se não tiverem repercussões hoje, terão em 2011, ano de nova negociação contratual.

Só para relembrar: A camisola é uma das componentes de identidade mais relevante do nosso clube, um elemento de ligação entre a equipa e os adeptos. É do clube e serve o clube. O ajuste terá sempre que ser do patrocinador, o elemento estranho ao clube, com quem teremos sempre uma relação temporalmente finita.

Bola de neve de estupidez

Quero mandar daqui um pedido de desculpa e um grande abraço para o Heitor, que já está em casa a recuperar da bárbara agressão que sofreu simplesmente por ser do Benfica. Como se isto não bastasse, o senhor Pedro Guerra ainda fez o favor de o dar como morto em directo na televisão. Depois, as edições online de alguns jornais também o mataram. Por fim, eu próprio segui a manada e até desejei paz à sua alma.
Indiferente a todo este oceano de imbecilidade, o Heitor está bem e isso é mesmo a única coisa que me interessa.

Felizmente que a estupidez humana ainda não mata. Nem a dos animais de Braga, nem a do senhor Pedro Guerra, nem a da malta das redacções dos jornais, nem a minha.

Heitor, as melhoras e, mais uma vez, as minhas sinceras desculpas.

Custava assim tanto?

sábado, 15 de Maio de 2010

(imagem retirada daqui)


Digam lá se não ficava muito melhor assim...

Isto não é a feira da ladra

10 milhões mais Anderson pelo Di María?

Ó Ferguson, vai dar banho ao cão! E também ao Anderson, já agora.

O papel da Benfica TV


Estamos no bom caminho, mas a juventude da Benfica TV ainda nos gera alguns dissabores.


Com o estádio actual do futebol nacional não só a informação e contra informação são constantes como as teorias da conspiração podem ser equacionadas em qualquer comentário, documento, reportagem ou acção.

Com as manobras que conhecemos terem existido no passado recente, é fácil e sobretudo legítimo para os Benfiquistas conspirarem dizendo que "o Jorge Sousa foi escolhido para o SLB-Rio Ave para nos prejudicar", "O Gomes na Liga será para defender os interesses do Porto", etc.

É fácil porque nós sabemos, por factos, o que aconteceu no passado e portanto no nosso consciente ainda está cravado "Se ele fizeram isto durante 20 anos, se não houve mudanças na estrutura e estilo de actuação do FCP, se não foram punidos pelos actos, garantidamente ainda o fazem".

A revolta cresce com os actos criminosos que sofremos, com a contra-informação ignóbil gerada, com as insinuações rídiculas de manipulação que somos alvo.

Entra aqui a importância da Benfica TV. O papel do orgão de comunicação do clube tem de passar apenas e só pela defesa intransigente dos interesses do SLB e não pela instigação de conflitos.

E defender o SLB é fornecer informação factual, concreta e objectiva de defesa ou afirmação de superioridade, utilizando os casos dos opositores por comparação (como foi feito e bem na análise dos casos Hulk e Sapunaru) e não apenas para ataque isolado à concorrência ou à poluida estrutura do futebol nacional.

E a Benfica TV terá necessariamente de ser um braço armado do Clube, mantendo a política de comunicação definida, nunca divergindo para episódios como o de Pragal Colaço ou do Adepto de Braga.

O modelo do FCP terá 6 anos de validade - mais 2 mandatos de PC (talvez menos se a natureza for generosa ou se a Brasileira for insaciável). Até lá o papel do SLB deverá ser o reflexo desta época, o de apelar à tranquilidade, revelar indiferença às provocações gratuitas, o de reforçar a capacidade competitiva do clube para pôr a equipa a salvo das "Teorias da Conspiração" que se provam reais.

Quando o modelo ditatorial presidencialista cair, também o FCP vai belenizar, à semelhança do que está a acontecer com o Sporting, e paulatinamente as estruturas do futebol nacional serão limpas e profissionalizadas.

E a Benfica TV estará nessa altura mais madura, mais forte e mais alinhada com o clube, fornecendo um serviço melhor ao Clube, aos Benfiquistas e a Portugal.

O futuro é das crianças (e do Queiro(ó)z(s) também)

Por todo o respeito que o Quim merece pelo que fez ao longo do campeonato, penso que só garante presente e menos futuro, diz o suspeito do costume.

É impressionante a forma como de cada vez que Queiro(ó)z(s) abre a boca só sai merda. Isto não é discurso de seleccionador, mas sim de treinador de um clube, que planeia o plantel de acordo com o futuro, a pensar a médio e longo prazo.

Ora acontece que este Mundial está já aqui ao virar da esquina, é presente. Só presente. Mas, pelos vistos, ficámos a saber que este seleccionador escolhe atletas para uma competição que se inicia dentro de um mês, a pensar no futuro.

Já agora, por que não levar atletas iniciados ou infantis? Pelo menos estavam mais de acordo com a idade mental do seleccionador.

Brincadeira de mau gosto?

sexta-feira, 14 de Maio de 2010

Afinal parece que não morreu ninguém. A comunicação social já está a desmentir e um amigo meu de Braga com conhecimentos no hospital diz que até agora não sabe de nada.

Vamos aguardar por mais desenvolvimentos mas, se de facto se confirmar que este boato é falso, a BenficaTv terá que rever as situações de algumas pessoas dentro da estação. Amadorismo há em todo o lado, mas quando o tema é a morte, a situação é muito grave.

Para já vou manter o post anterior apenas para me relembrar como fui idiota em ter-me deixado levar na onda.

O desporto é tudo menos isto


Apesar de já ontem haver rumores, quis esperar por confirmações da comunicação social.

Infelizmente, elas vieram... Ver aqui, aqui e aqui.

Paz à sua alma.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.